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Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
5 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Olá Pessoal, sou novo no grupo, tenho um Sentra SE 2012/2013 (B16) com 65000 km, comprei faz uns 2 meses. Todas as revisões dele foram feitas na concessionária Nissan de Marília-SP (Proeste), tem todos os carimbos no manual e notas fiscais para comprovar.
Tenho gostado do carro, já rodei quase 5000 km, no entanto meu carro tem acendido a luz de injeção e apresentado o código de erro P0420, referente a perda de eficiência do catalisador.
Alguém já teve esse problema? Tem alguma dica? A quilometragem me parece baixa para ter dado problema no catalisador. Qual o procedimento correto para diagnostico? Eu comprei o adaptador obd2 e estou aprendendo usar o app Torque Pro.
Detalhe, o antigo dono trocou a segunda sonda lambda na concessionária a pouco tempo, então acredito que o problema já tinha aparecido antes e possivelmente foi diagnosticado de forma errada. O antigo dono gastou 750 reais na troca, tenho a nota fiscal.
Desde já, muito obrigado!
Tenho gostado do carro, já rodei quase 5000 km, no entanto meu carro tem acendido a luz de injeção e apresentado o código de erro P0420, referente a perda de eficiência do catalisador.
Alguém já teve esse problema? Tem alguma dica? A quilometragem me parece baixa para ter dado problema no catalisador. Qual o procedimento correto para diagnostico? Eu comprei o adaptador obd2 e estou aprendendo usar o app Torque Pro.
Detalhe, o antigo dono trocou a segunda sonda lambda na concessionária a pouco tempo, então acredito que o problema já tinha aparecido antes e possivelmente foi diagnosticado de forma errada. O antigo dono gastou 750 reais na troca, tenho a nota fiscal.
Desde já, muito obrigado!
AugustoFiorucci- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
primeira, encha o tanque com a nova V-Power da shell, muita gente tem tido problema com gasolinas comuns. Esta gasolina da Shell promete os melhores resultados, e eu pessoalmente só uso dela há vários anos sem ter tido problema no meu carro.
se tem aí um leitor OBD2 aproveita e confere o funcionamento das 2 sondas lambda do sentra. A sonda 1 (pré-catalisador) costuma variar bastante, marcando acima de 0.5, a sonda 2 (pós-catalisador) tem de variar bem pouco, ficando geralmente abaixo de 0,5, e varia pouco exatamente porque o catalisador está funcionando. Se estiver dando diferente disso a ecu pode interpretar que tem problema no catalisador.
com o torque pro e gasolina nova no tanque, dá até para apagar o erro na ecu. Se for só problema de qualidade de combustível, a luz não vai acender mais e problema deve estar resolvido.
se tem aí um leitor OBD2 aproveita e confere o funcionamento das 2 sondas lambda do sentra. A sonda 1 (pré-catalisador) costuma variar bastante, marcando acima de 0.5, a sonda 2 (pós-catalisador) tem de variar bem pouco, ficando geralmente abaixo de 0,5, e varia pouco exatamente porque o catalisador está funcionando. Se estiver dando diferente disso a ecu pode interpretar que tem problema no catalisador.
com o torque pro e gasolina nova no tanque, dá até para apagar o erro na ecu. Se for só problema de qualidade de combustível, a luz não vai acender mais e problema deve estar resolvido.
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Obrigado pela ajuda Wilson. A gasolina aditivada da shell eu não fiz o teste ainda, mas já rodei com as aditivadas da Petrobras e do Ipiranga, não resolveu o problema. Nos últimos tanques eu coloquei álcool, mas também não resolveu o problema. Também já resetei os códigos de erros algumas vezes, mas a luz volta a acender e dar o código P0420.
Como você sugeriu eu fiz o teste das sondas utilizando o torque, selecionei os manômetros "02 Vóltios Banco 1 Sensor 1" e "02 Vóltios Banco 1 Sensor 2", são esses mesmos?
Segue dois prints usando esses sensores:
Isso significa que o catalisador não está de fato funcionado né? Alguém mais poderia fazer o mesmo teste só para ter certeza que o meu está com problema? O motor tem que estar quente para o catalisador começar a funcionar. O segundo gráfico deveria ficar estável se o catalisador está funcionado bem.
Um ultimo comentário, eu verifiquei novamente todas as notas fiscais das revisões, as revisões foram feitas de fato até 40000 km, depois só foi trocado o óleo e o filtro de óleo. Pelo que tudo indica o filtro de combustível não foi mais trocado, poderia ser esse o causador do problema? Faria sentido?
Muito obrigado!
Como você sugeriu eu fiz o teste das sondas utilizando o torque, selecionei os manômetros "02 Vóltios Banco 1 Sensor 1" e "02 Vóltios Banco 1 Sensor 2", são esses mesmos?
Segue dois prints usando esses sensores:
Isso significa que o catalisador não está de fato funcionado né? Alguém mais poderia fazer o mesmo teste só para ter certeza que o meu está com problema? O motor tem que estar quente para o catalisador começar a funcionar. O segundo gráfico deveria ficar estável se o catalisador está funcionado bem.
Um ultimo comentário, eu verifiquei novamente todas as notas fiscais das revisões, as revisões foram feitas de fato até 40000 km, depois só foi trocado o óleo e o filtro de óleo. Pelo que tudo indica o filtro de combustível não foi mais trocado, poderia ser esse o causador do problema? Faria sentido?
Muito obrigado!
AugustoFiorucci- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
a sonda pré-catalisador com vales em 0.2 eu acho estranho também, no meu carro eu não costumo ver uma valor tão baixo.
será que não tem algum bico injetor travado aberto?
você já fez a limpeza da TBI?
o carro apresenta falha na aceleração?
será que não tem algum bico injetor travado aberto?
você já fez a limpeza da TBI?
o carro apresenta falha na aceleração?
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
O antigo dono me falou que fez limpeza de bicos e trocou as velas do carro esse ano. Eu ainda não conferi as velas pra ter certeza, já que é necessário retirar o coletor.
O funcionamento do carro está perfeito, anda bem, acelera bem. Tenho feito média na estrada de 12km/l na gasolina e 8km/l no álcool, isso andando a 120km/h.
Você poderia postar o gráfico do teu? Só para termos de comparação...
Valeu
O funcionamento do carro está perfeito, anda bem, acelera bem. Tenho feito média na estrada de 12km/l na gasolina e 8km/l no álcool, isso andando a 120km/h.
Você poderia postar o gráfico do teu? Só para termos de comparação...
Valeu
AugustoFiorucci- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
ih, cara, vou ficar devendo o meu gráfico, estou sem meu leitor OBD2 que está emprestado. quando eu pegar de volta, tento colocar um gráfico aqui, sem dúvida.
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Parece que as sondas pré e pós catalisador estão tendo a mesma leitura. Isto não parece certo mesmo. A pós tinha que ter uma leitura muito mais estável. Na marcha lenta é praticamente fixa. Só altera quando se acelera.
Dá a entender que o catalisador não está cumprindo sua função realmente. Teria que ser substituído. O carro roda bem pois a função do mesmo é mais ambiental do que funcional para o motor.
Dá a entender que o catalisador não está cumprindo sua função realmente. Teria que ser substituído. O carro roda bem pois a função do mesmo é mais ambiental do que funcional para o motor.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
catalisador se tiver de trocar é bem caro, mas também é raro dar problema. Então, acho que vale a pena conferir outros itens que podem afetar a leitura antes de trocar o catalisador:
- escapamentos
- bico injetores
- vazamento ou falsa entrada de ar na TBI
- pré-detonação
- escapamentos
- bico injetores
- vazamento ou falsa entrada de ar na TBI
- pré-detonação
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Beleza Wilson, quando você ou outra pessoa puder postar o gráfico será bastante útil, acredito que até para outras pessoas que venham a ter problema semelhante no futuro. Antes de trocar, vou fazer uma pequena revisão e conversar com mais alguma mecânico. Não sabia que os vales a 0.2v na primeira sonda poderia indicar algum problema na queima.
Acredito que o problema é o que o Paulo comentou, o catalisador perdeu a eficiência mesmo e a segunda sonda fica reclamando dele. Comecei buscar catalisadores no mercado para ter uma noção dos preços. Na concessionária esquece, liguei lá e me pediram R$ 7000,00 pelo catalisador. Sem chance, prefiro andar com a luz acesa...kkkk Mas encontrei esse modelo no mercado livre por R$740,00: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827118470-catalisador-nissan-sentra-2007-a-2013-_JM
Alguém já utilizou a marca OG? Posso confiar?
Também encontrei um relato parecido com o meu problema aqui no clube, do Rodrigo da Silva Guimarae: http://www.nissanclube.net.br/t3302-luz-da-injecao-acesa-falha-catalisador
Acredito que o problema é o que o Paulo comentou, o catalisador perdeu a eficiência mesmo e a segunda sonda fica reclamando dele. Comecei buscar catalisadores no mercado para ter uma noção dos preços. Na concessionária esquece, liguei lá e me pediram R$ 7000,00 pelo catalisador. Sem chance, prefiro andar com a luz acesa...kkkk Mas encontrei esse modelo no mercado livre por R$740,00: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827118470-catalisador-nissan-sentra-2007-a-2013-_JM
Alguém já utilizou a marca OG? Posso confiar?
Também encontrei um relato parecido com o meu problema aqui no clube, do Rodrigo da Silva Guimarae: http://www.nissanclube.net.br/t3302-luz-da-injecao-acesa-falha-catalisador
AugustoFiorucci- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
apesar de que tem o erro P0420 e o P0430 referente as sondas, eu achava que um era na sonda pré-catalisador e o outro na pós-catalisador, mas, sei lá, posso estar enganado.
hehehe falei que o catalisador é muito caro, por isto que insisti em tentar esgotar as possibilidades antes de partir para mexer nisto. Catalisador é bem raro dar problema, do que me lembro ainda não vi um relato de troca de catalisador aqui no fórum.
só um carro meu até hoje já teve catalisador com problema, muitos anos atrás. No caso, simplesmente quebrou a cerâmica, aí ficou fazendo um barulho enorme no escapamento. Tudo por causa de uma enchente no Guarujá que me pegou, acho que a peça estava quente e quando entrou em contato com a água fria, rachou.
aí que eu recomendo deixar para o seu mecânico tratar da troca da peça, se der problema ele pode resolver direto com o fornecedor dele. Se comprar no ML, veja com seu mecânico para instalar e testar antes de liberar o mercado pago, pra ter uma chance de devolver se algo der errado.
hehehe falei que o catalisador é muito caro, por isto que insisti em tentar esgotar as possibilidades antes de partir para mexer nisto. Catalisador é bem raro dar problema, do que me lembro ainda não vi um relato de troca de catalisador aqui no fórum.
só um carro meu até hoje já teve catalisador com problema, muitos anos atrás. No caso, simplesmente quebrou a cerâmica, aí ficou fazendo um barulho enorme no escapamento. Tudo por causa de uma enchente no Guarujá que me pegou, acho que a peça estava quente e quando entrou em contato com a água fria, rachou.
aí que eu recomendo deixar para o seu mecânico tratar da troca da peça, se der problema ele pode resolver direto com o fornecedor dele. Se comprar no ML, veja com seu mecânico para instalar e testar antes de liberar o mercado pago, pra ter uma chance de devolver se algo der errado.
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Olá Pessoal,
Após fazer uma pequena revisão e conversar com alguns mecânicos, não restou mais duvida que o problema era de fato no catalisador. Comprei o do mercado livre na ultima sexta-feira por R$760,00, o vendedor foi excelente, enviou o produto no mesmo dia por sedex. Na segunda-feira a tarde já chegou para mim e levei na oficina para fazer a troca. O mecânico comentou que o catalisador novo (marca OG) tinha aparência de ser muito bom, não aparentando dever nada ao original.
Ontem fiz uma viagem até casa dos meus pais, aproximadamente 350km, e me pareceu estar tudo certo com o carro, a segunda sonda ficou completamente estabilizada em marcha lenta, quando acelera ela movimenta um pouco, mas bem pouco. A luz de injeção não voltou a acender também. Vejam as novas medições pelo OBD2 em marcha lenta com o carro já quente:
OBS 1: O catalisador que foi retirado do carro não tinha nenhum problema visível. O mecânico me explicou que eles costumam trocar direto, e que o nosso combustível de baixa qualidade causa esse tipo de problema.
OBS 2: Ainda não notei diferença no consumo do carro. Mas na ultima viagem não pude medir precisamente, eu abasteci com a nova gasolina aditivada da shell, mas tinha um pouquinho de álcool no tanque. O computador de bordo ficou marcando 12.2 km/l. Na bomba deve dar menos. Na segunda-feira volto para Rio Preto, vou abastecer em um posto de confiança e volto a fazer a medição.
Obrigado pela ajuda pessoal!
Após fazer uma pequena revisão e conversar com alguns mecânicos, não restou mais duvida que o problema era de fato no catalisador. Comprei o do mercado livre na ultima sexta-feira por R$760,00, o vendedor foi excelente, enviou o produto no mesmo dia por sedex. Na segunda-feira a tarde já chegou para mim e levei na oficina para fazer a troca. O mecânico comentou que o catalisador novo (marca OG) tinha aparência de ser muito bom, não aparentando dever nada ao original.
Ontem fiz uma viagem até casa dos meus pais, aproximadamente 350km, e me pareceu estar tudo certo com o carro, a segunda sonda ficou completamente estabilizada em marcha lenta, quando acelera ela movimenta um pouco, mas bem pouco. A luz de injeção não voltou a acender também. Vejam as novas medições pelo OBD2 em marcha lenta com o carro já quente:
OBS 1: O catalisador que foi retirado do carro não tinha nenhum problema visível. O mecânico me explicou que eles costumam trocar direto, e que o nosso combustível de baixa qualidade causa esse tipo de problema.
OBS 2: Ainda não notei diferença no consumo do carro. Mas na ultima viagem não pude medir precisamente, eu abasteci com a nova gasolina aditivada da shell, mas tinha um pouquinho de álcool no tanque. O computador de bordo ficou marcando 12.2 km/l. Na bomba deve dar menos. Na segunda-feira volto para Rio Preto, vou abastecer em um posto de confiança e volto a fazer a medição.
Obrigado pela ajuda pessoal!
AugustoFiorucci- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Cara é daqui de pertinho...que legal moro em Urupês e trabalho ai em RP...e que bom que aparentemente solucionou seus problemas...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
e eu finalmente entendi o que acontecia com a sonda pre-catalisador, a injeção percebia de deficiência do catalisador e tentava corrigir a mistura, causando a oscilação.
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
Agora sim! A leitura das sondas estão corretas.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador
desenterrando o tpc porque é o mesmo assunto, porém, com resultados diferentes dos testes...
apresenta esse mesmo erro e a leitura das 2 sondas é praticamente igual (0,1 a 0,8 ).
resolvi colocar um octane booster da STP (aumentar a octanagem da gasolina) pra fazer o teste, e pra minha surpresa, não ocorreu mais o erro e a leitura da segunda sonda ficou variando apenas entre 0,2 e 0,4
aí fiquei na dúvida, se o catalisador está ok (como parece estar), a leitura das 2 sondas não poderia ser quase igual antes de eu colocar o aditivo, né?
apresenta esse mesmo erro e a leitura das 2 sondas é praticamente igual (0,1 a 0,8 ).
resolvi colocar um octane booster da STP (aumentar a octanagem da gasolina) pra fazer o teste, e pra minha surpresa, não ocorreu mais o erro e a leitura da segunda sonda ficou variando apenas entre 0,2 e 0,4
aí fiquei na dúvida, se o catalisador está ok (como parece estar), a leitura das 2 sondas não poderia ser quase igual antes de eu colocar o aditivo, né?
tiagorochanh- Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/12/2018
Idade : 39
Localização : Novo Hamburgo, RS
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