Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyHoje à(s) 8:48 am por billyb7b

» Савети за избор кладионице
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

5 participantes

Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por AugustoFiorucci Seg Out 30, 2017 11:19 pm

Olá Pessoal, sou novo no grupo, tenho um Sentra SE 2012/2013 (B16) com 65000 km, comprei faz uns 2 meses. Todas as revisões dele foram feitas na concessionária Nissan de Marília-SP (Proeste), tem todos os carimbos no manual e notas fiscais para comprovar.

Tenho gostado do carro, já rodei quase 5000 km, no entanto meu carro tem acendido a luz de injeção e apresentado o código de erro P0420, referente a perda de eficiência do catalisador.

Alguém já teve esse problema? Tem alguma dica? A quilometragem me parece baixa para ter dado problema no catalisador. Qual o procedimento correto para diagnostico? Eu comprei o adaptador obd2 e estou aprendendo usar o app Torque Pro.

Detalhe, o antigo dono trocou a segunda sonda lambda na concessionária a pouco tempo, então acredito que o problema já tinha aparecido antes e possivelmente foi diagnosticado de forma errada. O antigo dono gastou 750 reais na troca, tenho a nota fiscal.

Desde já, muito obrigado!
AugustoFiorucci
AugustoFiorucci

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Ter Out 31, 2017 11:37 am

primeira, encha o tanque com a nova V-Power da shell, muita gente tem tido problema com gasolinas comuns. Esta gasolina da Shell promete os melhores resultados, e eu pessoalmente só uso dela há vários anos sem ter tido problema no meu carro.

se tem aí um leitor OBD2 aproveita e confere o funcionamento das 2 sondas lambda do sentra. A sonda 1 (pré-catalisador) costuma variar bastante, marcando acima de 0.5, a sonda 2 (pós-catalisador) tem de variar bem pouco, ficando geralmente abaixo de 0,5, e varia pouco exatamente porque o catalisador está funcionando. Se estiver dando diferente disso a ecu pode interpretar que tem problema no catalisador.

com o torque pro e gasolina nova no tanque, dá até para apagar o erro na ecu. Se for só problema de qualidade de combustível, a luz não vai acender mais e problema deve estar resolvido.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por AugustoFiorucci Ter Out 31, 2017 2:37 pm

Obrigado pela ajuda Wilson. A gasolina aditivada da shell eu não fiz o teste ainda, mas já rodei com as aditivadas da Petrobras e do Ipiranga, não resolveu o problema. Nos últimos tanques eu coloquei álcool, mas também não resolveu o problema. Também já resetei os códigos de erros algumas vezes, mas a luz volta a acender e dar o código P0420.

Como você sugeriu eu fiz o teste das sondas utilizando o torque, selecionei os manômetros "02 Vóltios Banco 1 Sensor 1" e "02 Vóltios Banco 1 Sensor 2", são esses mesmos?
Segue dois prints usando esses sensores:

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Screen10
Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Screen11

Isso significa que o catalisador não está de fato funcionado né? Alguém mais poderia fazer o mesmo teste só para ter certeza que o meu está com problema? O motor tem que estar quente para o catalisador começar a funcionar. O segundo gráfico deveria ficar estável se o catalisador está funcionado bem.

Um ultimo comentário, eu verifiquei novamente todas as notas fiscais das revisões, as revisões foram feitas de fato até 40000 km, depois só foi trocado o óleo e o filtro de óleo. Pelo que tudo indica o filtro de combustível não foi mais trocado, poderia ser esse o causador do problema? Faria sentido?

Muito obrigado!
AugustoFiorucci
AugustoFiorucci

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Ter Out 31, 2017 2:48 pm

a sonda pré-catalisador com vales em 0.2 eu acho estranho também, no meu carro eu não costumo ver uma valor tão baixo.

será que não tem algum bico injetor travado aberto?
você já fez a limpeza da TBI?
o carro apresenta falha na aceleração?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por AugustoFiorucci Ter Out 31, 2017 5:47 pm

O antigo dono me falou que fez limpeza de bicos e trocou as velas do carro esse ano. Eu ainda não conferi as velas pra ter certeza, já que é necessário retirar o coletor.

O funcionamento do carro está perfeito, anda bem, acelera bem. Tenho feito média na estrada de 12km/l na gasolina e 8km/l no álcool, isso andando a 120km/h.

Você poderia postar o gráfico do teu? Só para termos de comparação...

Valeu
AugustoFiorucci
AugustoFiorucci

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Ter Out 31, 2017 6:20 pm

ih, cara, vou ficar devendo o meu gráfico, estou sem meu leitor OBD2 que está emprestado. quando eu pegar de volta, tento colocar um gráfico aqui, sem dúvida.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por PauloEduardo Ter Out 31, 2017 6:32 pm

Parece que as sondas pré e pós catalisador estão tendo a mesma leitura. Isto não parece certo mesmo. A pós tinha que ter uma leitura muito mais estável. Na marcha lenta é praticamente fixa. Só altera quando se acelera.

Dá a entender que o catalisador não está cumprindo sua função realmente. Teria que ser substituído. O carro roda bem pois a função do mesmo é mais ambiental do que funcional para o motor.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Ter Out 31, 2017 6:47 pm

catalisador se tiver de trocar é bem caro, mas também é raro dar problema. Então, acho que vale a pena conferir outros itens que podem afetar a leitura antes de trocar o catalisador:

- escapamentos
- bico injetores
- vazamento ou falsa entrada de ar na TBI
- pré-detonação
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por AugustoFiorucci Qua Nov 01, 2017 3:49 pm

Beleza Wilson, quando você ou outra pessoa puder postar o gráfico será bastante útil, acredito que até para outras pessoas que venham a ter problema semelhante no futuro. Antes de trocar, vou fazer uma pequena revisão e conversar com mais alguma mecânico. Não sabia que os vales a 0.2v na primeira sonda poderia indicar algum problema na queima.

Acredito que o problema é o que o Paulo comentou, o catalisador perdeu a eficiência mesmo e a segunda sonda fica reclamando dele. Comecei buscar catalisadores no mercado para ter uma noção dos preços. Na concessionária esquece, liguei lá e me pediram R$ 7000,00 pelo catalisador. Sem chance, prefiro andar com a luz acesa...kkkk Mas encontrei esse modelo no mercado livre por R$740,00: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827118470-catalisador-nissan-sentra-2007-a-2013-_JM
Alguém já utilizou a marca OG? Posso confiar?

Também encontrei um relato parecido com o meu problema aqui no clube, do Rodrigo da Silva Guimarae: http://www.nissanclube.net.br/t3302-luz-da-injecao-acesa-falha-catalisador
AugustoFiorucci
AugustoFiorucci

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Qua Nov 01, 2017 4:20 pm

apesar de que tem o erro P0420 e o P0430 referente as sondas, eu achava que um era na sonda pré-catalisador e o outro na pós-catalisador, mas, sei lá, posso estar enganado.

hehehe falei que o catalisador é muito caro, por isto que insisti em tentar esgotar as possibilidades antes de partir para mexer nisto. Catalisador é bem raro dar problema, do que me lembro ainda não vi um relato de troca de catalisador aqui no fórum. 

só um carro meu até hoje já teve catalisador com problema, muitos anos atrás. No caso, simplesmente quebrou a cerâmica, aí ficou fazendo um barulho enorme no escapamento. Tudo por causa de uma enchente no Guarujá que me pegou, acho que a peça estava quente e quando entrou em contato com a água fria, rachou.

aí que eu recomendo deixar para o seu mecânico tratar da troca da peça, se der problema ele pode resolver direto com o fornecedor dele. Se comprar no ML, veja com seu mecânico para instalar e testar antes de liberar o mercado pago, pra ter uma chance de devolver se algo der errado.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por AugustoFiorucci Qui Nov 16, 2017 3:32 pm

Olá Pessoal,

Após fazer uma pequena revisão e conversar com alguns mecânicos, não restou mais duvida que o problema era de fato no catalisador. Comprei o do mercado livre na ultima sexta-feira por R$760,00, o vendedor foi excelente, enviou o produto no mesmo dia por sedex. Na segunda-feira a tarde já chegou para mim e levei na oficina para fazer a troca. O mecânico comentou que o catalisador novo (marca OG) tinha aparência de ser muito bom, não aparentando dever nada ao original.

Ontem fiz uma viagem até casa dos meus pais, aproximadamente 350km, e me pareceu estar tudo certo com o carro, a segunda sonda ficou completamente estabilizada em marcha lenta, quando acelera ela movimenta um pouco, mas bem pouco. A luz de injeção não voltou a acender também. Vejam as novas medições pelo OBD2 em marcha lenta com o carro já quente:

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Screen12

OBS 1: O catalisador que foi retirado do carro não tinha nenhum problema visível. O mecânico me explicou que eles costumam trocar direto, e que o nosso combustível de baixa qualidade causa esse tipo de problema.

OBS 2: Ainda não notei diferença no consumo do carro. Mas na ultima viagem não pude medir precisamente, eu abasteci com a nova gasolina aditivada da shell, mas tinha um pouquinho de álcool no tanque. O computador de bordo ficou marcando 12.2 km/l. Na bomba deve dar menos. Na segunda-feira volto para Rio Preto, vou abastecer em um posto de confiança e volto a fazer a medição.

Obrigado pela ajuda pessoal!
AugustoFiorucci
AugustoFiorucci

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/10/2017
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por andre fachini Qui Nov 16, 2017 4:55 pm

Cara é daqui de pertinho...que legal moro em Urupês e trabalho ai em RP...e que bom que aparentemente solucionou seus problemas...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por WilsonM Qui Nov 16, 2017 5:01 pm

e eu finalmente entendi o que acontecia com a sonda pre-catalisador, a injeção percebia de deficiência do catalisador e tentava corrigir a mistura, causando a oscilação.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por PauloEduardo Sex Nov 17, 2017 8:51 am

Agora sim! A leitura das sondas estão corretas.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por tiagorochanh Qui Jan 17, 2019 1:33 pm

desenterrando o tpc porque é o mesmo assunto, porém, com resultados diferentes dos testes...

apresenta esse mesmo erro e a leitura das 2 sondas é praticamente igual (0,1 a 0,8 ).
resolvi colocar um octane booster da STP (aumentar a octanagem da gasolina) pra fazer o teste, e pra minha surpresa, não ocorreu mais o erro e a leitura da segunda sonda ficou variando apenas entre 0,2 e 0,4

aí fiquei na dúvida, se o catalisador está ok (como parece estar), a leitura das 2 sondas não poderia ser quase igual antes de eu colocar o aditivo, né?

tiagorochanh

Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/12/2018
Idade : 39
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador Empty Re: Erro P0420: Perda de eficiência do catalisador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos