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Instalação DIY do Módulo Tilt Down Tury
2 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
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Instalação DIY do Módulo Tilt Down Tury
Adquiri no MercadoLivre o módulo Tilt-Down da Tury (modelo Park1.2.6cc) e pretendia fazer eu mesmo a instalação DIY.
O produto é quase todo plug-and-play, com exceção de um cabo marrom, que não possui conector e precisa ser ligado ao cabo que aciona a luz de ré.
Apesar do cabo marrom sair do módulo (a ser instalado na porta), ele precisa chegar até o cabo branco (luz de ré) que passa dentro do cockpit, próximo ao assoalho, ao lado do motorista. A grande dificuldade está justamente aí: passar o cabo para dentro do carro. Esse processo ocorre sem problemas até passar por aquele duto de borracha que fica entre a porta e o cockpit. Depois disso, o problema é que, ao final do duto de borracha (por onde passam todos os demais cabos elétricos) há um conector grande que obstrui completamente o orifício que permite o acesso direto ao cockpit.
Nesse ponto, haviam quatro possibilidades: A primeira, seria de instalar esse cabo no conector, entretanto foi descartada de cara, pois além de necessitar das agulhas de contato específicas daquele conector, demandaria desmontar muita coisa, talvez até remover a porta por completo. A segunda seria levar o cabo ao compartimento do motor e, de lá, tentar acessar o cockpit. A terceira seria a de fazer um novo furo, ao lado do conector, para acessar o diretamente o cockpit e, por fim, a quarta foi a de usar um pequeno orifício que dava acesso a uma câmara que ficava quase que completamente isolada pela lataria dentro do veículo.
Essa câmara tinha acesso apenas por dois pequenos orifícios. Um que ficava perto da junção da porta e o outro que ficava próximo da parte interna daquele conector que trazia os fios da porta. O problema é que os espaços de manipulação eram restritos e não era possível inserir um objeto longo o suficiente para vencer a distância entre os orifícios.
Tive que adotar uma solução bem criativa para conseguir passar o cabo. Cortei uma mangueirinha de chuveiro, acoplei em um aspirador de pó potente e encostei ela em um dos orifícios. No outro orifício, cortei um pedacinho de isopor, amarrei uma linha de costura e, ao solta-lo dentro do buraco, o isopor foi puxado pelo aspirador, chegando ao outro lado e resolvendo meu problema.
Vencido o problema, o restante da instalação era tranquilo e de acordo com o manual. Quanto ao produto, funcionou muito bem, Só acho que a caixinha do módulo e o conector preto que vai nela poderiam ser de melhor qualidade.
Bem, caso alguém venha a usar esse método para passar o cabo, não se esqueça de comentar aqui.
O produto é quase todo plug-and-play, com exceção de um cabo marrom, que não possui conector e precisa ser ligado ao cabo que aciona a luz de ré.
Apesar do cabo marrom sair do módulo (a ser instalado na porta), ele precisa chegar até o cabo branco (luz de ré) que passa dentro do cockpit, próximo ao assoalho, ao lado do motorista. A grande dificuldade está justamente aí: passar o cabo para dentro do carro. Esse processo ocorre sem problemas até passar por aquele duto de borracha que fica entre a porta e o cockpit. Depois disso, o problema é que, ao final do duto de borracha (por onde passam todos os demais cabos elétricos) há um conector grande que obstrui completamente o orifício que permite o acesso direto ao cockpit.
Nesse ponto, haviam quatro possibilidades: A primeira, seria de instalar esse cabo no conector, entretanto foi descartada de cara, pois além de necessitar das agulhas de contato específicas daquele conector, demandaria desmontar muita coisa, talvez até remover a porta por completo. A segunda seria levar o cabo ao compartimento do motor e, de lá, tentar acessar o cockpit. A terceira seria a de fazer um novo furo, ao lado do conector, para acessar o diretamente o cockpit e, por fim, a quarta foi a de usar um pequeno orifício que dava acesso a uma câmara que ficava quase que completamente isolada pela lataria dentro do veículo.
Essa câmara tinha acesso apenas por dois pequenos orifícios. Um que ficava perto da junção da porta e o outro que ficava próximo da parte interna daquele conector que trazia os fios da porta. O problema é que os espaços de manipulação eram restritos e não era possível inserir um objeto longo o suficiente para vencer a distância entre os orifícios.
Tive que adotar uma solução bem criativa para conseguir passar o cabo. Cortei uma mangueirinha de chuveiro, acoplei em um aspirador de pó potente e encostei ela em um dos orifícios. No outro orifício, cortei um pedacinho de isopor, amarrei uma linha de costura e, ao solta-lo dentro do buraco, o isopor foi puxado pelo aspirador, chegando ao outro lado e resolvendo meu problema.
Vencido o problema, o restante da instalação era tranquilo e de acordo com o manual. Quanto ao produto, funcionou muito bem, Só acho que a caixinha do módulo e o conector preto que vai nela poderiam ser de melhor qualidade.
Bem, caso alguém venha a usar esse método para passar o cabo, não se esqueça de comentar aqui.
Última edição por LeandroYS em Ter Set 19, 2017 4:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhoria do texto)
LeandroYS- Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/08/2017
Re: Instalação DIY do Módulo Tilt Down Tury
Olá! Estou pensando em instalar está acessório, seu artigo foi bastante útil.
marcelopanzarini- Mensagens : 28
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 43
Localização : Santo André / SP
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