Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Cabeçote Livina 1.6 16v  EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


Cabeçote Livina 1.6 16v

5 participantes

Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Ter Ago 22, 2017 5:51 pm

Olá a todos!

Sou proprietária de uma Livina 2009 1.6 16V, um dos primeiros modelos lançados aqui no Brasil. Tenho ela desde zero e hoje com 66.000km, tive meu problema mais "sério".
Até então, só trocar óleo, regulagem, troca pneus (com 35.000 km rodados já estavam meio lisos, principalmente os dianteiros...), etc. Só elogios ao carro.
A cerca de um mês o carro começou a falhar e engasgar na retomada de velocidade, além de "morrer" frequentemente. Parei em uma oficina mecânica próxima da minha residência e troquei velas, bobina de ignição e fiz a limpeza dos bicos,
e o mecânico notou que em um dos cilindros havia água (??), e disse que se o problema de falhar continuasse, precisaria investigar o motivo da água no cilindro.
Rodei algumas semanas com o carro e o problema voltou pior. Engasgava mais, não rendia em alta velocidade, até que hoje comecei a ouvir um barulho estranho no motor (01 cilindro já tinha ido para o espaço). Voltei na oficina e foi constatado problema no cabeçote.
O mecânico não removeu o cabeçote (apenas deu uma olhada minuciosa) e disse que muito provavelmente estava trincado e por isso estava entrando água no cilindro.
Me deu como opções a troca por um cabeçote novo (cerca de R$ 7.200 em css Renault e R$ 4.000 em css Nissan), retifica (de R$ 450,00 a R$ 2.000,00 a ou compra de um semi novo (?!).
Optei por fazer a retifica total e pesquisando pela internet achei uma empresa especializada nisso onde me informaram que pelo problema apresentado (água no cilindro) dificilmente seria necessária a troca completa do cabeçote/comando e sim apenas a retifica (troca das juntas).
Amanhã vou a uma outra oficina, pedir para tirar o cabeçote e fazerem a verificação exata do estado dele.

O que me incomoda (e por isso estou aqui buscando ajuda) é o motivo de ter acontecido isso no cabeçote.
Já tive inúmeros carros das mais variadas marcas e muito mais rodados e nunca tive esse problema antes.
Não sou de "malhar" o carro, não a uso tanto assim (fato constatado pela baixa kilometragem) e nunca deixei faltar água no sistema de arrefecimento tanto assim que a luz vermelha nunca acendeu.

Pode ser um problema de peça defeituosa de fábrica? Ou isso pode acontecer mesmo, independente dos fatores acima? pale


Última edição por Patfiu26 em Seg Out 21, 2019 6:43 pm, editado 1 vez(es)

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por WilsonM Ter Ago 22, 2017 6:17 pm

não é uma coisa comum acontecer isto em carro de nenhuma marca.

no terreno das hipóteses apenas, você chegou a trocar o fluido do radiador? E quando você completava o nível, utilizava água, aditivo ou o fluido pronto para uso?
Chegou a utilizar alguns destes aditivos de radiador?

o que pode ter acontecido é a junta do cabeçote ter queimado, por falha no sistema de arrefecimento.

e certamente, pelo seu relato, o motor não tinha vazamento de óleo, então acho improvável trinca no bloco do motor.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Ter Ago 22, 2017 7:58 pm

Olá. Sempre que abasteço peço para verificar a água do reservatório. Sempre peço para completar com água não coloco fluidos ou aditivos. Não troco o fluido do radiador a bastante tempo. Quanto a vazamento de óleo, nenhum que fosse detectado.

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por icefly Ter Ago 22, 2017 8:42 pm

Completava com água de torneira? Desmineralizada?

Água de torneira é o pior erro, enferruja o motor.
Não usar aditivo, prejudica; não respeitar os períodos de troca também é péssimo pro motor.

Mas o menos pior seria completar com água desmineralizada, pelo menos essa não enferruja.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por SYT Qua Ago 23, 2017 9:15 am

Bom dia !

Acredito que seja problema na junta do cabeçote que já não está mais vedando, e possibilitando a entrada da água do arrefecimento no cilindro. Não precisa nem ter ter ocorrido super-aquecimento, só de não usar aditivo correto durante estes anos todos pode ter danificado/oxidado a junta, normalmente na parte mais fina que é entre cada cilindro. Só precisa ver se não afetou nada no (s) cilindro (s) por causa da água, tipo calço hidraulico. Dá pra ver se tem água se notar muita fumaça branca saindo do escapamento.

SYT

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Qua Ago 23, 2017 12:34 pm

Agradeço a ajuda até aqui!
Hoje levei em outro mecânico que vai desmontar o cabeçote e fazer a verificação do que realmente foi danificado.
A título de informação para mais pessoas, vou postar o resultado final do conserto.

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Resultado

Mensagem por SergioSLC Sex Jan 12, 2018 11:29 am

Patfiu26 escreveu:Agradeço a ajuda até aqui!
Hoje levei em outro mecânico que vai desmontar o cabeçote e fazer a verificação do que realmente foi danificado.
A título de informação para mais pessoas, vou postar o resultado final do conserto.

Qual o resultado do conserto? Estou com o mesmo problema e gostaria de saber pra não correr o risco de cair em conversa de mecânico e fazer coisa que não precisa.

Obrigado!

SergioSLC

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Sex Jan 12, 2018 3:52 pm

Boa tarde! Em seguimento ao tópico aberto por mim, segue o desfecho:
Levei o carro em outro mecânico e foi realmente constatado que o cabeçote estava bem danificado (juntas oxidadas principalmente). Não tinha trinca, nem precisaria trocar o cabeçote conforme foi sugerido pelo outro "mecânico", mas precisei fazer a retifica (descarbonização e plaina). Aproveitei e troquei a correia dentada também. O valor da retifica do cabeçote, troca da correia, troca de velas, filtro óleo, filtro combustível, regulagem do motor e mão de obra ficou em R$ 2.000,00. O carro não apresentou mais o problema de perda de potência, engasgos na retomada de velocidade, enfim...problema resolvido.
Mas ainda fico encasquetada com a origem ou causa desse dano todo no cabeçote. Neutral Neutral

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por WilsonM Sex Jan 12, 2018 4:25 pm

deve ter sido a água colocada no radiador que oxidou (enferrujou) a junta e o cabeçote
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por SergioSLC Seg Jan 15, 2018 9:18 am

Patfiu26 escreveu:Boa tarde! Em seguimento ao tópico aberto por mim, segue o desfecho:
Levei o carro em outro mecânico e foi realmente constatado que o cabeçote estava bem danificado (juntas oxidadas principalmente). Não tinha trinca, nem precisaria trocar o cabeçote conforme foi sugerido pelo outro "mecânico", mas precisei fazer a retifica (descarbonização e plaina). Aproveitei e troquei a correia dentada também. O valor da retifica do cabeçote, troca da correia, troca de velas, filtro óleo, filtro combustível, regulagem do motor e mão de obra ficou em R$ 2.000,00. O carro não apresentou mais o problema de perda de potência, engasgos na retomada de velocidade, enfim...problema resolvido.
Mas ainda fico encasquetada com a origem ou causa desse dano todo no cabeçote. Neutral Neutral

Nossa... ficou bem caro ein.
Meu motor foi retificado e trocado o cabeçote recentemente devido a um problema que tive, seria bastante estranho ter acontecido o mesmo comigo, vou encostar na oficina e assim que eu tiver o diagnóstico posto aqui no fórum.
Eu só utilizo fluído recomendado no manual do proprietário, óleo do motor, dos freios, direção hidráulica e radiador, tudo conforme indicado lá... não tem nenhum motivo pra isso acontecer. Vamos ver.
Obrigado.

SergioSLC

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por icefly Seg Jan 15, 2018 12:12 pm

Retífica por R$ 2 mil cara?
Dependendo do que foi feito, achei foi barata.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por SergioSLC Seg Jan 15, 2018 1:37 pm

Não em relação ao valor pago pelo serviço executado, e sim ao valor em reais gasto com o problema.

SergioSLC

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Qua Jan 17, 2018 4:08 pm

icefly25 escreveu:Retífica por R$ 2 mil cara?
Dependendo do que foi feito, achei foi barata.

Realmente acabou ficando mais em conta (não posso usar o termo "barato" pois isso é relativo...) em relação aos valores que pesquisei aqui na região junto a oficinas confiáveis.
Em geral, serviços são difíceis de serem quantificados pois dependem sempre de vários fatores e até da urgência que se necessita do conserto/manutenção.

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Patfiu26 Qua Jan 17, 2018 4:25 pm

SergioSLC escreveu:
Nossa... ficou bem caro ein.
Meu motor foi retificado e trocado o cabeçote recentemente devido a um problema que tive, seria bastante estranho ter acontecido o mesmo comigo, vou encostar na oficina e assim que eu tiver o diagnóstico posto aqui no fórum.
Eu só utilizo fluído recomendado no manual do proprietário, óleo do motor, dos freios, direção hidráulica e radiador, tudo conforme indicado lá... não tem nenhum motivo pra isso acontecer. Vamos ver.
Obrigado.

Aconteceu esse dano todo no cabeçote da minha Livina devido a eu não ter utilizado o aditivo/fluído e sim água para completar o nível. No seu caso (que só utiliza fluídos e óleos recomendados pelo fabricante) também...
Ou seja: pode haver uma outra causa?
Se vc puder postar aqui o seu diagnóstico agradeço, pois agora fiquei "curiosa" em relação a causa do problema. Rolling Eyes

Patfiu26

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote Livina 1.6 16v  Empty Re: Cabeçote Livina 1.6 16v

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos