Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyHoje à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyHoje à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

+6
pimenta59
userdefault
Apocalipse
andre fachini
PauloEduardo
WilsonM
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por MRB Seg Jan 04, 2016 8:01 pm

Não pode retirar a válvula. Ela tem 3 funções.
-Controlar o fluxo em marcha lenta
-Controlar o fluxo em regime
-Impedir o estouro de todos os retentores do motor se ocorrer backfire na admissão.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Ter Jan 05, 2016 10:26 am

MRB escreveu:Não pode retirar a válvula.  Ela tem 3 funções.
-Controlar o fluxo em marcha lenta
-Controlar o fluxo em regime
-Impedir o estouro de todos os retentores do motor se ocorrer backfire na admissão.

Retirei apenas para limpeza, me expressei mal.

Fiz os seguintes passos:

- Retirei a PCV;
- Coloquei um pouco de CAR80 em uma mangueira acoplada com o liquido dentro, no sentido de escape;
- E deixei por 10 min na cuba de ultrasom.

Fiz isso apenas por ja ter retirado a mesma, pois ela estava extremamente limpa, achei besteira o procedimento.

Fiz certo???

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por MRB Ter Jan 05, 2016 4:40 pm

Fez sim e não é besteira. É importante a válvula estar funcionando em perfeito estado.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Qua Jan 06, 2016 8:04 pm

Não entendo porque o sistema oem manda esses vapores contaminantes para a combustão e deixa essa sujeira pelo caminho...

Samuel, para garantir, parece que vai ter que usar 2 captadores independentes...

MRB, achava que os vapores pós TBI não chegavam a sujar o corpo/borboleta...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por MRB Qua Jan 06, 2016 9:33 pm

Precisa queimar esses vapores pois tem uma parte de combustível não queimado que vaza pelos anéis do pistão.

Eu estou com um único filtro grande. Oque eu acho pior não é sujar a TBI, pois isso é pouco e pode ser facilmente limpo.

Problema é o outro que suja a admissão, cabeça dos bicos, válvulas, cilindros, escape,....
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Qui Jan 07, 2016 9:06 am

Existe o problema dos sub produtos gerados no aquecimento do óleo e da queima da gasolina, eles contaminam o cárter e ajudam a gerar borra com mais facilidade, e após examinar com mais calma e após uma viagem de 2mil Km percebi que no motor do March HR16DE toda a sujeira é gerada na saída da valvula PCV, como o MRB havia comentado sobre o outro motor.

O filtro que foi colocado na saida que fica antes do TBI não suja, já o filtro que fica na válvula PCV suja muito e infelizmente este retorno é um grande contaminante para o motor como disse o MRB.

MRB estou esperando o seu vídeo sobre o filtro, quero ver o projeto que vc fez.

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Ter Jan 12, 2016 11:08 pm

O meu conhecimento desses "captadores", se restrigiam ao que tinha visto no fórum jp. que acompanho...
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 A0056420-7b9d-4e38-9fca-96000ce4289b_zpsnsygwi7y

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 C6f7eb35-8b39-4e5d-8895-775c7e4f6e55_zps7uo6egpn

O único caso que vi instalado na saída PCV, foi de um usuário no fórum anterior no march-Br:
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Catch%20oil%20%20PCV%20dest_zps63lih50z

Daí, também, aguardo ansioso as conclusões desses testes...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Qua Jan 13, 2016 9:02 am

Pelo pouco que eu vi a instalação a esquerda capta muita sujeira, na foto acima esta um catch oil da MOROSO de 220 dólares..um absurdo kkkk.

A PCV do March BR fica a esquerda e é onde a sujeira é expelida com grande fluxo, já no duto da direita existe hora pressão positiva, hora pressão negativa não suja o catch oil "caseiro" tanto quanto a esquerda.

Segue o vídeo de instalação do catch oil no March do antigo fórum:

https://www.youtube.com/watch?v=U2Di5xT0G3M

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Sex Jan 15, 2016 12:07 am

Pena que o colega do vídeo tenha "sumido" ...fez vários upgrades no march-Br, inclusive, foi o pioneiro na instalação da barra estabilizadora, oil catch, urethane cushion + molas...e estava testando o módulo unichip
A questão do custo-benefício, penso que, é muito relativo...vale (mais) pela satisfação em ter feito, ou não?
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Sex Jan 15, 2016 3:00 pm

Com certeza vale muito a satisfação pessoal de estar fazendo o que se gosta, desculpa o comentário sobre a questão monetária rs, faltou bom senso da minha parte, espero não ser inconveniente nos próximos comentários.

Ele estava bem evoluído nesta questão, logo aparece neste fórum.

Surge uma questão, urethane cushion, em que pode ajudar em um carro??? Não consegui entender.


userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por leofvidal Sex Jan 15, 2016 4:55 pm

São elos de uretano (um material plástico muito resistente) para colocar nas molas do carro com o objetivo de deixar a suspensão mais rígida. Pode acarretar numa diminuição da distância de frenagem e aumento da estabilidade em curvas.

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 551050492_137
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 Sáb Jan 16, 2016 2:24 am

nakay escreveu:Pena que o colega do vídeo tenha "sumido" ...fez vários upgrades no march-Br, inclusive, foi o pioneiro na instalação da barra estabilizadora, oil catch, urethane cushion + molas...e estava testando o módulo unichip

Era Valente. Ele já vendeu o March e está com um Sandero R.S.
Ver o canal dele no você tubo "automobili spa" ou algo assim.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por leofvidal Sáb Jan 16, 2016 10:51 pm

Aquele ali num fica nem um ano com o carro kkk
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 Dom Jan 17, 2016 5:34 am

É mesmo. Enquanto isso o meu caminha para quatro anos, igualsinho como era no primeiro ano.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por icefly Dom Jan 17, 2016 12:06 pm

Lembro desse captador de óleo, achava bem engenhoso por parte daquele carinha fazer essas coisas por conta própria e em oficina de preparação.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por icefly Sex Fev 26, 2016 5:48 pm

Cara limpei a minha TBI; seu video foi primordial pra mim  cheers
O relato tá neste tópico aqui.

Pensando em colocar um anti chamas na mangueira, será se prejudica no fluxo ?

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Anti_chama_do_motor_fiat_147unopalio_10501300_44
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 Sex Fev 26, 2016 6:55 pm

Finalmente criasse coragem. Desmontasse todo ou fizesse no modo ninja MRB?
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por icefly Sex Fev 26, 2016 7:04 pm

Pois é, já tava decidido a encarar; gastei só o valor de um Car80 (R$ 15).
Um serviço desses não sai menos de R$ 80 em oficina. Acesse ai o tópico e veja como foi.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Qui maio 26, 2016 11:24 pm

Olá Samuel,
estou curioso para saber para saber como está a "sujeira" ou a limpeza na borboleta&arredores após a instalação do "catch oil"...conseguiu fazer a captação na saída PCV?
Fiz uma "varredura" no seu vídeo (onde estragou uma fralda, haha) e vi que a sujeira na parte posterior, além das bordas da borboleta, está concentrada na porção superior do corpo, em torno da saída de combustível do tanquinho de partida a frio. Será que isso é consequência da gasolina ou devido à saliência do próprio duto (vi que é bifurcado)... estou pensando, agora no inverno, colocar algum aditivo (clean) no tanquinho. Será que vai dar algum problema?

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Tbi%20pos%20borra_zpsvk08zgvw

Outra questão: sabe dizer se a guarnição/anel de vedação entre a tbi e o coletor é de qual material?... parece de silicone. Será que ela não resseca com o calor e necessita de troca?
Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Tbi%20pos%20guarniccedilatildeo_zpszsu9lsft
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Sex maio 27, 2016 9:27 am

Bom dia, Nakay.

O CATCH OIL funciona muito bem, ele capta os vapores de óleo e ficam retidos, mas no meu projeto ainda havia sujeira passando para o TBI via válvula PCV, eu coloquei um filtro de combustível logo a frente do CATCH e pronto problema resolvido, os vapores que passam pelo CATCH ficam retidos no filtro logo adiante, o TBI esta limpo.

Pelo que eu verifiquei a junta que é usada no TBI do MARCH 1.6 é de silicone para alta temperatura, igual o material usado no Corolla, vi em um Toyota mesmo acima de 200K KM não existe ressecamento, o material é muito bom, a preocupação real quando se retira o TBI é questão do torque usado nos parafusos, pois se for no "olhômetro" pode se destruir os dentes das porcas do coletor, isso sim é um problema grave.

Quanto a sujeira que fica acumulada na entrada de gasolina da partida a frio, creio que seja por motivo de movimentação do fluxo de ar e o material fica retido onde o fluxo força mais, levando em conta a abertura da borboleta, vendo por este angulo o ar é forçado para a parte superior do TBI justo onde fica o duto da partida, não é por causa da gasolina usada na partida, pois ela é jogada para os cilindros, e o fluxo de ar é enorme na região, ela na verdade "derrete" a sujeira impregnada pois ela funciona como descarbonizante. ( era usada para limpeza de peças no passado nas oficinas rs)

Olha NAKAY você vai achar que sou louco, mas joguei CAR80 na minha partida e drenei a mesma, pois a sujeira pode danificar todo sistema, é um serviço chato e muito demorado, mas vale a pena.

Sobre a fralda??? Era o que tinha na frente rsrs.

Boa sorte e obrigado por comentar e participar da idéia maluca de CATCH OIL.

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Ter maio 31, 2016 9:43 pm

Obrigado Samuel
...estou pesquisando esses captadores, separadores ar/oil e encontrei algo parecido com o filtro que instalou...o vendedor pede para instalar longe do calor (parece que o reservatório é de policarbonato). Mesmo assim, será que esses modelos aguentam a temperatura dos vapores e cofre do motor?

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 S-l1600%2012_zpstww1u936
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por userdefault Qua Jun 01, 2016 8:20 am

Bom dia, Nakay.

Este é um filtro de linha usado em sistemas pneumáticos, onde não pode passar na linha água ou qualquer fluido, ele retem o liquido e deixa passar o ar apenas.

O nosso problema é que ele deixa passar os vapores de óleo, e acabam sujando o TBI, bem menos que deixando a PCV livre, mas vai um pouco de sujeira.

O meu também é um filtro de linha, mas ele usa a gravidade para manter o fluido retido, compra esse modelo da foto e coloca palha de aço dentro do recipiente, fica mais fácil de fazer a limpeza pois você retira a palha e sai quase toda a sujeira, fora que vai ter mais um item para criar resistência quando os vapores passarem.

Quanto a temperatura fique tranquilo, não tem perigo.,

E coloca um filtro de combustível de moto logo a frente deste CATCH OIL assim você retém 90% da sujeira.

Lembrando que o máximo de mangueira usada na PCV do HR16DE é de 15 cm, acima disso muda um pouco a marcha lenta, isso me foi passado em um fórum inglês, como não tenho scanner top fico no corta e acerta...rs

Meu tempo anda bem apertado, mas em breve vou postar alguma coisa no canal sobre o CATCH OIL de baixo custo.

Boa sorte.

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay Qui Jun 02, 2016 12:05 am

Entendi...obrigado.
Acho que vou comprar um captador (tradicional) que está com um preço melhor:

http://www.ebay.com/itm/BILLET-ALUMINUM-RACING-ENGINE-OIL-CATCH-RESERVOIR-TANK-CAN-HOSE-INDICATOR-BLACK/201249093731?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%26asc%3D36892%26meid%3D25bcf4f6ceac49cda796bce9ce10e2a3%26pid%3D100005%26rk%3D1%26rkt%3D6%26sd%3D170762746629
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY. - Página 2 Empty Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos