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Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

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Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Ter 8 Dez 2015 - 14:08

Desculpa ser chato e ficar postando muita coisa de uma vez, mas fiquem atentos a sujeira no TBI do MARCH 1.6, após 15K Km rodados a sujeira é muito grande, é bom fazer a limpeza a cada 15K.

Com CAR80, esqueçam estes produtos da KOUBE, eles não prestam.

Fica uma dica legal!!!
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Samueluser

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por WilsonM em Ter 8 Dez 2015 - 17:48

Você mesmo faz a limpeza da TBI? Talvez possa nos dar umas dicas de como tem feito.
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WilsonM
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http://www.nissanclube.com.br

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por andre fachini em Ter 8 Dez 2015 - 17:52

Eu fiz em casa e não me dei bem, não consegui regular a lenta nem em sonho..só na CCS deu jeito...
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andre fachini

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por PauloEduardo em Ter 8 Dez 2015 - 18:36

Sempre fiz em casa de 10 em 10k seguindo as dicas no MRB: http://www.nissanclube.net.br/t59-limpeza-e-reaprendizado-do-corpo-de-borboletas-nissan-sentra-tiida-livina-1-8

Nunca tive problema algum.
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PauloEduardo
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por PauloEduardo em Ter 8 Dez 2015 - 18:37

andre fachini escreveu:Eu fiz em casa e não me dei bem, não consegui regular a lenta nem em sonho..só na CCS deu jeito...

O reaprendizado nos antigos monos é mais enjoado mesmo. Às vezes nem o Consult resolve direito.
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PauloEduardo
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por andre fachini em Ter 8 Dez 2015 - 18:39

Foi o que aconteceu, teve parâmetros que nem na CCS conseguiram entrar, imagina essas oficinas comuns...kkkk
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Apocalipse em Ter 8 Dez 2015 - 19:01

Nunca fiz,,, Shocked
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Qua 9 Dez 2015 - 10:23

O vídeo citado de aprendizado é do mmbarlotti, o cara é um gênio em Tiida...

O aprendizado do corpo no March acontece após 20 segundos com a chave na posição "bateria" kkk, detalhe é de não mexer no corpo móvel, jamais force o corpo.

O problema na lente é muito comum no Corolla após limpeza do corpo de borboleta, pois o sistema detecta uma nova situação na entrada de ar e deixa o motor nos 2 mil rpm direto e com um consumo elevado.

No caso do Corolla eu Desligo a bateria por 30 segundos e ele retorna aos parâmetros de fabrica, lembrando que não apaga erros armazenados anteriores, para apagar tem que conectar ao scanner.

Tenho um vídeo bem tosco de uma limpeza no Corolla com o TBI podre de sujeira, caso queiram eu posto para terem noção de como fica feia a coisa, e de como proceder na limpeza, e prometo fazer um vídeo do MARCH.

Obrigado pelos comentários e se cometi alguma gafe peço desculpas...
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Samueluser

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 em Qui 10 Dez 2015 - 20:56

O vídeo de MRB explica tudo, e no March, achei até mais fácil que no Sentra, por exemplo.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Dom 13 Dez 2015 - 17:54

Segue o vídeo de limpeza do TBI e primeiro teste do Catch OIL feito em casa.

Esta bem simples mas a ideia é ajudar.


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Samueluser

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por icefly25 em Seg 14 Dez 2015 - 0:57

Samueluser escreveu:
O aprendizado do corpo no March acontece após 20 segundos com a chave na posição "bateria" kkk, detalhe é de não mexer no corpo móvel, jamais force o corpo.

O aprendizado da TBI no 1.6 é só esse?

Não teria coragem de retirar a TBI como no vídeo; pensava que só borrifar Car80 com a TBI no lugar já resolveria.
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icefly25

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 14 Dez 2015 - 8:17

Isso não foi aprendizado e sim limpeza!!!

Não existe problema algum em tirar o TBI, apenas se deve evitar forçar o corpo móvel, não deixar liquido algum cair na caixa onde ficam as engrenagens e principalmente não forçar os parafusos que vão no coletor.

Após 20 Segundos com a posição na "bateria" o TBI entra em aprendizado, igual ao vídeo do MRB para o Tiida.

Acho que o vídeo não foi muito claro RS.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay em Sab 19 Dez 2015 - 0:31

Samueluser escreveu:Isso não foi aprendizado e sim limpeza!!!

Não existe problema algum em tirar o TBI, apenas se deve evitar forçar o corpo móvel, não deixar liquido algum cair na caixa onde ficam as engrenagens e principalmente não forçar os parafusos que vão no coletor.

Legal o vídeo Samuel. É necessário usar um torquímetro para prender o corpo no coletor? Vou ver se faço essa limpeza nesse fim de ano...meu march está com 31500km e nunca limpei.
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nakay

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 em Seg 21 Dez 2015 - 8:41

Se não quiser tirar o corpo de borboleta fora, limpa feito o tutorial de MRB.
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pimenta59

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 21 Dez 2015 - 8:46

nakay escreveu:
Samueluser escreveu:Isso não foi aprendizado e sim limpeza!!!

Não existe problema algum em tirar o TBI, apenas se deve evitar forçar o corpo móvel, não deixar liquido algum cair na caixa onde ficam as engrenagens e principalmente não forçar os parafusos que vão no coletor.

Legal o vídeo Samuel. É necessário usar um torquímetro para prender o corpo no coletor?  Vou ver se faço essa limpeza nesse fim de ano...meu march está com 31500km e nunca limpei.

Fala Nakay, precisa de torque sim mas não sei quantos Newtons vc aplica, vc pode usar duas formas de limpeza:

- Fazer o prcedimento que o MRB explica no vídeo, esperando com a chave na posição "bateria" 20 s e ele entra em modo de aprendizado vc pressiona o acelerado ao máximo e a borboleta do TBI fica aberta vc aplica CAR 80 e espera a descarbonização.

- Ou faz o que foi feito no vídeo, lembrando de não sangrar os parafusos.

Vou levantar o torque de aperto para o TBI dele e te falo.

Vc viu o filtro catch OIL que eu fiz?? Parece que nunca mais vou ter que limpar a TBI.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 21 Dez 2015 - 9:16

Seguem os dados para torque Nakay, pode mandar bala no seu TBI.

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay em Seg 21 Dez 2015 - 12:34

Obrigado Samuel,   por algum motivo a imagem saiu incompleta na tela (estou tendo dificuldade em saber o "tamanho" da foto na horizontal...o programa não está fazendo o ajuste automático, mas dá pra salvar no tamanho real que postou.
Andei pesquisando e vi alguns desligando (para maior segurança) o polo (-) da bateria, será necessário?
Consegui outro print:
" />

Também vi o vídeo do seu filtro captador...parabéns! ...vou aguardar seus posts e acompanhar a quantidade captada na 1ª limpeza. A propósito qual o diâmetro da mangueira usada? como prendeu o filtro?...heheh, por enquanto é "só" isso.
Abraços
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 21 Dez 2015 - 17:33

Fala Nakay, é legal desligar a bateria sim e também desligar o sensor MAF, faça o trabalho bem devagar sem pressa, qqer coisa coloco um link com a foto para vc baixar.

Estou com problemas de adaptação com a valvula PCV e o catch oil caseiro, mas o retorno do TBI esta em funcionamento.

Logo mais posto como prendi e se é funcional.

Boa sorte na limpeza, só não esquece de usar o CAR 80.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 21 Dez 2015 - 17:34

Outra coisa, não leve este diagrama como referencia pois é do coletor do MARCH 1.6 16v europeu.

Algumas coisas estão "faltando" no nosso. rs
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por leofvidal em Ter 22 Dez 2015 - 20:38

Vendo o video do MRB ele passa um pano no corpo borboleta de boa. Realmente não posso tocar ou não posso forçar?
E outra, vi esse video: https://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE onde o cara faz a limpeza com o carro ligado (gerando códigos de falha na central que devem ser resetados) esclarecendo que se fizer com o carro desligado pode haver uma explosão do coletor de admissão ao ligar o motor devido o acúmulo do produto no interior. Então atenção na quantidade caso faça com o TBI montado.

Dúvidas: a chave na posição bateria seria a que o painel acende? Toda vez que ligo o carro sem dar partida no motor acontece o tal aprendizado?
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por pimenta59 em Dom 27 Dez 2015 - 21:44

Ele passa o pano sem empurrar a borboleta, só nas paredes do corpo. A posição da chave é aquela posição quando você gira a chave uma vez para frente, SEM LIGAR, que acende o painel, etc. O Corpo faz o reaprendizado automagicamente se você deixar a chave nessa posição por uns 30 ou 40 segundos (só é esperar que tu ESCUTA a borboleta funcionando sozinha, daí você sabe que é o reaprendizado que está acontecendo).

Use uma segunda pessoa para pisar no pedal do acelerador enquanto você limpa, para manter o corpo aberto.

Na primeira partida após a limpeza, um pouco de produto ainda vai estar lá depois do corpo, aí o carro vai ficar como se quisesse estancar, aí dá uma aceleradinha (pouca mesmo), para evitar que o carro morra, por uns dois ou três segundos.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por MRB em Sex 1 Jan 2016 - 13:58

Samuel vi que você colocou o filtro. Estou para fazer o vídeo desse assunto em breve.

Não sei no march, mais no tiida essa parte do PCV na entrada da TBI nem fica molhada de óleo. Cuidado com esse cruzamento em T que comentou, a teoria de ser separado é ventilar a tampa e o cárter.

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por nakay em Sex 1 Jan 2016 - 20:40

Olá MRB,
acredito que tenha feito os testes desse catch oil...mesmo que os contaminantes pré TBI sejam menores, esses não seriam mais prejudiciais ao funcionamento do motor?

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por MRB em Sex 1 Jan 2016 - 22:16

Que eu vi no MR18DE, o maior contaminante vem por trás da TBI onde faz a ventilação forçada do comando e do cárter.

O sistema até que esta bem projetado, pois o volume de ventilação é maior que o de geração de gases, então só em algumas exceções os gases fazem o caminho reverso saindo da tampa e indo para a entrada da TBI e a admissão.

Tem motor onde a ventilação é deficiente, ai a maior parte dos gases sai em direção a TBI.
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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

Mensagem por Samueluser em Seg 4 Jan 2016 - 10:15

MRB, verifiquei com o conector T e a rotação do motor mudou muito, segundo algumas pessoas de outros fóruns a admissão dos gases na valvula PCV no HR16DE e requeima são calculadas pela central da injeção, se eu mudar e não levar em consideração a vazão de ar posso deixar o motor com um consumo maior de gasolina e em casos extremos gerar erros intermitentes no sistema.

Para um filtro de AR/ÓLEO funcionar sem gerar problemas o tamanho máximo das mangueiras deve ser de 20cm assim não diminui o fluxo ajustado para este motor.

Retirei a VÁLVULA PCV pois me disseram que gera muita sujeira, após analise vi que é besteira a retirada da mesma.

Obrigado pelo comentário e por não dar aquela escrachada, pois sou muito amador, saiba que sou fã do seu trabalho, após o vídeo do ensaio com o CAR80.

Segue filtro que eu vou colocar entre a válvula PCV e o coletor:

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Re: Atenção a sujeira no TBI causada pelo BLOWBY.

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