Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Nível de óleo baixou muito - Página 2 EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


Nível de óleo baixou muito

+10
Arthur nissan
PauloEduardo
SYT
nakay
WilsonM
Sulpack
pimenta59
andre fachini
icefly
leofvidal
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Dom Fev 05, 2017 2:58 pm

leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?

Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?

nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.

Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo  Rolling Eyes e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por nakay Dom Fev 05, 2017 3:32 pm

No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada  (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.

Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por pimenta59 Seg Fev 06, 2017 3:36 pm

Acredito que a luz de advertência do óleo venha apenas na seguinte ocasião:

QUANDO JÁ FOR TARDE DEMAIS.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por SYT Seg Fev 06, 2017 4:12 pm

Boa tarde !

Muito estranho baixar desse modo. Meu B16 está com 125K KM e uso 5W30, e não baixa praticamente nada. Só que troco todos os filtros e óleo a cada 6K KM no máximo, mesmo sendo sintético.

SYT

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Seg Fev 06, 2017 11:04 pm

icefly25 escreveu:leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?

Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?

nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.

Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo  Rolling Eyes e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.

Essa foto foi de uma das minhas checagens, na verdade, uns 4 ou 5 mm abaixo:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 Hfjfjf.md

Lembro sim de ter checado ainda na CSS o nível do óleo, mas não lembro se estava no máximo ou na metade, porque até pensava que o normal era ficar na metade. Porém mesmo se tivessem abastecido só até a metade não justificaria a baixa do óleo, já que todos afirmam que seus carros não baixam isso tudo.


Última edição por leofvidal em Seg Fev 06, 2017 11:27 pm, editado 2 vez(es)
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Seg Fev 06, 2017 11:22 pm

nakay escreveu:No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada  (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.

Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.

Show de bola Nakay!
Adicionei 750ml e a marcação foi até a metade da área ranhurada.
Só não sei o que argumentar, caso a CSS diga que é "normal".

Meu dia a dia é assim:
Seg a Sex: 7km de ida + 7km de volta do trabalho (transito em ruas secundárias com alguns trechos de anda e para; velocidade máxima de até 50km/h)
Sáb e Dom: total de +\-150km (transito em rodovia e avenidas, dá pra desenvolver em alguns trechos de 5km à 80km/h)

Acompanho meu consumo de combustível (sempre na gasolina aditivada Ipiranga ou Shell) de forma metódica e o consumo nos 3 últimos tanques, incluindo o último de sábado, fez foi melhorar (está entre 11 e 12 km/L na bomba).

Sempre achei difícil interpretar a condição de uso severo do manual, mas independente do que eu ganhar como resposta da CSS, passarei a monitorar mais e a antecipar a troca desse óleo.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Ter Fev 07, 2017 4:52 am

É.... tava abaixo do minimo da vareta mesmo  Suspect

E com aparência normal para a km rodada; muito estranho mesmo; eu reafirmaria só 2 causas: consumo excessivo ou não abasteceram todos os 4 litros.

Se tivessem esquecido de trocar na última revisão, estaria bem mais escuro que isso; agora é acompanhar em cima essa próxima troca e checar o nível em intervalos mais curtos.

Quanto ao nível: prefiro que esteja perto do máximo do que na metade justamente pra compensar um possível consumo maior e ter uma maior margem de segurança, caso o óleo baixe de uma hora pra outra.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por Sulpack Qua Fev 08, 2017 2:20 pm

Estava olhando no site da Castrol e achei uma informação interessante:

Motor HR16DE

Volumes de componentes do veículo
LubeCap 4,1 litros (motor)
FilterCap 0,2 litros (filtro)

Sempre coloco 4 litros somente, como troco a cada 5 Km não tem por que gastar mais um litro para colocar esses 300 ml... No final das contas cada troca deve ter uns 300 ml e olhe lá a menos totalizando 600 ml no final das contas...
Sulpack
Sulpack

Mensagens : 132
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 38
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por pimenta59 Qua Fev 08, 2017 2:45 pm

É o que a NISSAN diz no site hoje em dia.

No site 4,1L com filtro.
No manual 4,2L com filtro.

Segundo vários relatos aqui no fórum, 4L fica exatamente no máximo, que é o certo.

Botei 4,2L e ficou como a foto de Nakay: em cima do H da vareta.

Vou botar 4L na próxima.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Qua Fev 08, 2017 7:16 pm

Deixei pela manhã o zoiúdo na CSS (outra css, aparentemente mais profissional) para a revisão dos 30mil junto com 5 observações.

Agora a tarde me ligaram dizendo que o carro passou o dia em testes tanto na questão da embreagem áspera (tenho um tópico sobre o caso), quanto da baixa do nível de óleo. Disseram que está tudo dentro dos parâmetros e que a única coisa que encontraram de anormal (pros marchs mexicanos é coisa normal!) foi um início de dano na bucha da suspensão direita que será trocada em garantia (será que vão trocar o conjunto com a bandeja ou só a bucha?).

Quanto ao desgaste da borda dos pneus dianteiros, disseram que estavam "bem" desalinhados. Só não sei como eu não percebi esse "bem" desalinhado. E olhe que eu fiz esse serviço num Centro Michelin, aonde os caras só fazem isso da vida.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Qua Fev 08, 2017 8:05 pm

Nas css não trocam buchas, só as 2 bandejas completas; sorte sua que vão trocar em garantia.

Pneus dianteiros gastos são um sinal de buchas rompidas ou rasgadas, eu passei por isso.

Quanto ao óleo: agora é verificar se o nivel está mesmo no máximo (sinal de que abasteceram corretamente) e verificar regularmente o nível; depois desse susto eu olharia semanalmente.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Qui Fev 09, 2017 8:41 pm

Nível no máximo e aparência clara.
Trocaram apenas a bandeja do lado do motorista (a que menos pegou buraco kkk)
O alinhamento farei quando trocar os pneus pro aro 15.

A novidade boa é que voltaram a fazer a lavagem simples de cortesia.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Qui Fev 09, 2017 9:32 pm

Ok, agora é chegar regularmente o nivel do óleo.

Eu exigiria a troca das 2 bandejas.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Sex Jul 28, 2017 6:40 pm

leofvidal escreveu:Pessoal, nesse final de semana fui checar o óleo e pra minha surpresa deu abaixo do mínimo.
Nas revisões anteriores, de 10 mil e 20 mil, lembro que encontrei o óleo apenas um pouco abaixo da metade.
Estranho isso acontecer justamente no período quando rolou a troca pro 5W30.

E ai leo, como ficou 6 meses depois?

Revisitando o tópico, me chamou atenção, essa tua informação de que nas revisões anteriores já baixava na metade da vareta?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Ter Ago 22, 2017 11:31 pm

Dando o feedback pro pessoal. O nível do óleo continua descendo. Após pouco mais de 5000 km encontra-se abaixo da metade.
Porém, graças a curiosidade do Icefly hehe, notei que agora a parte superior do motor está úmida de óleo. Estou procurando um lugar de confiança pra examinar isso.

Nível de óleo baixou muito - Página 2 20863410
Nível de óleo baixou muito - Página 2 20900910
Nível de óleo baixou muito - Página 2 20915210
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Qua Ago 23, 2017 1:35 pm

Tá + ou - explicado o sumiço do óleo daquela vez.
Conforme a gente conversou antes, eu chuto que seja vazamento pela junta, retentor, ou pelos dutos do sistema PCV localizado na tampa de comando, conforme o meste MRB te comentou (pela posição e direção de onde tá vindo a mancha de óleo, eu chuto mais provável o que o MRB falou).

Fiquei curioso no seu caso, pois ainda não tinha visto esse problema com o HR16DE; tem de ver o quanto antes como esse motor está por dentro.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por nakay Qui Ago 24, 2017 12:51 am

leofvidal, tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".

No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.

Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por pimenta59 Sex Ago 25, 2017 2:16 am

Também não percebi nada demais pelas fotos. Vazamento de óleo é uma mancha ESCURA e fica IMPREGNADA de poeira que gruda no óleo...
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por PauloEduardo Sex Ago 25, 2017 7:35 am

Meio litro de óleo a cada 5k rodados é um consumo perfeitamente normal. Meu Sentra gasta um pouco mais do que isto. Não acho que seu motor tenha alguma coisa errada. Na minha humilde opinião está perfeito.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Sex Ago 25, 2017 7:57 pm

Meu 1.6 é mais antigo (11-12) e mais rodado que o seu (54 mil km) e entre as trocas que faço a cada 8 - 9 meses e até 7,5 mil km, não baixa nem 2 - 3 mm na vareta.

Na verdade uma vez só, baixou mais que isso, como comentei antes aqui

icefly25 escreveu:...

Chequei hoje meu nível, antes de dar a 1ª partida, e essa é a situação:

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_20170204_120537

5 mil km rodados em menos de 6 meses depois da ultima troca; venho usando o 5w30 vendido na css, foi abastecido com 4L e marcava no máximo da vareta, no final da parte serrilhada.
...


Eu acho que não tá legal, baixar até o minimo como o leofvidal postou no inicio do tópico com 10 mil km e agora baixando de novo.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Sex Set 08, 2017 12:57 am

nakay escreveu:leofvidal,  tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".

No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.

Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.

Eu limpo o motor com frequência (não aplico nada) e só notei essa sujeira recentemente. Lavo o carro à noite e isso pode ter passado despercebido.
Não derramaram óleo na revisão, sou bem cri cri com isso.
A sujeira não está uniforme no cofre. Ela está apenas na região das bobinas.
A junta da tampa de válvulas está com um brilho que aparenta ser do óleo. Abaixo dela está tudo seco.
Se tiver vazamento é devido algum fenômeno bem lento.
Vou limpar essa tampa do motor e verificar as mangueiras Wink

leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Seg Set 18, 2017 9:11 pm

Galera, fiz a limpeza da tampa do motor sábado, ficou limpinha e após uns 100km, encontrei isso hoje:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 21752811

Nível de óleo baixou muito - Página 2 21641010

Interessante que os dois parafusos são os que atravessam a junta:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 21751710


Última edição por leofvidal em Dom Out 08, 2017 1:13 am, editado 1 vez(es)
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly Seg Set 18, 2017 9:23 pm

É uma possibilidade o vazamento por essa junta, conforme a gente conversou antes e tinha levantado essa bola de ser por alguma "vedação, junta, retentor, o-ring".

Quem sabe, tu foi premiado com algum componente ruim ou um torque mal dado.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por nakay Seg Set 18, 2017 11:55 pm

Bom que descobriu!
Achava que problemas na junta da tampa de válvulas, o vazamento (principal) seria da lateral pra baixo ou, se, na parte central interna para as velas...daí, na parte superior, o último local que desconfiaria era nos parafusos de fixação central.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por leofvidal Sáb Out 07, 2017 12:41 pm

Deixei o carro na concessionária por 1 dia.

Informei que minha garantia terminou em maio e que o problema relatado na revisão passada ainda persistia, mas que agora eu tinha evidências.
Contei toda a historinha e mostrei as fotos dos parafusos com óleo ao mecânico e ao chefe de oficina.

O mecânico disse que fez a desmontagem da tampa superior e inspecionou minuciosamente as vedações e sistema de respiro. Disse que a junta não estava ressecada, porém constatou uma possível brecha na área dos parafusos (que estavam bem sujos de óleo). Limpou a tampa com descarbonizante, procedeu a limpeza do selante líquido, reaplicando-o e passando também na superfície onde fixam os parafusos. Por fim, completou o nível do óleo.

Foi cobrado apenas o valor de diagnóstico R$180.

Estou de olho.

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_201710

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_201711
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos