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14 participantes
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Re: Nível de óleo baixou muito
leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?
Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?
nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.
Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.
Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?
nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.
Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.
Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.
Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Nível de óleo baixou muito
Acredito que a luz de advertência do óleo venha apenas na seguinte ocasião:
QUANDO JÁ FOR TARDE DEMAIS.
QUANDO JÁ FOR TARDE DEMAIS.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Nível de óleo baixou muito
Boa tarde !
Muito estranho baixar desse modo. Meu B16 está com 125K KM e uso 5W30, e não baixa praticamente nada. Só que troco todos os filtros e óleo a cada 6K KM no máximo, mesmo sendo sintético.
Muito estranho baixar desse modo. Meu B16 está com 125K KM e uso 5W30, e não baixa praticamente nada. Só que troco todos os filtros e óleo a cada 6K KM no máximo, mesmo sendo sintético.
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Nível de óleo baixou muito
icefly25 escreveu:leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?
Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?
nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.
Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.
Essa foto foi de uma das minhas checagens, na verdade, uns 4 ou 5 mm abaixo:
Lembro sim de ter checado ainda na CSS o nível do óleo, mas não lembro se estava no máximo ou na metade, porque até pensava que o normal era ficar na metade. Porém mesmo se tivessem abastecido só até a metade não justificaria a baixa do óleo, já que todos afirmam que seus carros não baixam isso tudo.
Última edição por leofvidal em Seg Fev 06, 2017 11:27 pm, editado 2 vez(es)
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
nakay escreveu:No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.
Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.
Show de bola Nakay!
Adicionei 750ml e a marcação foi até a metade da área ranhurada.
Só não sei o que argumentar, caso a CSS diga que é "normal".
Meu dia a dia é assim:
Seg a Sex: 7km de ida + 7km de volta do trabalho (transito em ruas secundárias com alguns trechos de anda e para; velocidade máxima de até 50km/h)
Sáb e Dom: total de +\-150km (transito em rodovia e avenidas, dá pra desenvolver em alguns trechos de 5km à 80km/h)
Acompanho meu consumo de combustível (sempre na gasolina aditivada Ipiranga ou Shell) de forma metódica e o consumo nos 3 últimos tanques, incluindo o último de sábado, fez foi melhorar (está entre 11 e 12 km/L na bomba).
Sempre achei difícil interpretar a condição de uso severo do manual, mas independente do que eu ganhar como resposta da CSS, passarei a monitorar mais e a antecipar a troca desse óleo.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
É.... tava abaixo do minimo da vareta mesmo
E com aparência normal para a km rodada; muito estranho mesmo; eu reafirmaria só 2 causas: consumo excessivo ou não abasteceram todos os 4 litros.
Se tivessem esquecido de trocar na última revisão, estaria bem mais escuro que isso; agora é acompanhar em cima essa próxima troca e checar o nível em intervalos mais curtos.
Quanto ao nível: prefiro que esteja perto do máximo do que na metade justamente pra compensar um possível consumo maior e ter uma maior margem de segurança, caso o óleo baixe de uma hora pra outra.
E com aparência normal para a km rodada; muito estranho mesmo; eu reafirmaria só 2 causas: consumo excessivo ou não abasteceram todos os 4 litros.
Se tivessem esquecido de trocar na última revisão, estaria bem mais escuro que isso; agora é acompanhar em cima essa próxima troca e checar o nível em intervalos mais curtos.
Quanto ao nível: prefiro que esteja perto do máximo do que na metade justamente pra compensar um possível consumo maior e ter uma maior margem de segurança, caso o óleo baixe de uma hora pra outra.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
Estava olhando no site da Castrol e achei uma informação interessante:
Motor HR16DE
Volumes de componentes do veículo
LubeCap 4,1 litros (motor)
FilterCap 0,2 litros (filtro)
Sempre coloco 4 litros somente, como troco a cada 5 Km não tem por que gastar mais um litro para colocar esses 300 ml... No final das contas cada troca deve ter uns 300 ml e olhe lá a menos totalizando 600 ml no final das contas...
Motor HR16DE
Volumes de componentes do veículo
LubeCap 4,1 litros (motor)
FilterCap 0,2 litros (filtro)
Sempre coloco 4 litros somente, como troco a cada 5 Km não tem por que gastar mais um litro para colocar esses 300 ml... No final das contas cada troca deve ter uns 300 ml e olhe lá a menos totalizando 600 ml no final das contas...
Sulpack- Mensagens : 132
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 38
Localização : São Paulo
Re: Nível de óleo baixou muito
É o que a NISSAN diz no site hoje em dia.
No site 4,1L com filtro.
No manual 4,2L com filtro.
Segundo vários relatos aqui no fórum, 4L fica exatamente no máximo, que é o certo.
Botei 4,2L e ficou como a foto de Nakay: em cima do H da vareta.
Vou botar 4L na próxima.
No site 4,1L com filtro.
No manual 4,2L com filtro.
Segundo vários relatos aqui no fórum, 4L fica exatamente no máximo, que é o certo.
Botei 4,2L e ficou como a foto de Nakay: em cima do H da vareta.
Vou botar 4L na próxima.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Nível de óleo baixou muito
Deixei pela manhã o zoiúdo na CSS (outra css, aparentemente mais profissional) para a revisão dos 30mil junto com 5 observações.
Agora a tarde me ligaram dizendo que o carro passou o dia em testes tanto na questão da embreagem áspera (tenho um tópico sobre o caso), quanto da baixa do nível de óleo. Disseram que está tudo dentro dos parâmetros e que a única coisa que encontraram de anormal (pros marchs mexicanos é coisa normal!) foi um início de dano na bucha da suspensão direita que será trocada em garantia (será que vão trocar o conjunto com a bandeja ou só a bucha?).
Quanto ao desgaste da borda dos pneus dianteiros, disseram que estavam "bem" desalinhados. Só não sei como eu não percebi esse "bem" desalinhado. E olhe que eu fiz esse serviço num Centro Michelin, aonde os caras só fazem isso da vida.
Agora a tarde me ligaram dizendo que o carro passou o dia em testes tanto na questão da embreagem áspera (tenho um tópico sobre o caso), quanto da baixa do nível de óleo. Disseram que está tudo dentro dos parâmetros e que a única coisa que encontraram de anormal (pros marchs mexicanos é coisa normal!) foi um início de dano na bucha da suspensão direita que será trocada em garantia (será que vão trocar o conjunto com a bandeja ou só a bucha?).
Quanto ao desgaste da borda dos pneus dianteiros, disseram que estavam "bem" desalinhados. Só não sei como eu não percebi esse "bem" desalinhado. E olhe que eu fiz esse serviço num Centro Michelin, aonde os caras só fazem isso da vida.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
Nas css não trocam buchas, só as 2 bandejas completas; sorte sua que vão trocar em garantia.
Pneus dianteiros gastos são um sinal de buchas rompidas ou rasgadas, eu passei por isso.
Quanto ao óleo: agora é verificar se o nivel está mesmo no máximo (sinal de que abasteceram corretamente) e verificar regularmente o nível; depois desse susto eu olharia semanalmente.
Pneus dianteiros gastos são um sinal de buchas rompidas ou rasgadas, eu passei por isso.
Quanto ao óleo: agora é verificar se o nivel está mesmo no máximo (sinal de que abasteceram corretamente) e verificar regularmente o nível; depois desse susto eu olharia semanalmente.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
Nível no máximo e aparência clara.
Trocaram apenas a bandeja do lado do motorista (a que menos pegou buraco kkk)
O alinhamento farei quando trocar os pneus pro aro 15.
A novidade boa é que voltaram a fazer a lavagem simples de cortesia.
Trocaram apenas a bandeja do lado do motorista (a que menos pegou buraco kkk)
O alinhamento farei quando trocar os pneus pro aro 15.
A novidade boa é que voltaram a fazer a lavagem simples de cortesia.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
Ok, agora é chegar regularmente o nivel do óleo.
Eu exigiria a troca das 2 bandejas.
Eu exigiria a troca das 2 bandejas.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
leofvidal escreveu:Pessoal, nesse final de semana fui checar o óleo e pra minha surpresa deu abaixo do mínimo.
Nas revisões anteriores, de 10 mil e 20 mil, lembro que encontrei o óleo apenas um pouco abaixo da metade.
Estranho isso acontecer justamente no período quando rolou a troca pro 5W30.
E ai leo, como ficou 6 meses depois?
Revisitando o tópico, me chamou atenção, essa tua informação de que nas revisões anteriores já baixava na metade da vareta?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
Dando o feedback pro pessoal. O nível do óleo continua descendo. Após pouco mais de 5000 km encontra-se abaixo da metade.
Porém, graças a curiosidade do Icefly hehe, notei que agora a parte superior do motor está úmida de óleo. Estou procurando um lugar de confiança pra examinar isso.
Porém, graças a curiosidade do Icefly hehe, notei que agora a parte superior do motor está úmida de óleo. Estou procurando um lugar de confiança pra examinar isso.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
Tá + ou - explicado o sumiço do óleo daquela vez.
Conforme a gente conversou antes, eu chuto que seja vazamento pela junta, retentor, ou pelos dutos do sistema PCV localizado na tampa de comando, conforme o meste MRB te comentou (pela posição e direção de onde tá vindo a mancha de óleo, eu chuto mais provável o que o MRB falou).
Fiquei curioso no seu caso, pois ainda não tinha visto esse problema com o HR16DE; tem de ver o quanto antes como esse motor está por dentro.
Conforme a gente conversou antes, eu chuto que seja vazamento pela junta, retentor, ou pelos dutos do sistema PCV localizado na tampa de comando, conforme o meste MRB te comentou (pela posição e direção de onde tá vindo a mancha de óleo, eu chuto mais provável o que o MRB falou).
Fiquei curioso no seu caso, pois ainda não tinha visto esse problema com o HR16DE; tem de ver o quanto antes como esse motor está por dentro.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
leofvidal, tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".
No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.
Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".
No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.
Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Nível de óleo baixou muito
Também não percebi nada demais pelas fotos. Vazamento de óleo é uma mancha ESCURA e fica IMPREGNADA de poeira que gruda no óleo...
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Nível de óleo baixou muito
Meio litro de óleo a cada 5k rodados é um consumo perfeitamente normal. Meu Sentra gasta um pouco mais do que isto. Não acho que seu motor tenha alguma coisa errada. Na minha humilde opinião está perfeito.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Nível de óleo baixou muito
Meu 1.6 é mais antigo (11-12) e mais rodado que o seu (54 mil km) e entre as trocas que faço a cada 8 - 9 meses e até 7,5 mil km, não baixa nem 2 - 3 mm na vareta.
Na verdade uma vez só, baixou mais que isso, como comentei antes aqui
Eu acho que não tá legal, baixar até o minimo como o leofvidal postou no inicio do tópico com 10 mil km e agora baixando de novo.
Na verdade uma vez só, baixou mais que isso, como comentei antes aqui
icefly25 escreveu:...
Chequei hoje meu nível, antes de dar a 1ª partida, e essa é a situação:
5 mil km rodados em menos de 6 meses depois da ultima troca; venho usando o 5w30 vendido na css, foi abastecido com 4L e marcava no máximo da vareta, no final da parte serrilhada.
...
Eu acho que não tá legal, baixar até o minimo como o leofvidal postou no inicio do tópico com 10 mil km e agora baixando de novo.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
nakay escreveu:leofvidal, tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".
No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.
Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.
Eu limpo o motor com frequência (não aplico nada) e só notei essa sujeira recentemente. Lavo o carro à noite e isso pode ter passado despercebido.
Não derramaram óleo na revisão, sou bem cri cri com isso.
A sujeira não está uniforme no cofre. Ela está apenas na região das bobinas.
A junta da tampa de válvulas está com um brilho que aparenta ser do óleo. Abaixo dela está tudo seco.
Se tiver vazamento é devido algum fenômeno bem lento.
Vou limpar essa tampa do motor e verificar as mangueiras
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
Galera, fiz a limpeza da tampa do motor sábado, ficou limpinha e após uns 100km, encontrei isso hoje:
Interessante que os dois parafusos são os que atravessam a junta:
Interessante que os dois parafusos são os que atravessam a junta:
Última edição por leofvidal em Dom Out 08, 2017 1:13 am, editado 1 vez(es)
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Nível de óleo baixou muito
É uma possibilidade o vazamento por essa junta, conforme a gente conversou antes e tinha levantado essa bola de ser por alguma "vedação, junta, retentor, o-ring".
Quem sabe, tu foi premiado com algum componente ruim ou um torque mal dado.
Quem sabe, tu foi premiado com algum componente ruim ou um torque mal dado.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Nível de óleo baixou muito
Bom que descobriu!
Achava que problemas na junta da tampa de válvulas, o vazamento (principal) seria da lateral pra baixo ou, se, na parte central interna para as velas...daí, na parte superior, o último local que desconfiaria era nos parafusos de fixação central.
Achava que problemas na junta da tampa de válvulas, o vazamento (principal) seria da lateral pra baixo ou, se, na parte central interna para as velas...daí, na parte superior, o último local que desconfiaria era nos parafusos de fixação central.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Nível de óleo baixou muito
Deixei o carro na concessionária por 1 dia.
Informei que minha garantia terminou em maio e que o problema relatado na revisão passada ainda persistia, mas que agora eu tinha evidências.
Contei toda a historinha e mostrei as fotos dos parafusos com óleo ao mecânico e ao chefe de oficina.
O mecânico disse que fez a desmontagem da tampa superior e inspecionou minuciosamente as vedações e sistema de respiro. Disse que a junta não estava ressecada, porém constatou uma possível brecha na área dos parafusos (que estavam bem sujos de óleo). Limpou a tampa com descarbonizante, procedeu a limpeza do selante líquido, reaplicando-o e passando também na superfície onde fixam os parafusos. Por fim, completou o nível do óleo.
Foi cobrado apenas o valor de diagnóstico R$180.
Estou de olho.
Informei que minha garantia terminou em maio e que o problema relatado na revisão passada ainda persistia, mas que agora eu tinha evidências.
Contei toda a historinha e mostrei as fotos dos parafusos com óleo ao mecânico e ao chefe de oficina.
O mecânico disse que fez a desmontagem da tampa superior e inspecionou minuciosamente as vedações e sistema de respiro. Disse que a junta não estava ressecada, porém constatou uma possível brecha na área dos parafusos (que estavam bem sujos de óleo). Limpou a tampa com descarbonizante, procedeu a limpeza do selante líquido, reaplicando-o e passando também na superfície onde fixam os parafusos. Por fim, completou o nível do óleo.
Foi cobrado apenas o valor de diagnóstico R$180.
Estou de olho.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
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