Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Nível de óleo baixou muito

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Nível de óleo baixou muito - Página 2 Empty Re: Nível de óleo baixou muito

Mensagem por icefly em Dom Fev 05, 2017 2:58 pm

leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?

Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?

nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.

Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo  Rolling Eyes e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.
icefly
icefly

Mensagem por nakay em Dom Fev 05, 2017 3:32 pm

No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada  (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.

Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.
nakay
nakay

Mensagem por pimenta59 em Seg Fev 06, 2017 3:36 pm

Acredito que a luz de advertência do óleo venha apenas na seguinte ocasião:

QUANDO JÁ FOR TARDE DEMAIS.
pimenta59
pimenta59

Mensagem por SYT em Seg Fev 06, 2017 4:12 pm

Boa tarde !

Muito estranho baixar desse modo. Meu B16 está com 125K KM e uso 5W30, e não baixa praticamente nada. Só que troco todos os filtros e óleo a cada 6K KM no máximo, mesmo sendo sintético.

SYT

Mensagem por leofvidal em Seg Fev 06, 2017 11:04 pm

icefly25 escreveu:leofvidal, como tava a aparência do óleo quando notou que o nível estava baixo? Meio claro ou muito escuro?

Depois da ultima revisão, chegou a ver o nível, se estava perto do máximo? E a aparência tava ok?

nalay, todas as vezes que coloquei 4L (e já troquei umas 3 ou 4 vezes depois que minha garantia acabou), sempre deu na marca máxima do pontilhado.

Antes, nas revisões eu pensava que o máximo era na marca do H e achava normal; só depois entendi como é na realidade; afinal eu pensava que na css sabiam o que estavam fazendo  Rolling Eyes e aposto que colocavam 4L, não os 4,3L do manual.

Essa foto foi de uma das minhas checagens, na verdade, uns 4 ou 5 mm abaixo:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 Hfjfjf.md

Lembro sim de ter checado ainda na CSS o nível do óleo, mas não lembro se estava no máximo ou na metade, porque até pensava que o normal era ficar na metade. Porém mesmo se tivessem abastecido só até a metade não justificaria a baixa do óleo, já que todos afirmam que seus carros não baixam isso tudo.

Última edição por leofvidal em Seg Fev 06, 2017 11:27 pm, editado 2 vez(es)
leofvidal
leofvidal

Mensagem por leofvidal em Seg Fev 06, 2017 11:22 pm

nakay escreveu:No caso do leofvidal, não vejo motivo de preocupação...
Se o nível mínimo da área ranhurada é considerada normal, penso que 2mm abaixo disso esteja, ainda, dentro de uma margem de "segurança alta" em condições de uso leve e não prolongado.
A área ranhurada  (nível normal), seria um excedente de óleo (em torno de 1 litro) só usada em condições extremas ou como "reposição/complemento" para perdas em forma de vapor de óleo ou como "ajuda na diluição" de contaminantes como sugere o MRB no vídeo abaixo. Ainda, teríamos aproximadamente 1 litro como margem de segurança e o restante, o necessário, para a lubrificação (2 a 2,5 litros)...será?
Com base nesse raciocínio, só em volumes abaixo de 2 litros, começaria o aviso da luz de advertência (baixa pressão do óleo) e, com a lubrificação ineficiente, o início dos danos...Bom, pra certificar, só testando.

Parte desse raciocínio é baseada no volume utilizado nos micras canadenses que apesar do mesmo motor, leva só 3,5 litros. Qual o motivo? O professor explicou parte desse diferença, mas ainda assim, mesmo que nosso clima ou combustível gere mais contaminantes ou o intervalo de troca seja maior, o volume não coincide com a vareta de medição.

Show de bola Nakay!
Adicionei 750ml e a marcação foi até a metade da área ranhurada.
Só não sei o que argumentar, caso a CSS diga que é "normal".

Meu dia a dia é assim:
Seg a Sex: 7km de ida + 7km de volta do trabalho (transito em ruas secundárias com alguns trechos de anda e para; velocidade máxima de até 50km/h)
Sáb e Dom: total de +\-150km (transito em rodovia e avenidas, dá pra desenvolver em alguns trechos de 5km à 80km/h)

Acompanho meu consumo de combustível (sempre na gasolina aditivada Ipiranga ou Shell) de forma metódica e o consumo nos 3 últimos tanques, incluindo o último de sábado, fez foi melhorar (está entre 11 e 12 km/L na bomba).

Sempre achei difícil interpretar a condição de uso severo do manual, mas independente do que eu ganhar como resposta da CSS, passarei a monitorar mais e a antecipar a troca desse óleo.
leofvidal
leofvidal

Mensagem por icefly em Ter Fev 07, 2017 4:52 am

É.... tava abaixo do minimo da vareta mesmo  Suspect

E com aparência normal para a km rodada; muito estranho mesmo; eu reafirmaria só 2 causas: consumo excessivo ou não abasteceram todos os 4 litros.

Se tivessem esquecido de trocar na última revisão, estaria bem mais escuro que isso; agora é acompanhar em cima essa próxima troca e checar o nível em intervalos mais curtos.

Quanto ao nível: prefiro que esteja perto do máximo do que na metade justamente pra compensar um possível consumo maior e ter uma maior margem de segurança, caso o óleo baixe de uma hora pra outra.
icefly
icefly

Mensagem por Sulpack em Qua Fev 08, 2017 2:20 pm

Estava olhando no site da Castrol e achei uma informação interessante:

Motor HR16DE

Volumes de componentes do veículo
LubeCap 4,1 litros (motor)
FilterCap 0,2 litros (filtro)

Sempre coloco 4 litros somente, como troco a cada 5 Km não tem por que gastar mais um litro para colocar esses 300 ml... No final das contas cada troca deve ter uns 300 ml e olhe lá a menos totalizando 600 ml no final das contas...
Sulpack
Sulpack

Mensagem por pimenta59 em Qua Fev 08, 2017 2:45 pm

É o que a NISSAN diz no site hoje em dia.

No site 4,1L com filtro.
No manual 4,2L com filtro.

Segundo vários relatos aqui no fórum, 4L fica exatamente no máximo, que é o certo.

Botei 4,2L e ficou como a foto de Nakay: em cima do H da vareta.

Vou botar 4L na próxima.
pimenta59
pimenta59

Mensagem por leofvidal em Qua Fev 08, 2017 7:16 pm

Deixei pela manhã o zoiúdo na CSS (outra css, aparentemente mais profissional) para a revisão dos 30mil junto com 5 observações.

Agora a tarde me ligaram dizendo que o carro passou o dia em testes tanto na questão da embreagem áspera (tenho um tópico sobre o caso), quanto da baixa do nível de óleo. Disseram que está tudo dentro dos parâmetros e que a única coisa que encontraram de anormal (pros marchs mexicanos é coisa normal!) foi um início de dano na bucha da suspensão direita que será trocada em garantia (será que vão trocar o conjunto com a bandeja ou só a bucha?).

Quanto ao desgaste da borda dos pneus dianteiros, disseram que estavam "bem" desalinhados. Só não sei como eu não percebi esse "bem" desalinhado. E olhe que eu fiz esse serviço num Centro Michelin, aonde os caras só fazem isso da vida.
leofvidal
leofvidal

Mensagem por icefly em Qua Fev 08, 2017 8:05 pm

Nas css não trocam buchas, só as 2 bandejas completas; sorte sua que vão trocar em garantia.

Pneus dianteiros gastos são um sinal de buchas rompidas ou rasgadas, eu passei por isso.

Quanto ao óleo: agora é verificar se o nivel está mesmo no máximo (sinal de que abasteceram corretamente) e verificar regularmente o nível; depois desse susto eu olharia semanalmente.
icefly
icefly

Mensagem por leofvidal em Qui Fev 09, 2017 8:41 pm

Nível no máximo e aparência clara.
Trocaram apenas a bandeja do lado do motorista (a que menos pegou buraco kkk)
O alinhamento farei quando trocar os pneus pro aro 15.

A novidade boa é que voltaram a fazer a lavagem simples de cortesia.
leofvidal
leofvidal

Mensagem por icefly em Qui Fev 09, 2017 9:32 pm

Ok, agora é chegar regularmente o nivel do óleo.

Eu exigiria a troca das 2 bandejas.
icefly
icefly

Mensagem por icefly em Sex Jul 28, 2017 6:40 pm

leofvidal escreveu:Pessoal, nesse final de semana fui checar o óleo e pra minha surpresa deu abaixo do mínimo.
Nas revisões anteriores, de 10 mil e 20 mil, lembro que encontrei o óleo apenas um pouco abaixo da metade.
Estranho isso acontecer justamente no período quando rolou a troca pro 5W30.

E ai leo, como ficou 6 meses depois?

Revisitando o tópico, me chamou atenção, essa tua informação de que nas revisões anteriores já baixava na metade da vareta?
icefly
icefly

Mensagem por leofvidal em Ter Ago 22, 2017 11:31 pm

Dando o feedback pro pessoal. O nível do óleo continua descendo. Após pouco mais de 5000 km encontra-se abaixo da metade.
Porém, graças a curiosidade do Icefly hehe, notei que agora a parte superior do motor está úmida de óleo. Estou procurando um lugar de confiança pra examinar isso.

Nível de óleo baixou muito - Página 2 20863410
Nível de óleo baixou muito - Página 2 20900910
Nível de óleo baixou muito - Página 2 20915210
leofvidal
leofvidal

Mensagem por icefly em Qua Ago 23, 2017 1:35 pm

Tá + ou - explicado o sumiço do óleo daquela vez.
Conforme a gente conversou antes, eu chuto que seja vazamento pela junta, retentor, ou pelos dutos do sistema PCV localizado na tampa de comando, conforme o meste MRB te comentou (pela posição e direção de onde tá vindo a mancha de óleo, eu chuto mais provável o que o MRB falou).

Fiquei curioso no seu caso, pois ainda não tinha visto esse problema com o HR16DE; tem de ver o quanto antes como esse motor está por dentro.
icefly
icefly

Mensagem por nakay em Qui Ago 24, 2017 12:51 am

leofvidal, tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".

No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.

Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.
nakay
nakay

Mensagem por pimenta59 em Sex Ago 25, 2017 2:16 am

Também não percebi nada demais pelas fotos. Vazamento de óleo é uma mancha ESCURA e fica IMPREGNADA de poeira que gruda no óleo...
pimenta59
pimenta59

Mensagem por PauloEduardo em Sex Ago 25, 2017 7:35 am

Meio litro de óleo a cada 5k rodados é um consumo perfeitamente normal. Meu Sentra gasta um pouco mais do que isto. Não acho que seu motor tenha alguma coisa errada. Na minha humilde opinião está perfeito.
PauloEduardo
PauloEduardo
Admin

Mensagem por icefly em Sex Ago 25, 2017 7:57 pm

Meu 1.6 é mais antigo (11-12) e mais rodado que o seu (54 mil km) e entre as trocas que faço a cada 8 - 9 meses e até 7,5 mil km, não baixa nem 2 - 3 mm na vareta.

Na verdade uma vez só, baixou mais que isso, como comentei antes aqui

icefly25 escreveu:...

Chequei hoje meu nível, antes de dar a 1ª partida, e essa é a situação:

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_20170204_120537

5 mil km rodados em menos de 6 meses depois da ultima troca; venho usando o 5w30 vendido na css, foi abastecido com 4L e marcava no máximo da vareta, no final da parte serrilhada.
...

Eu acho que não tá legal, baixar até o minimo como o leofvidal postou no inicio do tópico com 10 mil km e agora baixando de novo.
icefly
icefly

Mensagem por leofvidal em Sex Set 08, 2017 12:57 am

nakay escreveu:leofvidal,  tem certeza que é óleo?
Numa das revisões que fiz, "gentilmente" aplicaram silicone spray sobre o coletor e arredores...ficou uma "meleca".

No seu, a sujeira está muito uniforme...nessa porção superior, se for óleo, é pelo bocal de abastecimento ou o "respiro" que fica do lado e sobe até o captador de vapor de óleo próximo ao bocal da TBI (dá uma olhada nessa mangueira), ou simplesmente derramaram óleo quando fizeram a troca. Do outro lado, na saída da PCV, parece somente poeira impregnada.

Essa baixa de óleo considero normal...experimenta repor uns 200~300ml e medir novamente.

Eu limpo o motor com frequência (não aplico nada) e só notei essa sujeira recentemente. Lavo o carro à noite e isso pode ter passado despercebido.
Não derramaram óleo na revisão, sou bem cri cri com isso.
A sujeira não está uniforme no cofre. Ela está apenas na região das bobinas.
A junta da tampa de válvulas está com um brilho que aparenta ser do óleo. Abaixo dela está tudo seco.
Se tiver vazamento é devido algum fenômeno bem lento.
Vou limpar essa tampa do motor e verificar as mangueiras Wink

leofvidal
leofvidal

Mensagem por leofvidal em Seg Set 18, 2017 9:11 pm

Galera, fiz a limpeza da tampa do motor sábado, ficou limpinha e após uns 100km, encontrei isso hoje:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 21752811

Nível de óleo baixou muito - Página 2 21641010

Interessante que os dois parafusos são os que atravessam a junta:
Nível de óleo baixou muito - Página 2 21751710

Última edição por leofvidal em Dom Out 08, 2017 1:13 am, editado 1 vez(es)
leofvidal
leofvidal

Mensagem por icefly em Seg Set 18, 2017 9:23 pm

É uma possibilidade o vazamento por essa junta, conforme a gente conversou antes e tinha levantado essa bola de ser por alguma "vedação, junta, retentor, o-ring".

Quem sabe, tu foi premiado com algum componente ruim ou um torque mal dado.
icefly
icefly

Mensagem por nakay em Seg Set 18, 2017 11:55 pm

Bom que descobriu!
Achava que problemas na junta da tampa de válvulas, o vazamento (principal) seria da lateral pra baixo ou, se, na parte central interna para as velas...daí, na parte superior, o último local que desconfiaria era nos parafusos de fixação central.
nakay
nakay

Mensagem por leofvidal em Sab Out 07, 2017 12:41 pm

Deixei o carro na concessionária por 1 dia.

Informei que minha garantia terminou em maio e que o problema relatado na revisão passada ainda persistia, mas que agora eu tinha evidências.
Contei toda a historinha e mostrei as fotos dos parafusos com óleo ao mecânico e ao chefe de oficina.

O mecânico disse que fez a desmontagem da tampa superior e inspecionou minuciosamente as vedações e sistema de respiro. Disse que a junta não estava ressecada, porém constatou uma possível brecha na área dos parafusos (que estavam bem sujos de óleo). Limpou a tampa com descarbonizante, procedeu a limpeza do selante líquido, reaplicando-o e passando também na superfície onde fixam os parafusos. Por fim, completou o nível do óleo.

Foi cobrado apenas o valor de diagnóstico R$180.

Estou de olho.

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_201710

Nível de óleo baixou muito - Página 2 P_201711
leofvidal
leofvidal

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum: