Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyHoje à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyHoje à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Peças de Reposição B16 - Página 17 EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Peças de Reposição B16

+148
winsley
Honorio
Raphael Vital
Jefferson jv
rgsvianna
Leonardo Leite Pereira
ptinchant
Edson Gomes
Davi Araujo
Rescobar
luuuuucas
Murilo Carvalho
Tiovera
Fabio360
Rafael Queiroz
Flávio Andrade
patrickcbg
allanstolt
diegofersilva
brucfonseca
rvizentin
TiagoAlves
Roberto Marcilio da Silva
Spec
Regina Célia Zanelatto
Erik Vitor de Almeida
Marcos v de Oliveira
marcio almeida
carlos.manta
Delagusta
jpablo
IaMnatim
Diego89
Pipomendes
marcoxgear
m2p
Israel
heliop
Paulo Pimenta
fscarpato
LucioNeto
SentraB16
Cadore
Emerson68
will.sir
steinerjr
Betto reis
HumbertoROV
Vagner Bataioli
Leleo Oliveira
sergio tirapani
DiegoMoraesPedrosa
Vinícius1519
Vitor_NC
Rogério-DF
Brates
lucasbeleco
Jair Aquino
Fernando Cunha
dtyonline
WCAJADO
Augusto K
Alisson Queiroz
Anderson Luiz Ferreira
ailton cruz
SYT
Augusto Diniz
Miyazaki
Apocalipse
azy moraes
cleversonretore
Renato Fauster
Sentraphf
Wallacefreitas
pablomoyses
mevaldt
Paulo Vitor Gonçalves
thiagomcbh@gmail.com
gauchoms
Hélio de Almeida
Gutemberg Soares
rvilarim
Valdivino Justino de Oliv
FRDR (Fábio)
maurandrade
andre fachini
pfabio
PauloEduardo
Welington Fernando
fantini
Jorgivan
Aleksms
Tiago Felipe
AndersonP
pimenta59
taguera
raphaelrrc93
hsa
Wally
Fernando
Carlos faria
Compwelt
uelitonsg
anderson pires ribeiro
Angelo da Mata
LennoX_MS
ninjapan
Ricardo Alves
Sérvio Salazar
Herisson
James T. Kirk
vando
scarnietto
Bruno Levino
fabriciobsk
limafabioh
nakay
MRB
bonorocks
raulgjp
Ricardo Xavier
Bansi
Mkdam
Montanaro
albertodemelofaria
absilva
icefly
Alex Alves
HAMMERLE
lenhador2001
Macgyverlage
Leonadu
RenatoMartins
José Carlos
asf100
mmalafaia
zefelino
asdiniz
raphapam
Marcelgmt
WilsonM
MauricioBelo
limafranco1
Astini
kbeloto
Alexandre
keydril
Akira Oshiro
152 participantes

Página 17 de 29 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 23 ... 29  Seguinte

Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por WilsonM Seg Out 24, 2016 10:18 am

movido para seção correta.

Qual coxim? Se for do Amortecedor, melhor procurar original da css.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Hélio de Almeida Seg Out 24, 2016 10:56 am

Bom dia.

Hoje levei, na Concessionária Nissan de Brasilia, meu Sentra SL 2012/2013 pra revisão de 80 mil e me assustei com o valor (2 mil), todavia já esperava ser uma das revisões mais caras. O que me assustou mais foi que aproveitei para verificar um barulho no Motor que parecia esta solto o escapamento ou algo parecido. Acabei de ser informado que os 4 Calços do motor estavam quebrados que que custaram mais 4 mil reais.
Achei muito estranho, pois cuido bem do carro, faço todas as revisões na concessionária.
Aguem teve alguma experiência assim, pois achei muito estranho quebrar este item num carro razoavelmente novo.
Aguardo a ajuda de vcs

Hélio de Almeida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por WilsonM Seg Out 24, 2016 11:22 am

não é tão comum a gente ver problema de coxim do motor por aqui no forum, mas tem alguns casos sim.

e pelo que as pessoas relataram, elas têm procurado fazer a substituição fora da autorizada, quee fica mais barato.

E é este o coxim que dá até para trocar só o refil?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Gutemberg Soares Seg Out 24, 2016 12:50 pm

WilsonM escreveu:movido para seção correta.

Qual coxim? Se for do Amortecedor, melhor procurar original da css.

desculpe é do Amortecedores sim e os rolamentos.

Gutemberg Soares

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Gutemberg Soares Seg Out 24, 2016 12:51 pm

Bom galera achei esta empresa o cara é super atencioso e manda peças para qualquer lugar do brasil.
Fabiano da SÓ SENTRA em BH.
Zap 992082671. é só falar com ele.

Gutemberg Soares

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por PauloEduardo Seg Out 24, 2016 2:15 pm

Hélio de Almeida escreveu:Bom dia.

Hoje levei, na Concessionária Nissan de Brasilia, meu Sentra SL 2012/2013 pra revisão de 80 mil e me assustei com o valor (2 mil), todavia já esperava ser uma das revisões mais caras. O que me assustou mais foi que aproveitei para verificar um barulho no Motor que parecia esta solto o escapamento ou algo parecido. Acabei de ser informado que os 4 Calços do motor estavam quebrados que que custaram mais 4 mil reais.
Achei muito estranho, pois cuido bem do carro, faço todas as revisões na concessionária.
Aguem teve alguma experiência assim, pois achei muito estranho quebrar este item num carro razoavelmente novo.
Aguardo a ajuda de vcs

O trem de força do Sentra tem três coxins: O do motor lado direito, o inferior do meio (raquete) e o do câmbio do lado esquerdo. E sinceramente acho muito difícil que os três coxins estejam rompidos. Troque fora da css. Achando as peças de qualidade fica novo em folha. Acha-se sem muita dificuldade em boas casas de importados e até no Mercado Livre.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Hélio de Almeida Seg Out 24, 2016 3:06 pm

Obrigado pela força pessoal. Eu esperava saber se existia algum "migué" nesta troca na concessionária, pois achei absurdo.
Achei que era algum problema tipico ou até um vício oculto que deveria ser trocado pela Nissan.
mas pelo jeito deve ter sido alguma pancada que minha esposa deu nas lombadas perto da mina casa, pois ela é quem usa mais o carro.

Hélio de Almeida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por gauchoms Qui Nov 03, 2016 2:31 pm

PauloEduardo escreveu:
Hélio de Almeida escreveu:Bom dia.

Hoje levei, na Concessionária Nissan de Brasilia, meu Sentra SL 2012/2013 pra revisão de 80 mil e me assustei com o valor (2 mil), todavia já esperava ser uma das revisões mais caras. O que me assustou mais foi que aproveitei para verificar um barulho no Motor que parecia esta solto o escapamento ou algo parecido. Acabei de ser informado que os 4 Calços do motor estavam quebrados que que custaram mais 4 mil reais.
Achei muito estranho, pois cuido bem do carro, faço todas as revisões na concessionária.
Aguem teve alguma experiência assim, pois achei muito estranho quebrar este item num carro razoavelmente novo.
Aguardo a ajuda de vcs

O trem de força do Sentra tem três coxins: O do motor lado direito, o inferior do meio (raquete) e o do câmbio do lado esquerdo. E sinceramente acho muito difícil que os três coxins estejam rompidos. Troque fora da css. Achando as peças de qualidade fica novo em folha. Acha-se sem muita dificuldade em boas casas de importados e até no Mercado Livre.

Meu mecânico de confiança aqui em BSB eh o Márcio, da reguladora Guilherme. Meu sentra começou a fazer um ronco muito forte, levei lá, e eram 2 coxins estourados. Aí encostava na carroceria e transmitia vibração. O Márcio trocou um coxim por outro original, por volta de R$ 700,00. O outro coxim, que acho que era o central, era bem mais caro. Mas ele trocou só o refil. Saiu mais em conta tb. É um Sentra S2010/2011.

gauchoms

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por thiagomcbh@gmail.com Ter Nov 15, 2016 6:55 am

Bom dia pessoal! Estou precisando com muita urgência da bucha do coxim do motor do lado esquerdo, aquela q vai debaixo da bateria. Tem d algum carro que é compatível? No ML tem mas vão demorar uma semana pra chegar... Vlw!

thiagomcbh@gmail.com

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por PauloEduardo Ter Nov 15, 2016 12:00 pm

Que seja de meu conhecimento não há nenhuma outra compatível. Vai ter que esperar mesmo.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Paulo Vitor Gonçalves Sex Nov 18, 2016 9:39 pm

Boa noite a todos, sou novo na área e comprei a 3 meses um Sentra 2011 /2012, gostaria de tirar alguma duvida com os colegas.

Meu suporte superior direito do motor ta estourado, ele é um suporte Hidráulico e ta vazando óleo no refil.

Fui comprar a peça e inicialmente iria comprar o suporte todo e um vendedor me disse que poderia comprar so o refil que não precisaria comprar a peça toda, fiquei feliz, porque a peça toda tava saindo 450,00 aqui em BH.

Fui para casa e pesquisei alguns refis no ML e acabei comprando o Refil bem mais em conta.

Gostaria de saber de vocês, vale a pena trocar somente o refil mesmo, sera q pode danificar o carro só com a troca do refil paralelo, alguém já trocou essa peça???

Grato.

Paulo Vitor Gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por PauloEduardo Sáb Nov 19, 2016 9:32 am

Financeiramente vale a pena sim desde que o refil também seja hidráulico. Os mais em conta são de borracha maciça. Podem durar mais mas passam a vibração do motor para o carro, principalmente para o volante. Você se sente dirigindo um carro popular 1.0. Falo por experiência própria.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty SUPORTE SUPERIOR DIREITO DO MOTOR

Mensagem por Paulo Vitor Gonçalves Sáb Nov 19, 2016 10:25 am

PauloEduardo escreveu:Financeiramente vale a pena sim desde que o refil também seja hidráulico. Os mais em conta são de borracha maciça. Podem durar mais mas passam a vibração do motor para o carro, principalmente para o volante. Você se sente dirigindo um carro popular 1.0. Falo por experiência própria.

Obrigado Paulo, eu comprei o Hidráulico e a borracha eu ñ sei se é maciça, sei q é uma borracha muito dura.

Fiz a troca e achei o carro um pouco melhor, na hora da troca eu tava olhando o mecânico fazer, fiquei um pouco com medo porque ele colocou a peça no motor para medir, parafusou a peça da cor prateada no motor, parafusou a prateada no refil, ai quando foi parafusar o suporte preto, teve q puxar o motor para acertar os parafusos e quando apertou o parafuso móvel o motor. Não sei se ta correto, mas eu acho q o parafuso do refil fica um pouco por lado do motor.

Sera que ta correto??

Paulo Vitor Gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Macgyverlage Sáb Nov 19, 2016 11:25 am

Ola Paulo Vitor,

Compartilho a experiencia do Paulo Eduardo e o coxim todo de borracha não presta! Alem da vibração das barcas rio niteroi antigas (O Paulo Eduardo deve saber do que estou falando) diretamente no seu volante e no carro inteiro, vários ruídos que vc nunca percebeu no nosso carro são ouvidos e a sensação é HORRIVEL.

Depois de muito pesquisa nas CCSs onde o preço do origina nao sai por menos de R$2200.00!!, decidi comprar na http://www.tascaparts.com/ junto com o coxim do motor/cambio conhecido como raquete que no meu caso estourou junto tambem.

O Total das duas peças originais mesmo com a tributação deu menos que a metade do custo de apenas o coxim hidraulico na Nissan.

Relato isso, pois tento ao máximo manter peças originais.
Quando instalei esse novo original, tive um susto, pois ja devia ter esquecido o QUÃO nosso carro é silencioso e e o quanto esse milagre da engenharia chamado COXIM CARO NISSAN absorve vibraçoes, barulhos e roncos do motor, cambio, carroceria e muito mais!
Macgyverlage
Macgyverlage

Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Paulo Vitor Gonçalves Sáb Nov 19, 2016 12:05 pm

Macgyverlage escreveu:Ola Paulo Vitor,

Compartilho a experiencia do Paulo Eduardo e o coxim todo de borracha não presta! Alem da vibração das barcas rio niteroi antigas (O Paulo Eduardo deve saber do que estou falando) diretamente no seu volante e no carro inteiro, vários ruídos que vc nunca percebeu no nosso carro são ouvidos e a sensação é HORRIVEL.

Depois de muito pesquisa nas CCSs onde o preço do origina nao sai por menos de R$2200.00!!, decidi comprar na http://www.tascaparts.com/ junto com o coxim do motor/cambio conhecido como raquete que no meu caso estourou junto tambem.

O Total das duas peças originais mesmo com a tributação deu menos que a metade do custo de apenas o coxim hidraulico na Nissan.

Relato isso, pois tento ao máximo manter peças originais.
Quando instalei esse novo original, tive um susto, pois ja devia ter esquecido o QUÃO nosso carro é silencioso e e o quanto esse milagre da engenharia chamado COXIM CARO NISSAN absorve vibraçoes, barulhos e roncos do motor, cambio, carroceria e muito mais!

Macgyverlage, obrigado pela resposta, meu carro tava fazendo um ruido estranho do lado direito, agora ñ ta mais, meu medo é danificar o carro no futuro, assim que der vou comprar a peça original, ja que a paralela não fica legal.

Obrigado.

Paulo Vitor Gonçalves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por PauloEduardo Sáb Nov 19, 2016 7:12 pm

Entendo sim o que diz Mcgyver. Tanto em relação as barcas quanto ao refil. Estou quase comprando outro hidráulico.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por mevaldt Seg Nov 21, 2016 11:30 am

PauloEduardo escreveu:Entendo sim o que diz Mcgyver. Tanto em relação as barcas quanto ao refil. Estou quase comprando outro hidráulico.

Bom dia amigos! Vocês falando de refil de coxim... Vou deixar aqui meu relato também. Comprei os refis dos 2 lados junto com o do câmbio no ML. O único que presta, segundo meu mecânico é o traseiro, do câmbio. O direito é um refil hidráulico e o esquerdo achei por bem deixar o original, mesmo. O direito teve que ter uma pequena adaptação para encaixar. Meu Sentra é um SL 2011 e está com 85 mil Km.

Enfim, não ficou bom. Tanto é que na próxima ida na oficina vou trocar de novo. Aproveito pra postar aqui os valores que recém consultei na concessionária IESA aqui de Porto Alegre:

Coxim motor direito: R$ 1000,00
Coxim motor esquerdo: R$ 1700,00
Amortecedor dianteiro: R$ 468,00 cada
Amortecedor traseiro: R$ 622,00 cada
Coxim amortecedor: R$ 539,00 cada
Rolamento amortecedor: R$ 450,00 cada
Coifa amortecedor: R$ 156,10 cada.

O atendente não informou as marcas (fiz uma pressão, mas não adiantou nada). A boa notícia é que tem todas as peças à pronta-entrega. Mas enfim, lendo o fórum vi que a marca Tenacity para os coxins é recomendada por alguns. Creio que melhor que está agora com o refil ficará, mas alguém usa e recomenda?

Abraço,
Márcio

mevaldt

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/11/2016
Idade : 45
Localização : São Leopoldo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por pablomoyses Dom Nov 27, 2016 7:21 pm

Coxim do motor pode comprar tranquilo os que são vendidos no ML, vão durar bastante e de fácil troca. Agora, os coxins dos amortecedores dianteiros, esqueça os do ML, não prestam, são praticamente as únicas peças que vc terá que comprar na CSS, pois o motor pesa muito e só as originais aguentam mesmo, mas acabei de comprar o par por 1,200 reais (coxim e rolamentos), dou uma dica, eles tem dois tipos de rolamentos originais, um com referência só do Sentra e outro com referência do Sentra e Tida, o segundo é bem mais barato, é a mesma coisa e fabricado no Japão, peça esse que serve nos dois carros, são perfeitos.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por albertodemelofaria Seg Nov 28, 2016 5:06 pm

boa tarde pessoal. alguem sabe me informar se consigo coifa da homocinetica original do sentra em outro lugar a nao ser nas css? estourou a do meu sentra e gostaria de olocar original. obrigado
albertodemelofaria
albertodemelofaria

Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/03/2016
Idade : 42
Localização : Ilhabela-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por andre fachini Seg Nov 28, 2016 5:12 pm

Original, imagino só se importando...ou CCS mesmo...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por albertodemelofaria Seg Nov 28, 2016 5:31 pm

valeu andre . alguem sabe ou ja trocou a coifa e comprou uma marca de boa qualidade?
albertodemelofaria
albertodemelofaria

Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/03/2016
Idade : 42
Localização : Ilhabela-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por WilsonM Seg Nov 28, 2016 5:34 pm

essa coifa é muito cara? Até pela comodidade, eu acho que pegaria numa css mesmo. Senão é comprar no ML.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por albertodemelofaria Seg Nov 28, 2016 5:38 pm

entao eu to tentando ligar nas css mais proximas da minha cidade (ilhabela-sp) e pasmem nao atendem o tel em nenhuma delas. e uma vergonha.vou continuar tentando e agradeco aos amigos
albertodemelofaria
albertodemelofaria

Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/03/2016
Idade : 42
Localização : Ilhabela-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por albertodemelofaria Seg Nov 28, 2016 5:44 pm

sera q a do fluence serve no sentra 2008?
albertodemelofaria
albertodemelofaria

Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/03/2016
Idade : 42
Localização : Ilhabela-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por andre fachini Seg Nov 28, 2016 7:26 pm

Nem sei não...mas qqr uma não das mais baratas do ML irá te servir...no maximo as abraçadeiras serão fracas...do mais serve tranquilo
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Peças de Reposição B16 - Página 17 Empty Re: Peças de Reposição B16

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 17 de 29 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 23 ... 29  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos