Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Consumo do Sentra B16

Página 22 de 22 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22

Ir em baixo

Consumo do Sentra B16 - Página 22 Empty Re: Consumo do Sentra B16

Mensagem por uenderduarte em Ter Jul 23, 2019 8:31 am

luuuuucas escreveu:Já resetou o computador de bordo?
Como ele mostra a MÉDIA, então se o antigo proprietário utilizava alcool e pisava bem vai mostrar essa média baixa mesmo, ela vai melhorando vagarosamente se você começar a utilizar gasolina e andar "economicamente".
Depois de resetar vai uns dois tanques de combustível até mostrar o valor mais aproximado do combustível, e ela começa super bem e vai baixando.
Resetei a media no meu e fiz o calculo na bomba para saber em ambos os combustíveis qual era o consumo. Assim fica mais fácil de se ter uma noção de qual combustível está compensado mais.
Recomendo que faça o reset do CB para que vc comece a acompanhar a sua realidade.
Desculpe a ignorância, mas eu nao sei como reseta o Cb. Vc poderia me dizer como faz isso?

uenderduarte

Mensagem por luuuuucas em Ter Jul 23, 2019 8:36 am

No B17 não sei como faz, mas no B16 tem um "pino" no painel que basta apertar por 1 segundo.

luuuuucas

Mensagem por fogaca em Qua Set 18, 2019 1:26 pm

Boa tarde Pessoal

Tenho meu sentra b16 2012 sl a mais de 3 anos

no começo usava gasolina e tinha médias de 10km com litro, depois do aumento de preço passei pro etanol com média de 7

depois que um dos bicos deu problema o consumo nunca mais foi o mesmo, já troquei os bicos , vela, passei scanner e o consumo tanto no alcool quanto na gasolina não passa de 5km por litro.

Alguma dica do que mais eu possa ver pra tentar melhorar isso ?

E alguém de são paulo zona leste conhece um bom mecanico ?

abs

fogaca

Mensagem por WilsonM em Qua Set 18, 2019 2:52 pm

Sentra fazer 10 km/l é improvável, a menos que você só trafegue em estrada.

Mas 5 km/l na gasolina não é normal também, desde que você esteja usando combustível de qualidade. E nunca confie muito nos dados do computador de bordo, sempre tem alguma distorção.

Se não tem como colocar o carro no scanner para analisar o comportamento das sondas lambda, eu tentaria rodar pelo menos 2 tanques com gasolina aditivada da Shell, ela é mais cara, mas pelo menos a chance de adulteração do combustível é um pouco menor. Eu procuro abastecer sempre no mesmo posto, e a variação do consumo é bem grande.

Por exemplo, esta semana o meu Sentra está marcando 8,8 km/l na gasolina, trânsito somente urbano, mas tem semana que o computador de bordo chega a marcar 7 km/l, mesmo sendo gasolina do mesmo posto.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por fogaca em Sex Set 20, 2019 12:35 pm

WilsonM escreveu:Sentra fazer 10 km/l é improvável, a menos que você só trafegue em estrada.

Mas 5 km/l na gasolina não é normal também, desde que você esteja usando combustível de qualidade. E nunca confie muito nos dados do computador de bordo, sempre tem alguma distorção.

Se não tem como colocar o carro no scanner para analisar o comportamento das sondas lambda, eu tentaria rodar pelo menos 2 tanques com gasolina aditivada da Shell, ela é mais cara, mas pelo menos a chance de adulteração do combustível é um pouco menor. Eu procuro abastecer sempre no mesmo posto, e a variação do consumo é bem grande.

Por exemplo, esta semana o meu Sentra está marcando 8,8 km/l na gasolina, trânsito somente urbano, mas tem semana que o computador de bordo chega a marcar 7 km/l, mesmo sendo gasolina do mesmo posto.

o mecanico que vou ta deixando a desejar, por isso perguntei sobre indicação de mecanico aq em sp capital, pode ser algo q ele não viu

fogaca

Mensagem por meaesc em Seg Out 07, 2019 9:51 pm

E complicado, eu mesmo adquiri o meu Sentra, 2011/12 MT. E estou empolgado com as médias que estão variando entre 10 , e acreditem quase 12,5 num misto de ruas com farol e marginal (sp) claro já até peguei trânsito pesado, mas desenvolvendo se manteve em 9.9, acredito que isso é devido o carro ser câmbio manual. E por enquanto , só usando Gasolina aditivada, e senti um melhor rendimento com a Shell, e senti que na dt clean da Ipiranga, essa variação fica um pouco abaixo. Acredito que se pegar somente trânsito parado caia bastante, o que e normal pra um carro com esse peso e motorização. E outra tenho usado sempre que posso o controle de velocidade, quando consigo desenvolver melhores velocidades.

meaesc

Mensagem por fogaca em Qui Out 10, 2019 3:25 pm

pessoal, poderiam me ajudar dizendo o que verificar para melhorar o consumo, vou fazer uma revisão geral

abs

fogaca

Mensagem por meaesc em Qui Out 10, 2019 3:55 pm

Então Fogaça, apesar de eu ser novo no canal, e TB novo como usuário de Sentra, procurei me informar bastante, e dito isso normalmente corpo de borboleta sujo ou mangueira de tbi rasgada podem aumentar o consumo, aí de resto vai depender muito da km do carro, tipo velas que precisem ser trocadas ou algum bico fora de alimento e em último caso até alguma bobina. Mas normalmente pelo que eu saiba, quando se passa o scanner no carro , costuma dar alguma dica do que se precisa fazer.

meaesc

Mensagem por edu-infor em Qua Out 16, 2019 9:48 am

Fala pessoal,
Tenho um Sentra CVT 2012/2013 faz alguns meses, a média andando no bairro (lombadas e ladeiras) não passa dos 5 km/l na gasolina, na estrada já chegou a fazer 8 km/l.
Ele está com 81000 km e fiz limpeza de TBI e troca de velas, colocando a Iridium, mas não resolveu.
Uma duvida, a troca de bobina e cabos de vela é necessário também?
No aguardo.
att

edu-infor

Mensagem por WilsonM em Qua Out 16, 2019 11:19 am

pelo computador de bordo, meu Sentra 2012/13 tem marcado algo ao redor de 8,9 km/l, andando só em cidade.

Algumas coisas que eu sempre sugiro para conseguir o máximo de economia:

- ar condicionado desligado
- óleo de motor 5W30 SN, ILSAC GF-5, totalmente sintético
- calibre os pneus com pressão acima da indicada na fábrica
- gasolina de qualidade, se quiser use aditivos, eu aplico os da STP de tempos em tempos
- alterne uso de álcool e gasolina de tempos em tempos, o álcool no final das contas tem algumas propriedades boas, como ajudar a manter o motor limpo, talvez evitando a carbonização.
- fica de olho na temperatura do motor, abaixo da temperatura ideal é ruim, mas quando a temperatura sobe além disto, também é prejudicial ao consumo
- evite uso dos equipamentos elétricos do carro, luz, som, ventiladores, celulares, tudo consome parte do combustível.

- confira que você tenha um filtro de ar de qualidade, eu geralmente sugiro usar FRAM.

De resto, é jeito de dirigir, mantenha o giro do motor sempre ao redor de 1.500 rpm, prefira trajetos onde possa manter o giro constante, em cidade sempre é possível deixar o carro andar sem precisar usar o acelerador, retire o máximo de peso possível do carro, por exemplo não transforme seu carro em armário.

Fique atento também com a origem das peças que comprar, vi um estudo na Austrália sobre velas de carro, mesmo lá um país superdesenvolvido, a chance de comprar uma vela falsificada é enorme. Se quiser, veja a reportagem que publicamos no nosso blog, link a seguir:
https://www.nissanclube.com.br/2019/10/investigacao-conclui-que-60-das-velas.html

Quanto a bobina, peça para o auto-elétrico especializado em injeção fazer um teste. E peça pra colocar o carro no osciloscópio pra monitorar direito o comportamento das duas sondas lambda do carro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por edu-infor em Qui Out 24, 2019 1:22 pm

WilsonM escreveu:pelo computador de bordo, meu Sentra 2012/13 tem marcado algo ao redor de 8,9 km/l, andando só em cidade.

Algumas coisas que eu sempre sugiro para conseguir o máximo de economia:

- ar condicionado desligado
- óleo de motor 5W30 SN, ILSAC GF-5, totalmente sintético
- calibre os pneus com pressão acima da indicada na fábrica
- gasolina de qualidade, se quiser use aditivos, eu aplico os da STP de tempos em tempos
- alterne uso de álcool e gasolina de tempos em tempos, o álcool no final das contas tem algumas propriedades boas, como ajudar a manter o motor limpo, talvez evitando a carbonização.
- fica de olho na temperatura do motor, abaixo da temperatura ideal é ruim, mas quando a temperatura sobe além disto, também é prejudicial ao consumo
- evite uso dos equipamentos elétricos do carro, luz, som, ventiladores, celulares, tudo consome parte do combustível.

- confira que você tenha um filtro de ar de qualidade, eu geralmente sugiro usar FRAM.

De resto, é jeito de dirigir, mantenha o giro do motor sempre ao redor de 1.500 rpm, prefira trajetos onde possa manter o giro constante, em cidade sempre é possível deixar o carro andar sem precisar usar o acelerador, retire o máximo de peso possível do carro, por exemplo não transforme seu carro em armário.

Fique atento também com a origem das peças que comprar, vi um estudo na Austrália sobre velas de carro, mesmo lá um país superdesenvolvido, a chance de comprar uma vela falsificada é enorme. Se quiser, veja a reportagem que publicamos no nosso blog, link a seguir:
https://www.nissanclube.com.br/2019/10/investigacao-conclui-que-60-das-velas.html

Quanto a bobina, peça para o auto-elétrico especializado em injeção fazer um teste. E peça pra colocar o carro no osciloscópio pra monitorar direito o comportamento das duas sondas lambda do carro.

Caraca, show de bola a explicação, parabéns amigo!!!!!
Obrigado mesmo, vou conferir tudo.
Abraços

edu-infor

Mensagem por WilsonM em Sex Out 25, 2019 9:52 am

O perfil do motorista, de como dirige é crucial para economia de combustível. As diferenças podem chegar fácil a 30% entre quem dirige de forma muito arrojada e aqueles que dirigem de forma extremamente tranquila.

Em ruas de cidade nem sempre dá para fazer, mas existem duas coisas que só se ensina em escolas de pilotagem. Primeiro, tangenciamento de curvas, frear antes da curva, aproveitar para carregar velocidade (aproveitar a inércia) e ter uma saída de curva mais rápida, o que representa que houve menor desperdício de energia. A outra coisa que se aprende em escola de pilotagem, aproveitar ao máximo as retas, que é onde os pilotos ganham tempo, para um motorista em ruas ou estradas é o momento de aproveitar o melhor regime de rpm em relação a torque e potência, aliado a inércia do carro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por WilsonM em Seg Out 28, 2019 5:45 pm

uma outra dica bacana para economizar combustível: se você deixar o carro andar por inércia, o módulo da injeção praticamente corta a injeção de combustível, é como andar sem gastar nenhuma gota de combustível.

O módulo da injeção também percebe sua intenção de parar, especialmente ao detectar diminuição de velocidade e diminuição de giro do motor, não precisa nem por o pé no breque. Também nestes casos, o módulo corta a injeção.

Daí que é importante ficar de olho não apenas no carro à frente, quanto mais longe você conseguir visualizar a condição da pista melhor, porque aí você pode antever a manobra com o carro. Por exemplo, se for possível ver um farol fechado a 100 metros e se a condição de trânsito permitir, você pode tentar deixar o carro perder velocidade aos poucos, de sorte que ao chegar ao farol este já esteja no verde, não é desejável fazer o carro parar, e quanto menos acionar o pedal do freio melhor. Esta é uma dica que me deram ao usar simuladores de corrida. Por exemplo, no autódromo de Interlagos, na reta dos boxes, os pilotos começam a pensar e olhar para a entrada do S do Senna, começam a se preparara para frear e tangenciar as curvas muito antes do que faria um motorista normal. Os pilotos não usam estratégia reativa, mas antevêm as manobras com muita antecedência, já sabem de antemão o ponto de frenagem, e buscam o menor desperdício de energia possível. Numa entrada de curva, o objetivo não é frear o mais tarde possível, já que isso prejudica demais a entrada na curva, tangenciamento, o que causa perda de velocidade, perda de energia, atrasa a retomada de velocidade, desgasta mais ainda o conjunto pneus+freios.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por WilsonM em Qua Out 30, 2019 9:34 am

hoje em SPaulo deve fazer muito calor, o que me lembrou que o ar condicionado dos carros.

No caso do Sentra, graças a seu motor 2.0, quase não se percebe perda de potência ao conduzir o carro, já que os mais de 140hp são mais do que suficientes para conduzir o carro em trechos urbanos ou para trafegar em autoestrada a velocidades de cruzeiro dentro dos limites de velocidade de cada via.

A capacidade de refrigeração tem a ver com o tamanho e potência do compressor, que demanda bastante do alternador e, por consequência, traz sim sensível aumento no consumo de combustível.

Viver ser ar condicionado não é possível, então o que se pode tentar fazer para minimizar o efeito no consumo? Primeiro, utilize a velocidade do ventilador no mínimo possível, prefira utilizar o sistema no modo de recirculação. Se você mantiver o ventilador na sua velocidade máxima, você efetivamente vai fazer o sistema tentar resfriar mais o ar, os sensores do ar condicionado vão perceber, e vão aumentar a pressão no sistema, demandando mais carga do compressor e acionamento da ventoinha e frequentemente disparando o segundo estágio.

Ou seja, se você sentir que atingiu a temperatura de conforto, reduza a velocidade do ventilador. Se for realizar um trajeto curto, talvez seja até mais interessante nem acionar o sistema de ar condicionado.

Tudo vale para tentar conseguir economizar combustível, já que com gasolina acima de R$4,00 não tá fácil pra ninguém.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 22 de 22 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22

Permissão deste fórum: