Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyOntem à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyOntem à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyOntem à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyOntem à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyQua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyQua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyQua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

+3
dtyonline
pimenta59
SmithC
7 participantes

Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por SmithC Sex Nov 25, 2016 10:04 pm

Ajudem um novato em bancos de couro... 1º carro com couro. Question

O que se deve usar?
O que não se pode usar?
Quais produtos são bons?

SmithC

Mensagens : 83
Data de inscrição : 24/09/2016

Beto Guima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por pimenta59 Sex Nov 25, 2016 10:18 pm

Para limpar:

Qualquer produto de limpeza doméstica não muito abrasivo. Na dúvida, dilua o produto em água.

Para Hidratar:

Qualquer hidratante de pele

Use uma esponja para limpar e outra para hidratar. Para limpar, pode usar o lado verde (áspero) de uma esponja de cosinha, e para hidratar, use OUTRA ESPONJA macia.

Produtos bons:
Para limpar: Veja MultiUso (da garrafa azul), Álcool
Para hidratar: Creme Nívea da lata azul, ou uma mistura de 50/50 de Álcool e Óleo Johnson para bebê tradicional

Os produtos "específicos" são uma variação CARA disso, e os que são baratos, são uma versão disso sem qualidade.

Jamais limpe sem hidratar, mas pode hidratar sem limpar, e hidratar é BEM MAIS IMPORTANTE que limpar.

Se sentir o banco seco, HIDRATE URGENTEMENTE. Se deixar ressecar e criar uma estria, já era.

O maior vilão dos bancos de couro é o SOL, que resseca os bancos.





Dica não importante, para ninjas:

Na falta de tudo, até WD-40 dá uma melhorada sem estragar o banco, MAS SÓ WD, os outros estragam o banco. Só use em caso de emergência.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por SmithC Dom Nov 27, 2016 10:26 am

Valeu pimenta!

SmithC

Mensagens : 83
Data de inscrição : 24/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por dtyonline Ter Nov 29, 2016 5:39 am

WD40 nos bancos em couro curioso saber, tudo bem que é multiuso como muitos comentam pimenta59, boa dica.

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por pimenta59 Ter Nov 29, 2016 8:02 pm

dtyonline escreveu:WD40 nos bancos em couro curioso saber, tudo bem que é multiuso como muitos comentam pimenta59, boa dica.

Abraços,

Num é a melhor das coisas. Mas, digamos que NÃO TENHA NADA, NADA MESMO e tu queira dar uma ajeitada no banco. Passa um pano úmido para tirar a poeira e depois passa o WD, que é melhor do que nada.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por dtyonline Qua Nov 30, 2016 11:13 pm

Entendi as instruções pimenta59!

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por leogregol Seg Set 24, 2018 8:34 am

Vou reavivar o tópico pois precisei buscar orientações recentemente para cuidar dos bancos do meu recém adquirido Sentra.
Também é meu primeiro carro com banco em couro, não sabia como cuidar, depois de muito ler e conversar com alguns "detailers" (nome dos profissionais em detalhamento automotivo), cheguei as seguintes conclusões:

Considerações:
Jamais use alcool no banco, nem mesmo diluído em água. Também não use produtos para cozinha (desengordurante, detergente).
Para a limpeza de manutenção, pode ser feita com uma flanela umedecida em água apenas.
Nunca, jamais use hidratante de pele, óleos corporais ou silicone. Os hidratantes e óleos de pele são formulados para a absorção da pele humana, o que é diferente do couro animal.
Regra de ouro: banco que brilha não significa banco bem cuidado.
Por quê?
Compare a uma jaqueta de couro nova, ela tem aspecto fosco ou brilhoso? O couro limpo, hidratado tem que seguir o mesmo aspecto, fosco e macio.

Passos para uma limpeza:
1º aspire com o bocal de escova o banco. O bocal de escova serve para não arranhar o couro, o que poderia acontecer se usar a ponteira fina ou o bocal padrão do aspirador de pó.
2º use uma APC para interiores. Eu usei o APC da marca Cadillac, tem um cheiro bom, dilui ele para limpeza pesada e apliquei com borrifador no banco.
3º com aquelas escovas para sapatos (largas, de cerdas macias, vendidas em mercados) escove o banco onde aplicou o APC. Nas costuras, use uma escova de dente de cerdas macias.
4º passe uma flanela de microfibra para secar o excesso de produto
5º como meu banco estava bem sujo (leia-se brilhoso), usei ainda o produto Higicouros da Vonixx, a consistência é em gel e rende bastante. Coloque um pouco do produto em uma espuma aplicadora (pode ser aquelas esponjas de louça para superfícies delicadas) e faça movimentos circulares.
6º em um borrifador somente com água, borrife no banco e seque com uma microfibra limpa
7º espere uns 10 a 20 minutos (o tempo de fazer toda a limpeza nos demais bancos) e comece com a hidratação
OBS.: Tem uma vasta gama de produtos para hidratação de couro, com preços variados. Eu optei pelo mais em conta e com melhores avaliações.
8º passe o produto para hidratação de couro. Eu usei o Hidracouro da Vonixx, a consistência é de creme e também rende bastante. Apliquei com uma esponja nova (pode ser as aplicadoras ou a de louça para superfície delicada) e faça movimentos circulares. Na parte central do banco, onde o couro é furado, tome cuidado para não aplicar em excesso e ficar acumulado muito produto.
9º finalize com uma microfibra macia (eu usei aquelas de gramatura 800, pelo longo, usadas para secagem). Esta finalização serve para retirar o excesso de produto e para dar brilho.

O ideal é fazer esta limpeza a cada 60 dias (APC + Hidratação) ou (Higicouros + Hidratacouros).
Sempre usar escovas de cerdas macias, espumas macias e microfibras limpas.
A microfibra que usei para retirar o excesso de APC ficou muito suja, praticamente precisei lavar depois de fazer o banco traseiro e a cada banco dianteiro. Mas como falei antes, meu banco estava muito sujo, bastante brilhoso. Agora parece que saiu de fábrica.

Espero que ajude.

leogregol

Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/01/2018
Idade : 35
Localização : Veranópolis/RS

Valério Assolari, Beto Guima, Isac e Silvia Barbosa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por tiagorochanh Qua Jan 02, 2019 4:45 pm

informação boa e completa, porém, sempre existem divergências de opinião... já vi empresas especializadas dizendo que usar sabão ou detergente neutro com esponja não prejudica o couro e que o hidratante pra pele serve perfeitamente...

eu já fiz esse processo "caseiro" nos bancos do meu carro anterior e o resultado foi muito bom, pelo menos durante os quase 3 anos que fiquei com ele.

tiagorochanh

Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/12/2018
Idade : 39
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por WilsonM Qua Jan 02, 2019 6:50 pm

eu aposto que a maioria dos carros usa o tal de couro ecológico hoje em dia, que na verdade deve ser um tipo de polímero que imita a textura e a aparência do couro natural.

E, também opinião pessoal, não usaria nenhum produto que contenha álcool, acetona ou coisa do tipo.

Estes couros ecológicos são bem resistentes, duram muito. Hidratantes ou coisa do gênero ajudam para deixar os bancos brilhando, mas eu aconselho a fazer um teste em pequena área antes de qualquer coisa. Em geral o couro absorve bem os produtos que passamos, e uma parte certamente se perde por pura evaporação. O teste é importante, afinal se o produto não for absorvido nem evaporar pode pegar na roupa de quem se sentar no banco, o que pode ser meio desagradável. Além do cheiro, que nem todo mundo pode achar agradável.

O principal é limpar bem os bancos regularmente, sabão ou detergente neutro em pequena quantidade diluída em água costuma dar conta do recado.


Outros produtos específicos para couro podem ser usados, mas geralmente me dão uma sensação ruim, já usei alguns que deixaram o banco liso e escorregadio, o que eu não gosto muito.


Já couro natural precisa de cuidado mesmo, principalmente hidratação. Eu tinha uma jaqueta de couro, que acabou ressecando e rachando toda, chegando a descascar. Aí me disseram que em jaqueta de couro até graxa de sapato pode usar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Valério Assolari e Beto Guima gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por rodolfonr2 Seg Jan 23, 2023 10:33 pm

Galera boa noite: tenho um Sentra Unique e existe uma forma mais " fácil " e com poucos produtos ja meio prontos para fazer as coisas ou tem que fazer toda a bíblia do banco de couro aqui?

Muito obrigado e grato ja pelas informações contidas aqui!
rodolfonr2
rodolfonr2

Mensagens : 152
Data de inscrição : 20/12/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer? Empty Re: Bancos de Couro : O que fazer e o que não fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos