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Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

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Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por wanderleypassos em Sab Out 22, 2016 9:07 am

Olá a todos os integrantes do fórum, sou novo aqui, me chamo Wanderley, sou cearense e moro atualmente em Natal/RN.
Estou quase fechando negócio no meu primeiro carro, um Nissan March S 1.6, 2013/2014, branco, câmera de ré e mídia nav (positron) e com 30.000km rodados, única dona.
O dono de uma oficina daqui me disse que o carro é bom de dirigir e é econômico, disse que as peças são muito difíceis de conseguir e são caras, também disse que caso quebrasse "podia preparar o bolso", não vou mentir que fiquei preocupado, então:

  • Esse modelo é mesmo bom?


  • Caso quebre, "posso preparar o bolso"? ele quebra com facilidade?


  • Qual é o custo médio de manutenção


  • Alguém que tem ou teve um poderia em falar em linhas gerais se vale a pena comprá-lo?

Peço perdão mas esse é o meu primeiro carro e esse mecânico colocou uma grande dúvida em mim, agradeço a atenção.


Última edição por wanderleypassos em Sab Out 22, 2016 6:10 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Sab Out 22, 2016 9:34 am

Peças e fluidos comuns, como filtros e óleo estão na média na css (autorizada); além de que acha facilmente no mercado paralelo e mais baratos.

Pastilhas de cerâmica (R$ 180) e discos de freios (R$ 500), velas de platina (R$ 200 - 300, essas aqui no paralelo) são mais caras que peças comuns de outros carros, mas tem um motivo: as pastilhas de cerâmica, duram muito mais que as pastilhas comuns e mais baratas; as velas de platinas têm durabilidade maior que vela comum, com troca prevista até a cada 100 mil km; já os discos acho que são forjados por isso mais caros; tudo isso justifica muito bem o preço maior.

O que são mais caras mesmo são peças de acabamento e peças mecânicas mais complicadas, usadas tipo em uma batida forte; essas sim metem medo, mas a solução pra isso é ter um bom seguro no seu carro.

Costumo cotar preços de peças na css aqui da minha cidade, pra acompanhar os valores; a ultima vez que cotei foi em março/2016 e estava assim:

Óleo SN 5w30 GF5 - R$ 29
Arruela cobre do bujão - R$ 7
Filtro de óleo - R$ 46
Filtro de ar - R$ 68
Filtro de cabine - R$ 80
Fluido de freio - R$ 45
Fluido do radiador- R$ 43
Pastilhas de freio - R$ 179
Palhetas do parabrisa - R$ 57
Jogo de velas - R$ 450
Correia Poly-V - R$ 114

Óleo e filtros acho "normais" os preços; óleo compro na css mesmo, mas pode achar mais barato ainda no mercado paralelo, já os filtros compro por fora, por achar mais barato no paralelo.
Como pode ver, manutenção comum e periódica dele é normal como de qualquer outro carro.

Problemas comuns ao carro: do que já notei desde o antigo Clube e nos grupos de Facebook:

- o mais comum: buchas da suspensão, não suportam muito o asfalto daqui, custam R$ 120 no paralelo; na css só existem as bandejas completas e custam + ou - R$ 800
- luz da injeção acessa, pode ser sujeira causada por combustível ruim ou problemas em bicos, sensor MAF, TBI, sonda lambda, dependendo do problema é fácil de resolver
- atuador da embreagem, pode dar problema e faz a embreagem deixar de funcionar e parando o carro, não me recordo o custo exato, mas acho que fica na casa dos R$ 400

Se me perguntassem: "compraria um outro March?"
Diria que compraria sim; acho o carro forte (1.6) pro peso dele, econômico, robusto; em 5 anos o meu nunca deu problemas graves e quando deu foi trocada a peça em garantia (sensor MAF do motor), o outro problema que me deu recente, foi a queima de uma luz de ré Laughing


Última edição por icefly25 em Sab Out 22, 2016 10:09 am, editado 1 vez(es)
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por wanderleypassos em Sab Out 22, 2016 10:07 am

Muito obrigado pela resposta icefly25, me deixou mais tranquilo Laughing , do jeito que alguns mecânicos falam dá a impressão que o carro é ruim.
Provavelmente segunda fecho o negócio.
Grande abraço!
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por WilsonM em Sab Out 22, 2016 10:52 am

muito bom, icefly.

estou achando bem resistente esse seu March.
Não teve de trocar nem a suspensão até hoje?
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Sab Out 22, 2016 11:04 am

Só troquei as buchas da suspensão dianteira, com 40 mil km, pois já estavam rasgando, não tinham rompido completamente.

De resto foi esse problema no sensor MAF, trocado em garantia, quando o carro estava com 20 mil km (em 2013, já estava no antigo clube), revisões anuais e troca de pneus, também aos 40 mil km.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por pimenta59 em Dom Out 23, 2016 1:11 am

Esquece o que mecânico fala. Simplesmente esquece. A maioria só fala bem dos carros que eles mexem diariamente. Mesmo que tais carros quebrem com frequência.

O de Áice acredito que seja o March mais antigo do clube, o meu, não sei, mas tem 4 anos e meio, a única coisa trocada foi as bandejas de suspensão em garantia POR BARULHO, fazem quase dois anos. E só dava barulho quando chovia ou passava em poças dágua. Como estava em garantia, reclamei e trocaram. Todos os Marchs mexicanos passaram ou passarão por isso, que, sinceramente, é uma besteira comparado aos problemas dos carros nacionais.

A única peça fora o óleo e filtros que tive que trocar até hoje, foi a bateria, e coloquei uma bateria pequenininha de 48A, já que a original também era de 48A. E está 100% até hoje.

A confiabilidade mecânica do March/Versa/Sentra B16/Livina 1.8/Tiida, ou seja, todos os NISSAN que usam motor NISSAN e são importados do méxico é infinitamente superior aos carros mais comuns no Brasil. Só quem se aproxima é Honda e Toyota, e mesmo estes, tem suas ovelhas negras (Corolla com bico entupindo direto e problema no tensionador da corrente, Civic com problema na caixa de direção e também no tensionador da corrente, Honda Fit com problema de compressão no cabeçote, etc.)

Mas, sem querer ser chato, mas tendo que ser de qualquer maneira, Natal é famosa pelas oficinas ruins no nordeste todo. A turma vem de lá para dar manutenção em oficina daqui de Recife ou de João Pessoa. Não que as daqui sejam lá muito boas, mas mostra o nível das do "erriéne" todo.

Talvez esse mecânico nem seja má pessoa, apenas está falando sem conhecimento de causa. E relembrando: os piores problemas em um veículo são causados por mecânicos despreparados. Dá uma passeada no fórum, tu vai ver as proezas.




E
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Dom Out 23, 2016 9:45 am

Pimenta o meu March SV tirei 0km em novembro/2011; até hoje o problema mais sério foi o de sensor MF, trocado em garantia, em 2013 e nunca mais deu nada.

Depois, fora as manutenções anuais comuns, no 4º ano: troca da bateria original, troca de palhetas de parabrisa, troca de pneus + as buchas da bandeja (garantia negada); e com 5 anos, troca de 1 lâmpada Smile

Também acho a robustez dos Nissan no nível de Honda e Toyota; por vender menos que essas 2 a Nissan não é badalada como elas; se falarem que é por causa do preço de peças, pra mim isso não cola, pois temos na garagem da família Honda e Toyota e o custo da manutenção é igual ao da Nissan.

O importante pro amigo ai, é pegar um carro usado, ms que o dono tenha tido cuidado, dado as manutenções devidas.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por pimenta59 em Dom Out 23, 2016 8:23 pm

É. E em caso de problemas, assim como NISSAN, certamente será por besteiras do carro com o dono anterior.

Aliás, já reparou que todo problema nos NISSAN (exceto o do Sentra B17, que queima eletroventilador), TODOS SEM EXCESSÃO, são de carros comprados de segunda mão? É sempre "Comprei um (nome do carro) 200X" e ele está (digite aqui o problema)." Acompanhado ou não da pergunta do mal: "É normal"?

Para mim o mais hilário até hoje foi o da moça lá do Tiida recém comprado com o pedal do freio que ela pisava e o pedal não voltava sozinho, tinha que puxar de volta com o pé, e ela disse que o dono anterior disse que "era normal, numa freada mais brusca".
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por wanderleypassos em Ter Out 25, 2016 8:01 am

Obrigado pelas dicas pimenta, não sabia dessa má fama das oficinas daqui, vou ficar bem atento com relação a isso... acho que vou seguir algum mecânico da css nissan daqui e ver se ele faz serviço por fora Laughing
icefly, o carro está num estado muito bom, com quase 30.000km rodados e foram feitas as revisões de 10 e 20 na concessionária, segundo a dona só foi trocada a bateria e manutenção comum, como filtros, óleos etc.
Estou convencido que essa imagem ruim dos carros da nissan não se justifica na vida real.
Abraço!
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Ter Out 25, 2016 9:15 am

Só pra contrariar, pintou um problema chato no meu Sad o ventilador parou de funcionar, provavelmente precisa trocar um resistor.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por pimenta59 em Ter Out 25, 2016 9:58 am

Bicho, sem querer botar urucubaca em riba de tu, mas, na moral, recentemente tu meteu troços elétricos no carro não foi? Traduzindo, desses que tem que passar fio e cortar fio, etc?

Lembrei do problema das bombas de combustível do Cívico, que a turma desce a lenha. O problema não é a bomba que é de baixa qualidade, nem o carro, o problema é instalação elétrica mal feita, com fio de bitola errada, emenda mal feita com fio fechando curto na carroceria, etc.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Ter Out 25, 2016 10:00 am

Só o farol de neblina, que não cortou fio de nada no carro, foi plug n' play, acompanhei o cidadão instalando... mas por via das dúvidas vou verificar isso.

Comentaram pra mim que esse problema acontece com Sentra e Frontier.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por pimenta59 em Ter Out 25, 2016 10:42 am

Mas tem solução?
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Ter Out 25, 2016 12:34 pm

Sim tem solução, no meu caso vai depender da avaliação do problema, mas me falaram que 90% dos casos é queima de uma resistência; estou vendo preços no Mercado Livre de R$ 100 pela peça (mas não sei se serve pro March/Versa) e no eBay por R$ U$ 30.

Meu sobrinho me indicou uma oficina que teria um cara fera em ar condicionado de Honda, Toyota, etc, ex técnico da Denso, é próximo a minha casa e passo sempre pelo lugar, nunca prestei atenção, na verdade pensava que era oficina estilo "joão da esquina"... confio nele porque como eu, esse meu sobrinho é "chato" com carro.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por wanderleypassos em Qui Out 27, 2016 4:17 pm

Obrigado pelas dicas galera, peguei hoje meu march
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por pimenta59 em Qui Out 27, 2016 6:57 pm

Massa. Um mexicano branco. Não é tão comum.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por icefly25 em Qui Out 27, 2016 8:43 pm

Legal Smile
Agora é verificar se precisa fazer manutenção, levando pra revisão (se ainda estiver na garantia); ou trocar em uma boa oficina filtros e óleo (se houver necessidade); o valor das revisões tem no site da Nissan e temos tópico sobre isso aqui no Clube.

Ocusto de manutenção, se for comprar fora, sai uns R$ 160 pra troca de óleo e filtro; os outros filtros de ar e combustível, gasta em torno de R$ 60 por eles.

Recomendo dar um lida no manual pra se familiarizar com a manutenção dele - tópico de óleo já tem um fixo com bastante informação; tópico de revisão, idem, e por ai vai.
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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

Mensagem por Marcelo2016 em Seg Out 31, 2016 12:03 am

Das coisas que me desagradam na Nissan são a parceria com a Renault, mas felizmente nem o 1.0 eles compartilham mais. A Frontier compartilhará plataforma e espero que não, motores com a Renault e a Mercedes.
A Mercedes, que tem vários carros entre os que mais quebram na Europa nos últimos anos. http://www.msn.com/pt-br/carros/servicos-e-manutencao/carros-que-mais-estragam-o-seu-n%c3%a3o-deveria-estar-aqui/ss-AAiGSE3?ocid=spartanntp

Também não gosto do estilo de gestão do Carlos Ghosn, focado apenas nos resultados financeiros. Dane-se o pós-venda, dane-se o controle de qualidade rígido, vamos cortar custos e aumentar os lucros. No Brasil nem faz muita diferença porque o consumidor está acostumado a ser tratado como um lixo, mas no Japão por exemplo, houve muitas críticas com relação ao pós-venda.

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Re: Opinião de um mecânico sobre o March e sugestão dos integrantes

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