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Re: Sistema de arrefecimento
Blz amigo. Obrigado pela atenção.
Amanhã vou comprar o Coolant da Petronas azulado, esvaziar o reservatório e colocar ele. Depois vou repor na medida que ir diminuindo.
Amanhã vou comprar o Coolant da Petronas azulado, esvaziar o reservatório e colocar ele. Depois vou repor na medida que ir diminuindo.
Bruno Meireles- Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/05/2018
Re: Sistema de arrefecimento
Carlos Xasv escreveu:PabloJr escreveu:Pessoal boa noite, trago para vocês um vídeo do ChisFix maior Youtuber DIY Automotivo do mundo, sobre COMO FAZER UMA SUPER LIMPEZA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO. O vídeo está em inglês, mas mesmo pra quem não entendem a língua é bem fácil de compreender o processo. Achei muito interessante o fato de ele retirar a válvula termostática a cada abastecimento e rodar com o carro por 10 Min para retirar os contaminantes do bloco, por favor OPINEM!
Muito obrigado pelo video Pablo!
Olá a todos, agora só pra avisar em combinado com o próprio ChrisFix eu traduzi o vídeo relatado que agora tem opções de legendas em PORTUGUÊS. Para quem se interessar nos detalhes falados e não tem conhecimento da língua inglesa.
Clicke na engrenagem > Legendas (c/c) > selecione Português (Brasil) e pronto.
PabloJr- Mensagens : 44
Data de inscrição : 07/08/2017
Localização : Goiânia - GO
Re: Sistema de arrefecimento
Tava olhando e o fluido que atende a norma Nissan é o HOAT e não o OAT, a Valvoline tem uma linha especifica para carros Asiáticos Zerex Asian que é HOAT e outra para carros americanos Zerex Dex Cool que atende OATMondeoMan escreveu:icefly25 escreveu:Que saiba são fornecedores diferentes; da Honda é o Pentonsin no Brasil; o da Nissan é STP.
Fico com pé atrás disso, por isso não misturaria os 2.
Eu fico bem tranquilo em usar o da Honda. De fato já fiz uma troca parcial com 4 litros dele, sem fazer lavagem ou flush, apenas para substituir parte do aditivo.
Os carros asiáticos, ex. Toyota, Nissan, Honda, Hyundai usam fluidos de arrefecimento tipo "OAT - Organic Acid Technology" e são miscíveis entre si. Os fluidos certificados pelas montadoras precisam obedecer a norma japonesa JIS 2234.
As principais vantagens desse aditivo OAT são o baixo ataque às mangueiras e a não agressão ao rotor da bomba d'água, por não conter silicatos.
Você nunca poderia misturar com outro tipo, como o HOAT, IAT, NOAT, etc, ainda mais pq não seriam do tipo recomendados para os motores Nissan.
Sem querer prolongar o post, aqui está uma lista com descritivo de todos esses tipos: http://www.engine-performance-online.com/amsoil-products/amsoil-antifreeze/engine-coolant-antifreeze-types/
douglasreis2002- Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/06/2016
Defeito sensor temperatura sentra 2014
Boa noite pessoal! Tenho um sentra no ano 2014 que apresentou defeito no sensor indicando superaquecimento no painel, porém a temperatura no motor estando normal. O grande problema é que o carro quando frio só da a partida depois da quinta tentativa com muita dificuldade. Já troquei o sensor e para minha surpresa depois de 1 mês o novo sensor também deu o mesmo defeito. Alguém já teve esse problema em seu carro?
Marcio Souza- Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2018
Re: Sistema de arrefecimento
Boa Tarde!
Pessoal precisava de uma orientação de vocês.Então fiz a limpeza do radiador do meu carro e usei o Petronas organico coolant up de embalagem azul com uma etiqueta prata na época,o que acontece que agora me parece que mudou a embalagem e segundo o vendedor a cor do liquido é rosa,e agora preciso completar o reservatório que acabou abaixando o nivel, devido a tampa está rachada.Minha pergunta seria posso completar o aditivo da mesma marca,porem de cor diferente?
Pessoal precisava de uma orientação de vocês.Então fiz a limpeza do radiador do meu carro e usei o Petronas organico coolant up de embalagem azul com uma etiqueta prata na época,o que acontece que agora me parece que mudou a embalagem e segundo o vendedor a cor do liquido é rosa,e agora preciso completar o reservatório que acabou abaixando o nivel, devido a tampa está rachada.Minha pergunta seria posso completar o aditivo da mesma marca,porem de cor diferente?
HumbertoROV- Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/03/2017
Idade : 48
Localização : São Gonçalo/RJ
Re: Sistema de arrefecimento
WilsonM escreveu:se for apenas questão do corante, acho que pode sim.
Obrigado Amigo
HumbertoROV- Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/03/2017
Idade : 48
Localização : São Gonçalo/RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Comprei um Sentra 2015 e, por erro meu, acabei colocando líquido de arredecimento bem acima do nível max. O sistema jogou pra fora um pouco do excesso, o que me levou a achar que havia algum vazamebto. Na oficina colocaram um namômetro e disseram que está vazando pressão. Mas agora não noto mais perda do nível, o que até queria pois o nível ainda está acima do max. Alguma sugestão? Pode perder pressão e não ter vazamento?
Frankalexandre- Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/09/2018
Re: Sistema de arrefecimento
Bom dia! Me cadastrei recentemente neste fórum! E queria pedir ajuda aos colegas, referente ao sistema de arrefecimento, tenho um Sentra 13/14(B17), esta em perfeito funcionamento, porém estou curioso como devo proceder para verificar o nível de liquido do reservatório de expansão, bem como fazer para abastece-lo caso necessite, pois em relação ao modelo anterior do B17, o reservatório de expansão é bem mais acessível, alguém tem alguma dica de como fazer a verificação e ou reposiçãodo liquido? Fico no aguardo da ajuda/dicas, obrigado.
Att,
Wilson
Att,
Wilson
Wilson de Assis- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/06/2019
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, meu liquido de arrefecimento está bem limpinho mas abaixou o nível por causa da bendita tampa. Quando comprei o carro (em concessionária, ano passado) o liquido foi trocado (aparentemente). É um liquido rosa, como faço pra analisa-lo e descobrir sua base? Tem alguma forma? Como está muito limpo eu não queria trocar, seria melhor completar com água destilada ou arriscar um líquido semelhante? Tô meio na dúvida, até porque aqui onde moro (Porto Velho/RO) a mão de obra é complicada.
TiagoAlves- Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2018
Re: Sistema de arrefecimento
TiagoAlves escreveu:Pessoal, meu liquido de arrefecimento está bem limpinho mas abaixou o nível por causa da bendita tampa. Quando comprei o carro (em concessionária, ano passado) o liquido foi trocado (aparentemente). É um liquido rosa, como faço pra analisa-lo e descobrir sua base? Tem alguma forma? Como está muito limpo eu não queria trocar, seria melhor completar com água destilada ou arriscar um líquido semelhante? Tô meio na dúvida, até porque aqui onde moro (Porto Velho/RO) a mão de obra é complicada.
O mais prático é completar com água desmineralizada.
Mas estamos falando de quantos litros mais ou menos? Acredito que se for 1L não haverá problemas com a proporção água/aditivo.
luuuuucas- Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Radiador
Caros, Boa Tarde.
Gostaria de tirar uma dúvida, se o que aconteceu com meu Sentra SV 2017/2018 é uma característica de segurança do carro ou se foi sorte.
Comprei um Sentra modelo informado acima, onde no mesmo dia apresentou alta temperatura e com isso o AR Condicionado parou de funcionar e o carro passava de 2mil giros.
Foi detectado que existia um trinco no Radiador no qual perdeu toda a água.
Pelos meus calculos, contando a ida da concessionária para minha casa e depois de casa para o mecânico uns 50KM sem agua, pois em nenhum momento tinha sido reparado que a temperatura estava no máximo.
Isso que ocorreu de desligar o ar e o carro nao passar de 2 mil giros é algo de segurança do carro para evitar danos no motor, ou dei sorte?
Pois aparentemente não teve danos ao motor e juntas.
Obrigado,
Rafael Rodrigues
Gostaria de tirar uma dúvida, se o que aconteceu com meu Sentra SV 2017/2018 é uma característica de segurança do carro ou se foi sorte.
Comprei um Sentra modelo informado acima, onde no mesmo dia apresentou alta temperatura e com isso o AR Condicionado parou de funcionar e o carro passava de 2mil giros.
Foi detectado que existia um trinco no Radiador no qual perdeu toda a água.
Pelos meus calculos, contando a ida da concessionária para minha casa e depois de casa para o mecânico uns 50KM sem agua, pois em nenhum momento tinha sido reparado que a temperatura estava no máximo.
Isso que ocorreu de desligar o ar e o carro nao passar de 2 mil giros é algo de segurança do carro para evitar danos no motor, ou dei sorte?
Pois aparentemente não teve danos ao motor e juntas.
Obrigado,
Rafael Rodrigues
Rafaelspr- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2019
Re: Sistema de arrefecimento
luuuuucas escreveu:TiagoAlves escreveu:Pessoal, meu liquido de arrefecimento está bem limpinho mas abaixou o nível por causa da bendita tampa. Quando comprei o carro (em concessionária, ano passado) o liquido foi trocado (aparentemente). É um liquido rosa, como faço pra analisa-lo e descobrir sua base? Tem alguma forma? Como está muito limpo eu não queria trocar, seria melhor completar com água destilada ou arriscar um líquido semelhante? Tô meio na dúvida, até porque aqui onde moro (Porto Velho/RO) a mão de obra é complicada.
O mais prático é completar com água desmineralizada.
Mas estamos falando de quantos litros mais ou menos? Acredito que se for 1L não haverá problemas com a proporção água/aditivo.
Valeu pela dica!
TiagoAlves- Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2018
Re: Sistema de arrefecimento
Bom dia amigos.
Sou novo no fórum pois adquiri meu Sentra há poucos dias. Porém desde já agradeço a todos, pois todas as informações que li aqui, foram essenciais para eu decidir adquirir meu Sentra, e até então estou muito satisfeito com ele.
Minha dúvida é a seguinte: Fui verificar a água do reservatorio do radiador e vi que estava transparente, translucida. Ou seja, o antigo dono não estava usando fluido. Fiquei preocupado pois sei da importancia, principalmente por causa de corrosão.
Ao comprar o fluido, comprei um Delphi, Orgânico, Longlife (conforme recomendações que vi aqui) porém não tinha na cor verde que é a do original. Posso usar sem problemas? Tendo em vista que não há fluido no momento?
Sou novo no fórum pois adquiri meu Sentra há poucos dias. Porém desde já agradeço a todos, pois todas as informações que li aqui, foram essenciais para eu decidir adquirir meu Sentra, e até então estou muito satisfeito com ele.
Minha dúvida é a seguinte: Fui verificar a água do reservatorio do radiador e vi que estava transparente, translucida. Ou seja, o antigo dono não estava usando fluido. Fiquei preocupado pois sei da importancia, principalmente por causa de corrosão.
Ao comprar o fluido, comprei um Delphi, Orgânico, Longlife (conforme recomendações que vi aqui) porém não tinha na cor verde que é a do original. Posso usar sem problemas? Tendo em vista que não há fluido no momento?
rodrigossilva1- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 35
Localização : Itapetininga-SP
Re: Sistema de arrefecimento
Verifique se esse fluído da Delphi é pronto para uso ou se precisa diluir com água destilada. A cor dele não tem muita importância.
Um fluido de radiador bastante utilizado aqui é o da Honda, que vem pronto para uso e não é caro. Um galão com 3,75l custa pouco mais de cem reais.
Um fluido de radiador bastante utilizado aqui é o da Honda, que vem pronto para uso e não é caro. Um galão com 3,75l custa pouco mais de cem reais.
absilva- Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Sistema de arrefecimento
Obrigado pela resposta absilva. Ele era pra diluir sim. Dilui na proporção 50/50 conforme era indicada tanto pelo manual do carro como pelo produto.
Fiz a substituição do fluido ontem, fiz todos os procedimentos conforme o video do MRB, a até ontem tava tudo ok.
Não saí com o carro apos isso. Hoje pela manhã, fui ver o reservatorio, e estava completamente vazio (Detalhe: o nivel da água no radiador tava normal, até a tampa).
Sera que é normal? Ou o fluido novo já "desentupiu" alguma sujeira que estava tampando algum vazamento?
Fiz a substituição do fluido ontem, fiz todos os procedimentos conforme o video do MRB, a até ontem tava tudo ok.
Não saí com o carro apos isso. Hoje pela manhã, fui ver o reservatorio, e estava completamente vazio (Detalhe: o nivel da água no radiador tava normal, até a tampa).
Sera que é normal? Ou o fluido novo já "desentupiu" alguma sujeira que estava tampando algum vazamento?
rodrigossilva1- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 35
Localização : Itapetininga-SP
Re: Sistema de arrefecimento
Sim, é normal essa baixa no nível do fluído depois da troca, mas isso não é porque o novo fluído desentupiu algo.
O que acontece é que as vezes fica ar dentro do sistema e com o funcionamento do motor esse ar vai saindo (eu mesmo já passei por isso).
Para resolver, verifique o nível freqüentemente e vá completando sempre que necessário, até estabilizar.
Aproveite e inspecione as mangueiras para ver se não tem vazamento.
O que acontece é que as vezes fica ar dentro do sistema e com o funcionamento do motor esse ar vai saindo (eu mesmo já passei por isso).
Para resolver, verifique o nível freqüentemente e vá completando sempre que necessário, até estabilizar.
Aproveite e inspecione as mangueiras para ver se não tem vazamento.
absilva- Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Sistema de arrefecimento
Mais uma vez, obrigado pela resposta absilva.
Que bom que é normal, havia ficado preocupado.
Completei a água pela manhã, usei ele por uma hora, e acompanhei novamente enquanto o motor esfriava e vi que o nível estabilizou, não alterou novamente.
Agora acho que ficará tudo certo.
Como não havia fluido anteriormente, e a água que eu tirei estava bem suja, pretendo rodar uns 6 meses com esse fluido que está agora, e farei uma nova troca para que possa ficar um fluido de qualidade superior no sistema.
Que bom que é normal, havia ficado preocupado.
Completei a água pela manhã, usei ele por uma hora, e acompanhei novamente enquanto o motor esfriava e vi que o nível estabilizou, não alterou novamente.
Agora acho que ficará tudo certo.
Como não havia fluido anteriormente, e a água que eu tirei estava bem suja, pretendo rodar uns 6 meses com esse fluido que está agora, e farei uma nova troca para que possa ficar um fluido de qualidade superior no sistema.
rodrigossilva1- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 35
Localização : Itapetininga-SP
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, se puderem me dar uma luz quanto a uma situação.
Depois que eu fiz a troca do fluido, a água do carro não para de sumir do reservatório. Tenho percebido que está saindo pelo respiro do reservatório. Fiz a troca do fluido há uma semana mais ou menos e desde lá não para de baixar o nivel de água.
Coloquei um papelao em baixo do carro pra ver se podia estar saindo por outro lugar, mas pelo que vejo é pelo respiro do reservatório mesmo.
Já reparei que isso ocorre enquanto o motor esfria. Pois eu já viajei com o carro, enquanto o motor permaneceu quente o nivel não baixou. Porém quando cheguei em casa, durante a noite que o motor esfriou, de manhã fui ver e havia baixado uns 150 a 200 ml.
Desde a troca do fluido até agora, acho que já repus um litro de água.
Alguem pode me orientar quanto a isso?
Depois que eu fiz a troca do fluido, a água do carro não para de sumir do reservatório. Tenho percebido que está saindo pelo respiro do reservatório. Fiz a troca do fluido há uma semana mais ou menos e desde lá não para de baixar o nivel de água.
Coloquei um papelao em baixo do carro pra ver se podia estar saindo por outro lugar, mas pelo que vejo é pelo respiro do reservatório mesmo.
Já reparei que isso ocorre enquanto o motor esfria. Pois eu já viajei com o carro, enquanto o motor permaneceu quente o nivel não baixou. Porém quando cheguei em casa, durante a noite que o motor esfriou, de manhã fui ver e havia baixado uns 150 a 200 ml.
Desde a troca do fluido até agora, acho que já repus um litro de água.
Alguem pode me orientar quanto a isso?
rodrigossilva1- Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/03/2020
Idade : 35
Localização : Itapetininga-SP
Re: Sistema de arrefecimento
Boa tarde,
Preciso de uma ajuda!!!
Qual a especificação correta de aditivo para o Sentra S 2.0 2019???
Agradeço !!!!
Preciso de uma ajuda!!!
Qual a especificação correta de aditivo para o Sentra S 2.0 2019???
Agradeço !!!!
Everton- Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2020
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, tenho um March 1.6 2013 e vou realizar a primeira troca do líquido de arrefecimento, sei que pode ser um pouco tarde mas apenas segui o manual do carro que diz que a primeira troca é após 8 anos (o meu foi fabricado em 2012). Eu comprei os aditivos concentrados da Delphi e vou fazer a troca rodando bastante água desmineralizada no sistema, até sair todo o líquido preso no bloco, vou drenar essa água e vou colocar água nova e o aditivo.
Minha dúvida é: preciso passar algum produto de limpa radiador, já que já faz 8 anos que é o mesmo líquido? Apesar de ser o mesmo líquido, ele ainda está com a cor azul e o sistema não apresenta estar enferrujado. Ou posso só fazer a limpeza com água desmineralizada e colocar o aditivo novo como falei?
Minha dúvida é: preciso passar algum produto de limpa radiador, já que já faz 8 anos que é o mesmo líquido? Apesar de ser o mesmo líquido, ele ainda está com a cor azul e o sistema não apresenta estar enferrujado. Ou posso só fazer a limpeza com água desmineralizada e colocar o aditivo novo como falei?
Riconcio- Mensagens : 16
Data de inscrição : 18/12/2017
Re: Sistema de arrefecimento
eu acho desnecessário, a troca do fluido já vai proporcionar uma boa limpeza.
Tenho até medo de aplicar outros produtos, já que o fluido de arrefecimento já conta com alguns aditivos para proteger o sistema, e pelo menos em tese foi testado pelo fabricante.
Tenho até medo de aplicar outros produtos, já que o fluido de arrefecimento já conta com alguns aditivos para proteger o sistema, e pelo menos em tese foi testado pelo fabricante.
Mangueira do radiador estourou
Olá, alguém pode me ajudar, a mangueira do radiador do meu Nissan Sentra 2012, estourou e jogou o aditivo no capus, porém imediatamente parei o carro e chamei o guincho, hoje troquei a mangueira e coloquei o aditivo novo, rodei nele o dia todo e a tarde a mangueira nova inchou bem e tive que esperar esfriar para abrir a tampa do radiador e saiu bastante ar apenas, o funcionamento e temperatura estão bons, oque pode ser?
Mágdiel Oliveira- Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2020
Re: Sistema de arrefecimento
Acho que eu começaria fazendo uma troca do fluido de arrefecimento por diálise, pra tentar limpar todo o sistema.
Re: Sistema de arrefecimento
Fala, pessoal.
Quero compartilhar com vocês esse aditivo da STP que eu comprei e que é muito similar com o que a Nissan vende (também envasado pela STP). Talvez seja até o mesmo, então acho legal passar pra vocês pra fugir do preço da CSS (última vez que conferi estavam cobrando 70 reais pelo litro do aditivo).
Ele é orgânico, com etilenoglicol, pronto pra uso, a composição dele é praticamente idêntica a que está no rótulo do aditivo original Nissan (última imagem). A cor dele também parece ser a mesma, um azul escuro meio verde.
Enfim, pague 30 reais nele, comprei na Amazon e to achando que é o mesmo produto.
Vlw.
Quero compartilhar com vocês esse aditivo da STP que eu comprei e que é muito similar com o que a Nissan vende (também envasado pela STP). Talvez seja até o mesmo, então acho legal passar pra vocês pra fugir do preço da CSS (última vez que conferi estavam cobrando 70 reais pelo litro do aditivo).
Ele é orgânico, com etilenoglicol, pronto pra uso, a composição dele é praticamente idêntica a que está no rótulo do aditivo original Nissan (última imagem). A cor dele também parece ser a mesma, um azul escuro meio verde.
Enfim, pague 30 reais nele, comprei na Amazon e to achando que é o mesmo produto.
Vlw.
Riconcio- Mensagens : 16
Data de inscrição : 18/12/2017
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