Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
» Central Multimídia AVIC-F80TV
Hoje à(s) 1:12 pm por Jurandir

» Sistema de arrefecimento
Hoje à(s) 12:55 pm por Edudde

» Marcador de Gasolina
Hoje à(s) 12:38 pm por Jojudo

» O lance da chave canivete de novo.
Hoje à(s) 12:23 pm por absilva

» Toyota 2000 GT '67
Hoje à(s) 11:36 am por WilsonM

» Versa CVT - carro engatado em D morre
Hoje à(s) 10:50 am por icefly25

» Dúvidas Novo Sentra 2019
Hoje à(s) 10:35 am por WilsonM

» ÓLEO VEGETAL NO MOTOR DIESEL: FRITURA/ANDIROBA/MINERAL/BANHA-ETC
Hoje à(s) 12:51 am por biocom

» Som, falantes, central, dvd
Hoje à(s) 12:49 am por alexdematoss@gmail.com

Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

O motor já esquentou?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay em Sex Jun 16, 2017 7:38 pm

leonardo lucas escreveu:
Muito legal,essa análise estimada,para o motor 1.6 do march...agora seria possível traçarmos um parâmetro para o motor 2.0 do sentra?? ou seria,aproximadamente, o mesmo tempo,em que pese  o motor ser diferente (maior/mais potente)??

Acredito que estão próximas...o óleo usado é o mesmo.  
O sistema de arrefecimento (bomba d'agua, válvula termostática, radiador, eletro-ventilador) operam para que a temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) se estabilize em torno de 84°C. Nessas condições a temperatura do óleo varia entre 95°~105°C  (dentro de uma "normalidade").

A dúvida que tenho se refere ao sensor VVT Oil Temperature obtido via plugin "Advanced Ex for Nissan" do app. Torque Pro, que parece ficar na porção superior do motor...de qualquer maneira, as (últimas) medições que tenho feito indicam um tempo entre 21 e 30 minutos para a temperatura do óleo atingir 95°C e 98°C respectivamente, que considero um motor plenamente aquecido.

Pra confirmar só utilizando o app. "Torque Pro" + plugins "Advanced Ex for Nissan" e "Realtime Charts". Estou me divertindo com este app. plugin Gráfico.
nakay

Mensagem por icefly25 em Sex Jun 16, 2017 8:50 pm

Spoiler:

icefly25 escreveu:Acho que comigo, a temp do óleo chegou em 105º-110ºC, no máximo, devo ter colocado no tópico de OBD2; no geral meus trajetos são curtos, menos de 10 km em cidade.

O ruim é que o PID de leitura da temp do óleo vive parando de funcionar no meu caso :-/ já reinstalei o plugin Nissan, o próprio Torque e continua parando de funcionar após algum uso, simplesmente para de registrar a temperatura.

viniciusarrudas escreveu:
icefly25 escreveu:Acho que comigo, a temp do óleo chegou em 105º-110ºC, no máximo, devo ter colocado no tópico de OBD2; no geral meus trajetos são curtos, menos de 10 km em cidade.

O ruim é que o PID de leitura da temp do óleo vive parando de funcionar no meu caso :-/ já reinstalei o plugin Nissan, o próprio Torque e continua parando de funcionar após algum uso, simplesmente para de registrar a temperatura.

Será que é o PID? Não poderia ser o seu proprio sensor?

WilsonM escreveu:eu acho que o problema é do aplicativo, ice. Também notei outras inconsistências no Torque Pro. Mas faz um tempo que não uso o ELM327  no trânsito, só uso em casa para inspecionar algum eventual código de erro.

Mas esse negócio da temperatura do óleo é bem legal, acho que vou tentar medir da próxima vez que for percorrer um percurso um pouco mais longo.

nakay escreveu:
icefly25 escreveu:Pode ser, mas tem vez que iniciando o Torque, o PID não mostra leitura nenhuma.

Faz quase um ano que estou usando diariamente. Nesse período, em duas ocasiões, não foi possível fazer a leitura de todos os extra/PIDS sensors do plugin advanced Ex...resolvi fazendo a instalação novamente,
Também tive alguns travamentos e reinicialização do torque pro mesmo tendo desligado...li que alguns HTC e samsung Tab (que uso) tem esse "bug" em algumas ocasiões.
Comecei a testar o "track recorder"...é bem interessante gravar o percurso e armazenar todos o dados.

Descobri qual o problema de ler ou não alguns parâmetros: tenho o Torque Pro + o plugin Nissan Advanced EX ... esse plugin acrescenta ao Torque Pro, alguns PIDs e parâmetros extras de carros Nissan.

No caso pro March, tem de adicionar o Micra K13 1.6, até ai beleza; só depois notei que, depois de selecionar o Micra, se fechasse o programa, os PID´s sumiam, ai tinha que seleciona de novo, e assim ia toda hora.

Meu celular Asus tem um programinha nativo que bloqueia ou libera alguns programas na inicialização; o Torque Pro e o plugin estavam desativados; bastou ativar pra que iniciassem ao ligar o celular, que  agora os plugins extras não sumiram mais, bastou selecionar só uma vez.
icefly25

Mensagem por marchjp77 em Qui Out 05, 2017 4:36 pm

Pergunta talvez boba:

Se mudarmos o combustível de gasolina para álcool será que a temperatura de operação reage melhor ?

marchjp77

Mensagem por WilsonM em Qui Out 05, 2017 4:53 pm

pergunta de difícil resposta, hein? 

quando a mistura ar combustível entra no cilindro, ela evapora retirando calor, e o álcool é mais eficiente neste quesito, até pq entra mais álcool em cada injetada. Daí que possivelmente o uso do álcool auxilie um pouco a reduzir a temperatura de operação do motor.

mas é mero palpite.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por leofvidal em Sab Out 07, 2017 11:16 am

Monitorando o VVT Oil Temperature, após desligar o carro, vejo que a temperatura começa a subir ficando próxima de 110ºC. Aí lembrei do porquê de alguns carros manterem a ventoinha por um tempo mesmo após desligado o motor.
leofvidal

Mensagem por leonardo lucas em Ter Dez 12, 2017 11:41 am

nakay escreveu:
leonardo lucas escreveu:
Muito legal,essa análise estimada,para o motor 1.6 do march...agora seria possível traçarmos um parâmetro para o motor 2.0 do sentra?? ou seria,aproximadamente, o mesmo tempo,em que pese  o motor ser diferente (maior/mais potente)??

O sistema de arrefecimento (bomba d'agua, válvula termostática, radiador, eletro-ventilador) operam para que a temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) se estabilize em torno de 84°C. Nessas condições a temperatura do óleo varia entre 95°~105°C  (dentro de uma "normalidade").

A dúvida que tenho se refere ao sensor VVT Oil Temperature obtido via plugin "Advanced Ex for Nissan" do app. Torque Pro, que parece ficar na porção superior do motor...de qualquer maneira, as (últimas) medições que tenho feito indicam um tempo entre 21 e 30 minutos para a temperatura do óleo atingir 95°C e 98°C respectivamente, que considero um motor plenamente aquecido.

Pra confirmar só utilizando o app. "Torque Pro" + plugins "Advanced Ex for Nissan" e "Realtime Charts". Estou me divertindo com este app. plugin Gráfico.

antes de fazer,uma pergunta,para saber se  a utilização do meu carro,enquadra-se em  uso severo ou não,segue ultimamente,a minha rotina,para melhor compreensão dos fatos:
percorro diariamente um trecho(ida/2,7km+2,7km/volta),totalizando 5,4km,gastando 35 minutos/total,com o propósito de deixar o meu filho na escola(carro permanece ligado),e nesse percurso anda e pára,geralmente,não passo dos 2.500RPM,portanto,a minha dúvida é(com base na resposta que foi dada acima):pelo fato de utilizar o carro +de 30 minutos,independente da rotação atingida,pode se dizer,que o uso não seria severo?? e mais,vamos supor (já aconteceu comigo,diversas vezes!!),que eu ligue o carro para sair,após uns 5 minutos mais ou menos,decida,não mais sair,bastaria deixar o carro ligado  por + uns 25minutos, aproximadamente,para o carro atingir a temperatura adequada,eliminando com isso,aquele efeito negativo da combustão de resíduo de óleo,que a longo prazo ocasiona a borra?? por fim,o fato do carro ficar parado muito tempo (30 minutos),acarreta algum problema??(obviamente,levando em consideração,o gasto de combustível,acho que já li algo a respeito,que seria maléfico para o motor,porém,não sei,se é mito ou  é verdade).

leonardo lucas

Mensagem por WilsonM em Ter Dez 12, 2017 1:29 pm

o principal problema do motor frio é a contaminação entre óleo de motor e combustível. Em caso de dúvida se é uso severo ou não, melhor manter uma rotina de trocas frequentes do óleo de motor.

o câmbio também precisa atingir a temperatura de funcionamento, mas acho que neste caso o principal problema é a perda de eficiência.

o motor aquece bem rapidinho, em coisa de minutos especialmente se você puser o carro em movimento, ainda que demore um pouco mais para chegar na temperatura ideal, afinal demora um pouquinho mais para aquecer todo o fluido do radiador e todo o fluido do câmbio, mas as peças do motor vão aquecendo bem mais rápido pela combustão nos cilindros.

o principal inimigo do motor é a partida. Se você já deu a partida mas não vai mais usar o carro, eu delisgaria. Afinal, tanto faz, na próxima partida a frio vai gerar novos danos as peças. Os filtros de óleo (os bons) e o próprio motor da Nissan possuem uma válvula de retenção que impede o retorno do óleo do motor, então em certo grau estes motores ficam um pouco mais protegidos da partida a frio, sem óleo.

WilsonM
Admin

Mensagem por leonardo lucas em Ter Dez 12, 2017 2:12 pm

ok!! mas a questão principal, no final da minha pergunta,tem a ver que em apenas 5 minutos,o carro de fato não atingiu a temperatura normal de funcionamento,ocorrendo uma combustão,digamos assim "imperfeita",gerando resíduos de óleo,ou seja,desligou-se o carro no processo de aquecimento...vc entendeu??
sendo assim,repito,não seria melhor completar o ciclo do aquecimento,para fugir desse efeito que a longo prazo,ocasiona a borra??
obs.: na verdade,essa é mais uma pergunta,em cima de curiosidade técnica,pois,hoje,não mais tenho esse cuidado extremo com o carro...numa situação dessa certamente desligaria o carro.

leonardo lucas

Mensagem por WilsonM em Ter Dez 12, 2017 2:48 pm

então, essa contaminação de gasolina e óleo é eliminada pelo sistema de recirculação de gases do motor, ou seja literalmente o motor queima esta mistura contaminada. O processo acontece sempre, mas o motor estando quente é quando tudo acontece na máxima eficiência.

WilsonM
Admin

Mensagem por leonardo lucas em Ter Dez 12, 2017 3:26 pm

ops!! longe de querer polemizar,sobre esse assunto,mas,se o motor ainda tiver "frio",ou seja,não tiver alcançado a temperatura ideal (inclua-se o óleo)=resíduo.
inclusive,um dos motivos,(dentre vários),que pode ocasionar,a borra a longo prazo, é esse,liga e desliga,sem que o carro tenha atingido,essa temperatura "ideal" de funcionamento.
em suma:o ciclo tem que ser fechado !!!

leonardo lucas

Mensagem por PauloEduardo em Ter Dez 12, 2017 5:45 pm

Pessoal, o problema é o seguinte: Digamos que você, hipoteticamente, anda com o carro uns dois ou três quilômetros até o trabalho ida e volta. Neste meio tempo o motor não teve tempo de chegar a temperatura ideal de trabalho a não ser que o esquente previamente antes de sair. Já nos fins de semana finalmente o motor esquenta. Um passeio aqui e uma viajem ali, etc.

Depois de 10.000 km rodados chega a hora de trocar o óleo e agora vem o "x" da questão: Destes 10k qual o percentual rodado com o motor frio? Diria bem alto. 50% para mais provavelmente.

Neste curto trajeto diário sequer há tempo para o motor eliminar a contaminação do óleo pelo sistema de recirculação.

Isto porque os pistões dos motores a combustão interna são produzidos de forma levemente oval. Ao dilatar tornam-se redondos de fato. Se fossem perfeitamente redondos na origem travariam dentro dos cilindros quando aquecidos. A contaminação do óleo ocorre na fase fria quando parte da mistura do combustível escapa do cilindro pelo vão provocado pela ovalização dos pistões e chega ao cárter. Na fase quente o combustível evapora do óleo e é eliminado pelo sistema de circulação de gases do cárter, que nos carros da Nissan são muito bons diga-se de passagem.

Daí vem a velha recomendação de trocar o óleo na metade do prazo em condições severas, onde está incluso o curto trajeto diário.

Agora, digamos que trabalhe a 10km de casa. Você vai andar os mesmos 2 ou 3 km com o motor frio mas ao esquentar haverá tempo hábil para a descontaminação. Além disso vai diminuir o percentual de "motor frio" aos 10.000km rodados.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por leonardo lucas em Qua Dez 13, 2017 2:18 am

resposta...Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

leonardo lucas

Mensagem por marchjp77 em Qua Fev 28, 2018 3:30 pm

Sempre troquei o óleo do meu Clio 1.0 16v aos 10 mil km. Com o March 2012 estou fazendo o mesmo. Trabalho a 7,2 km, pego de 15 min a 20 min. Ligo e deixo um pedaço o carro parado até o óleo subir. Sempre na troca o óleo fica da cor de Coca-Cola. Em 163 mil km rodados no Clio fiz uma limpeza no carter com flush e lavagem do carter e um desentupimento do respiro do óleo na tampa do cabeçote.

marchjp77

Mensagem por icefly25 em Qui Mar 01, 2018 1:10 pm

leonardo lucas escreveu:
nakay escreveu:
leonardo lucas escreveu:

antes de fazer,uma pergunta,para saber se  a utilização do meu carro,enquadra-se em  uso severo ou não,segue ultimamente,a minha rotina,para melhor compreensão dos fatos:
percorro diariamente um trecho(ida/2,7km+2,7km/volta),totalizando 5,4km,gastando 35 minutos/total,com o propósito de deixar o meu filho na escola(carro permanece ligado),e nesse percurso anda e pára,geralmente,não passo dos 2.500RPM,portanto,a minha dúvida é(com base na resposta que foi dada acima):pelo fato de utilizar o carro +de 30 minutos,independente da rotação atingida,pode se dizer,que o uso não seria severo??.

Uso severo mesmo, ainda que fosse mais que os 6km que a Nissan diz pra caracterizar como uso severo (de 0 a 5 km), vc leva muito tempo pra percorrer esses 5,4 km, provavelmente tem um bom trecho aí de anda e para, com muito uso de marcha lenta e isso configura uso severo, ainda que o óleo e o fluido de arrefecimento atinjam a temperatura ideal de funcionamento entre 80-90 graus em pouco tempo, algo em torno de 10 minutos (mas pode ser menos).

marchjp77 escreveu:Sempre troquei o óleo do meu Clio 1.0 16v aos 10 mil km. Com o March 2012 estou fazendo o mesmo. Trabalho a 7,2 km, pego de 15 min a 20 min. Ligo e deixo um pedaço o carro parado até o óleo subir. Sempre na troca o óleo fica da cor de Coca-Cola. Em 163 mil km rodados no Clio fiz uma limpeza no carter com flush e lavagem do carter e um desentupimento do respiro do óleo na tampa do cabeçote.

Geralmente meu trechos são de 6-8 km no mínimo, algumas vezes pego engarrafamento, e assim eu antecipo minhas trocas em 25%, em vez de 1 ano ou 10 mil km, troco em 8 meses ou 7,5 mil km.

Nunca tive sinais aparentes de borra ou verniz, mas quando bateu perto dos 50 mil km, fiz uma limpeza preventiva com óleo novo + flush e o óleo saiu 15 minutos depois bem sujo das sujeiras internas do motor, coisa natural de ocorrer, todo motor vai ter uma sujeirinha.
icefly25

Mensagem por Sulpack em Sab Mar 03, 2018 5:30 pm

Aqui no Brasil se criou uma cultura de troca de óleo a cada 10 Km... quando falo que troco a cada 5 Km vejo que alguns mecânicos levantam uma das sobrancelhas...

Sulpack

Mensagem por leonardo lucas em Sab Mar 03, 2018 9:59 pm

agora,será que este procedimento deve ser adotado,ao novo óleo da shell (proveniente do gás),com tecnologia pureplus ??...pow!! dá até pena.

leonardo lucas

Mensagem por icefly25 em Sab Mar 03, 2018 10:45 pm

Independente de ser este ou aquele óleo, entendo que, o que definiria, se a troca é com 6 meses ou 1 ano, 5 ou 10 mil km (uso severo ou normal) é o manual do carro, e pelo que vi dos Nissan, todos explicam o que é uso severo ou normal para definir os prazos e km de troca.

Meus percursos entre ligar/desligar o motor geralmente ficam entre 6-8 km, até 10, não pego muito anda-para de engarrafamento, por isso acho que escapo do regime severo, mas por precaução, troco óleo com no máximo 7,5 mil km ou 9 meses, ou seja reduzo em 25% em relação ao uso normal.

Esse Shel Ultra com tecnologia PurePlus é caro mesmo, vejo posto Shell vender por R$ 60 ou mais, no Mercado Livre é um pouco mais barato; meu limite para lubrificante é R$ 30 o litro, mais que isso acho exagero, não pago mais que isso por um óleo premium, nessa faixa de R$ 20-30 já acha bons óleos de marcas conhecidas.
icefly25

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: