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Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Abr 25, 2018 2:35 pm

Pessoal, boa tarde!

Acabei de me cadastrar no forum depois de ler todos os posts deste tópico. Tenho um sentra b17 com 37.000km e esta semana passou a apresentar estes sintomas (como era de se esperar, depois da garantia). Aconteceu algumas vezes e de modo geral não tem sido muito frequente.

Algumas das vezes que aconteceu, eu consegui "controlar" a temperatura desligando o AC, aumentando toda a temperatura do ar na cabine e abrindo todas as saídas de ar. Deste modo a temperatura abaixa e se mantém suficientemente baixa para conseguir terminar de se deslocar ou ao menos encontrar um local seguro para parar o carro.

Como o custo do reparo na concessionária divulgado pelo pessoal aqui é bastante proibitivo, e já tem alguns que fizeram o reparo em casa com êxito, creio que vou aproveitar o feriado que está por vir e irei realizar o reparo eu mesmo.

Pretendo remover o eletroventilador, desmontar o motor, limpá-lo com ar comprimido/alcool isopropílico/lixa extremamente fina e substituir as escovas.

Creio que seja um processo trabalhoso, mas não complexo de fato. Minha dúvida, e motivo pelo qual estou postando esta mensagem, refere-se às escovas: Existe algum modelo específico ou especificação para a compra das mesmas?

Tenho alguns dias pela frente para conseguir descobrir aonde comprá-las.

Espero conseguir tirar fotos e documentar o processo de ponta a ponta, para auxiliar quem mais porventura tenha interesse em realizar o processo em casa também.

Abraços a todos!

dudmtl

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Leandro Faulhaber em Ter Maio 01, 2018 8:52 pm

Pessoal,
Demorei mas vou postar aqui. Tive o mesmo problema, carro não estava na garantia. Achei em uma das postagens uma indicação: REI DAS VENTOINHAS.
Reforço as recomendações do colega: é uma birosca, MAS MUITO EFICIENTE. O Sr. Daniel entende e muito do funcionamento da ventoinha. Desmontou e montou corretamente. E o problema realmente eram as escovas. Me cobrou R$ 500.00, depois de uma negociação ficou em R$ 450.00.

Abaixo seguem os dados. Acho que ficou um bom custo beneficio.
REI DAS VENTOINHAS - Daniel Eletricista
RUA CARMO NETO 242 - CIDADE NOVA - RIO DE JANEIRO/RJ

TEL: 99198-7607

Leandro Faulhaber

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Maio 16, 2018 5:08 pm

Bem pessoal, fiz o serviço eu mesmo. Infelizmente não consegui detalhar o processo de desmontagem do carro com fotos mas queria dar algum auxilio neste aspecto, então vou tentar descrever abaixo os passos e enumerá-los em algumas das fotos que tirei.

1- Retirar aquela capa preta que cobre parte do motor. Cuidado com as travas pois elas custam 20 reais cada na Nissan e vão cerca de 18 sobre e abaixo da capa. Encontrei um pacote com 20 dessas travas por 30 reais em http://www.acheipresilhas.com.br

2- Solte a mangueira superior do radiador, você irá perder alguma água do radiador neste processo;

3- Solte o parafuso que segura a estrutura que tem a tampa do radiador. Não soltei esta mangueira, apenas dobrei ela com cuidado em direção a sua ponta oposta;

4- Tirar o reservatório de expansão do radiador. Ele fica preso apenas com 1 parafuso na parte superior. Cuidado para não enroscar a mangueira dele e traga-a junto;

5- Soltar o sensor de abertura (?) do capô (Não aparece na foto);

6- Soltar os 2 conectores de alavanca que ficam atras e não aparecem na foto e retirar esta caixa preta de fusiveis do caminho pois atrapalha a retirada;




Agora começa uma das partes mais chatas. Aqui você já tem o caminho liberado para retirar o suporte da ventoinha, mas ele fica preso embaixo daquela travessa, mini-frente ou sei la. Precisa retirar ela;

7- Solte os dois parafusos que seguram ela. Ela ainda é presa pela frente, mas isso dá espaço e jogo suficiente para conseguir inclinar todo o conjunto do radiador para trás e conseguir liberar o suporte da ventoinha;

8- Solte os 3 conectores que conectam no motor do radiador. Os conduítes deles ficam amarrados por abraçadeiras que por sua vez possuem um clipe que as prente no suporte também. Consegui soltar este clipe, mas teve um deles, o inferior, que eu meti alicate na abraçadeira logo;

9- Na mangueira inferior do radiador, há uma abraçadeira que a prende no suporte. Também cortei esta abraçadeira;

10- O suporte da ventoinha é preso por 4 travas. As 2 superiores você aperta com a mão e libera a trava. Já as duas inferiores são bastante ruins de liberar a trava com a mão. No meu caso, eu coloquei uma chave de fenda segurando esta trava de um lado e apertei a trava de cima do mesmo lado. Com ele solto, levantei o suporte e coloquei um calço para não encaixar novamente. Faça o mesmo procedimento do outro lado e o suporte do radiador está solto.

11- Solte a porca que segura a ventoinha no motor;

12- Solte os 3 parafusos que seguram o motor no suporte;

13- Desconecte o conector do chicote da estrutura;

Pronto, motor solto.

No próximo post, vou detalhar a abertura e desmontagem do motor elétrico. Esse sim tenho um pouco mais de fotos.

dudmtl

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Maio 16, 2018 6:15 pm

Sugiro que trabalhem em um local bem arejado e que usem uma máscara pois o pó gerado é extremamente fino e voa para todo o lado. Ele é MUITO ruim de limpar, seja de superfícies ou do corpo.

1- O motor elétrico é preso por 4 linguetas que mantém as 2 partes presas. Com uma chave de fenda, abra estas 4 linguetas.



2- Force para separar as 2 laterais que agora estão unidas apenas pelo magnetismo das peças, que é bastante forte. Ao separá-las, note o caos que encontra-se o interior:





3- Ao olhar a parte do porta-escovas, você encontrará uma situação parecida com esta. Percebam que os dois inferiores estão no limite de seu uso e algo estão agarrando eles e não permitindo que a mola empurre-os totalmente para fora(como pode-se notar nos superiores). Os superiores, já não tem nenhuma escova e uma delas encontra-se até perdida/jogada dentro do motor elétrico.





4- Retire as 4 molas, e deixe-as separadas. Retire também uma "arruela" que fica bem no local de encaixe eixo, meio que como um mancal.

5- LIMPE TUDO! Batidinhas, pincel, escova, tudo isso ajuda bastante, especialmente se você estiver em algum lugar que precise tomar muito cuidado para não sujar tudo. faça toda a limpeza em cima de um saco que você mandará direto para o lixo. Se tiver como, um compressor de ar e muito ar livre (ou talvez um aspirador) ajuda a fazer a limpeza mais detalhada. Ao final, você deverá ter algo parecido com a foto abaixo. Muito melhor.



6- Retire a malha que conecta as escovas atuais ao porta escovas. Eu tentei aquecer com um ferro de solda mas não saia de jeito nenhum, então cortei bem rente com um alicate e com uma Dremel e lixa, lixei todo o restante deixando a peça bastante lisa. Usei também uma escova de metal para limpar toda a superfície que receberia a solda e alcool isopropílico para retirar qualquer contaminante.

7- Soldei a ponta das malhas com estanho comum de eletrônicos. Aqueça bem a base aonde receberá a solda e coloque o estanho de modo a cobrir esta peça. Aí então, ,encoste a ponta da malha sobre esta "bolha" de solda e por cima dela, encoste o ferro de solda até que a malha "afunde" para dentro da bolha. Remova tudo e confira se não ficou solda fria. Uma superfície lisa e brilhante indica que a solda está legal. Se ficar opaca e/ou áspera, refaça o serviço. Algumas das soldas as fotos seguintes foram refeitas antes de montar tudo. Na foto abaixo, encaixei as escovas sem as molas apenas para certificar que estava tudo correto.





8- Com um arame e um alicate em mãos, coloque a mola e a escova dentro do local e empurre até o final. Coloque o arame nas identações e amarre-o atrás. É importante que o arame seja bem fino, pois o espaço ali fica bastante justo.




9- Retire o eixo + bobinas da carcaça e faça uma limpeza da mesma forma que fez do outro lado. Além disso, fiz a limpeza do eixo com uma lixa bem fina e com a escova de metal e usei a Dremel com lixa mais grossa apenas para suavizar algumas das partes mais ásperas do eixo. Algum desgaste nesta área é esperado, mas notem que existem pontos que ele está bastante acentuado, provavelmente por conta do contato da ponta das molas que estavam sem escovas diretamente com o cobre.





10- Após isto, coloque a arruela que você separou logo ao abrir o motor e encaixe o eixo. Remova os arames que seguram as escovas e estas deverão soltar e encostar no eixo.

11- Coloque a carcaça de volta. Cuidado pois há muita força por conta dos imãs na carcaça, e se eles trouxerem o eixo para o alto, voce precisará recuperar as molas que provavelmente sairão voando e reiniciar todo o processo novamente. eu passei uma chave de fenda pelo buraco na carcaça, posicionei na ponta do eixo e fui baixando ela com cuidado.

12- Dobrem de volta as linguetas que voce abriu no passo anterior e feche o motor. Eu aproveitei e passei um esmalte em cima das partes aonde a tinta descascou apenas para evitar qualquer problema com oxidação.

13- Testem o motor em qualquer fonte 12v. Infelizmente, não lembro ao certo quais são os pares, mas façam contato em um dos contatos e testem os outros. Existem 2 pares que deverão ser testados. Cuidado pois o motor dá um belo tranco quando entra em funcionamento.

Com isso, remonte tudo no carro e saia para testar e tomar umas com a grana que economizou.




===================================================================

Custo total da brincadeira:

produtopreço
3 pares de escovasR$10,50
3 litros de agua desmineralizadaR$21,00
estanho para soldaR$6,00
TOTALR$37,50

Aproximadamente umas 3 ou 4 horas de trampo em um feriado morto. Acho que valeu a pena!

Espero que isso ajude quem precisar.

Abs,

dudmtl

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Emerson68 em Qua Maio 16, 2018 8:11 pm

Está otima a explicação, detalhes e fotos. Se não fosse a distancia eu mesmo o contrataria para fazer no meu veiculo. kkkkkk
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por GugaPaz em Qua Jun 27, 2018 4:49 pm

ISSO FICOU MUITO BOM.

Eu tbm te contrataria fácil!!! hahahaha

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por fernandolordao em Seg Jul 02, 2018 11:16 pm

Tenho um Sentra SL 2014/2015 que saiu de garantia 3 meses atrás, em abril/2018. Rodo 20.000 Km/ano e em algumas ocasiões desde 1,5 ano de uso eu percebo que o vento do ar-condicionado fica oscilando, tipo sopra forte e fraco intermitentemente, alternando a cada segundo, como se o ventilador da cabine estivesse enfraquecendo.

Relatei numa das revisões e ignoraram, dizendo que não perceberam nada de anormal. Depois o ar-condicionado passou a apresentar baixo rendimento e dessa vez a concessionária atribuiu isso a um defeito de alguma válvula não sei de quê. Pediram as peças e me chamaram para substituição. Dizem que o reparo foi feito, mas nunca mencionaram a tal ventoinha desse tópico e nem o vento foi corrigido, voltando a apresentar a tal oscilação esporadicamente.

Agora meu carro tem 69000 KM e recentemente voltei a perceber esse problema de oscilação do vento da cabine. Agora, lendo esse tópico, fiquei com medo! Será o mesmo problema? Os modelos 2014/2015 também têm o problema da ventoinha?

fernandolordao

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por diegocampelo em Qui Ago 09, 2018 2:21 pm

Caros colegas, boa tarde.

Tenho um Sentra SL 2014/2015, comprado pelo primeiro dono em 12/2014, já eu comprei em 02/2018, logo após o término da garantia, em Julho/2018 enfrentei a dificuldade narrada neste tópico. Eu utilizo o veículo para ir e voltar do trabalho, cerca de 100km por dia, aqui no estado do RJ. Em um determinado dia do mês 07/2018, durante o engarrafamento, o carro esquentou e saiu fumaça branca pelo motor, encostei o carro, achei que fosse falta de líquido, completei com água e percebi que já estava cheio. Desde então, fiz diversas pesquisas na internet e achei esse fórum, que foi determinante para ir local certo para efetuar o reparo.

Achei uma loja na Penha, de nome "Xio Radioadores", com excelente nota de avaliação no Google. Falei que necessitava alterar as escovas do motor da ventoinha, além de fazer uma limpeza, o responsável me explicou todos os detalhes do serviço, ressaltando que iria trocar as buchas e as peças que se desgastam, ficou combinado o valor em R$ 350,00. Após pegar o veículo o problema sumiu por completo, parece que tenho um carro novo, no momento de buscar o mecânico me informou que as escovas estavam partidas, além de extremamente desgastadas, e não entendia como eu ainda estava conseguindo andar, sob risco de causar prejuízo muitos maiores.

Recomendo a loja, não tem palavras para descrever como é bom dirigir sem ter que ficar olhando a temperatura.

Me cadastrei apenas para agradecer a iniciativa de quem criou o tópico, de quem buscou manifestar a dificuldade que notoriamente é COMUM entre esse modelo do Sentra, claramente por uma negligência da Nissan. Muitíssimo obrigado, vocês me ajudaram e com certeza a outros que preferiram não se cadastrar no site e comentar no tópico.

diegocampelo

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Indicação de Prestador de Serviço Troca da escova em São Paulo?

Mensagem por Nadim em Sex Ago 10, 2018 5:48 pm

Olá Amigos! Parabéns pela cooperação e disponibilidade!
Esse é o meu primeiro contato com o site e fiz questão de me cadastrar para agradecer.
Meu Sentra 2014 foi guinchado hoje e está na oficina por esse problema. Alguém recomenda um prestador de serviço para recuperação do motor da ventoinha com a troca das escovas em São Paulo?
Meu carro está parado na oficina... a Nissan cobra R$ 1500 pelo motor e não admite um vício oculto.
grato a todos
abraços
Carlos Nadim


Leandro Faulhaber escreveu:Pessoal,
Demorei mas vou postar aqui. Tive o mesmo problema, carro não estava na garantia. Achei em uma das postagens uma indicação: REI DAS VENTOINHAS.
Reforço as recomendações do colega: é uma birosca, MAS MUITO EFICIENTE. O Sr. Daniel entende e muito do funcionamento da ventoinha. Desmontou e montou corretamente. E o problema realmente eram as escovas. Me cobrou R$ 500.00, depois de uma negociação ficou em R$ 450.00.

Abaixo seguem os dados. Acho que ficou um bom custo beneficio.
REI DAS VENTOINHAS - Daniel Eletricista
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Recuperadora do eletroventilador em São Paulo

Mensagem por Nadim em Dom Ago 12, 2018 10:59 pm

Olá Amigos:
Agradecendo ao Melqui  à Vanessa e ao Wilson.
Levei ao Fernando  da Peniel Recondicionadora.
Ele fez algumas coisas a mais que simplesmente trocar a escova. Faço um resumo aqui para ajudar aqueles que preferem fazer em casa:
- trocou o rolamento frontal ( desgasta mais em caso de vibração da ventoinha e com a folga acelera o desgaste das escovas também. Não encontrou alternativa para o rolamento traseiro, por isso não troca.
- a base das escovas é montada na carcaça com rebites. Ele removeu a cabeça dos rebites com furadeira. E refez os rebites no final da montagem
- limpou o pó das escovas na carcaça, induzido etc - tem pó por tudo e se soprar vai contaminar seu ambiente. Ele lavou com gasolina. eu recomendo uma máquina de ultrassom e alcool isopropílico.
- lixou o rotor para limpar rebarbas e depósitos. Envernizou depois.
- a cordoalha estava soldada por solda ponto nas trilhas de latão. Removeu a cordoalha com uma furadeira. o furo serve para posicionar a  nova cordoalha com solda de estanho. OK. O plástico do suporte resiste a uma soldagem rápida. Cuidado para nao sobreaquecer a base.
- escovas: Colocou escovas com pouco uso do C3. Disse que é a única alternativa que encontrou na dimensão correta. Comparei com as Bosch, estavam gastas uns 2mm. uns 5% do total. Aceitei. Segundo ele, as escovas Bosch são um pouco menores na seção e por isso desalinham. A face da escova é limada e fica reta. Ao olhar poderia parecer nova, exceto pelo comprimento. Vai se assentar no coletor.
- um tubo de PVC com o mesmo diâmetro do rolamento montado serve para manter as escovas no local enquanto a cordoalha é soldada. O movimento de deslizamento é verificado várias vezes para certificar que não está enroscando. Após verificar, prendeu com um fio de cobre esmaltado e assim evita fechar sobre o eixo.
- o coletor é inspecionado para identificar lamelas soltas ou queimadas. Se houver alguma, o coletor deve ser trocado. Com o rotor montado na furadeira de bancada, lixa o coletor (sequência de lixas 320, 400 e 600 para obter uma superfície lisa. Após, limpa a fenda entre cada lamela para garantir a isolação entre elas.
- Testou eletricamente cada lamela e cada enrolamento para garantir isolação do coletor e continuidade das bobinas.
- Após a montagem, voltou a testar, com atenção a qualquer ruído dos rolamentos ou interferência. Só então fechar as travas, pintar e envernizar a carcaça.
Tempo de execução: 2 horas.
Agendei com antecedência pelo whatsapp. Atendeu-me no sábado pela manhã - normalmente fechado.
Pelo cuidado e atenção aos detalhes eu recomendo. Valor pedido: R$ 300. Negociado a R$ 250 em dinheiro.
abraços






Nadim escreveu:Olá Amigos! Parabéns pela cooperação e disponibilidade!
Esse é o meu primeiro contato com o site e fiz questão de me cadastrar para agradecer.
Meu Sentra 2014 foi guinchado hoje e está na oficina por esse problema. Alguém recomenda um prestador de serviço para recuperação do motor da ventoinha com a troca das escovas em São Paulo?
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grato a todos
abraços
Carlos Nadim


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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por jcsbarreto Ontem à(s) 2:07 pm

Nadim escreveu:Olá Amigos! Parabéns pela cooperação e disponibilidade!
Esse é o meu primeiro contato com o site e fiz questão de me cadastrar para agradecer.
Meu Sentra 2014 foi guinchado hoje e está na oficina por esse problema. Alguém recomenda um prestador de serviço para recuperação do motor da ventoinha com a troca das escovas em São Paulo?
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grato a todos
abraços
Carlos Nadim


Leandro Faulhaber escreveu:Pessoal,
Demorei mas vou postar aqui. Tive o mesmo problema, carro não estava na garantia. Achei em uma das postagens uma indicação: REI DAS VENTOINHAS.
Reforço as recomendações do colega: é uma birosca, MAS MUITO EFICIENTE. O Sr. Daniel entende e muito do funcionamento da ventoinha. Desmontou e montou corretamente. E o problema realmente eram as escovas. Me cobrou R$ 500.00, depois de uma negociação ficou em R$ 450.00.

Abaixo seguem os dados. Acho que ficou um bom custo beneficio.
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Alguém de Brasilia que faça esse serviço? Faça uma preventiva?

jcsbarreto

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

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