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Dicas para melhor aproveitamento do CVT
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Nissan Clube :: Tutoriais, Dicas, Artigos de DIY, etc :: Encontre aqui tutoriais, dicas ou DIY - Faça você mesmo.
Página 1 de 1
Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Este vídeo tem boas dicas para um bom aproveitamento do câmbio CVT:
Além disso seguem algumas dicas específicas sobre economia:
- De cara coloque o computador de bordo no consumo instantâneo. Vá dirigindo e observando. Com o tempo vai começar a identificar situações onde se gasta muito ou pouco e assim vai mudando seu modo de dirigir para melhor.
- Numa via rápida adquira o hábito de olhar bem adiante. O sinal (semáforo, sinaleira, etc) fechou, um carro freou ou velocidade diminuiu lá na frente solte o acelerador. O carro vai "rolar" livre um bom tempo na economia máxima. Até você chegar lá economizou pacas.
- Numa arrancada ou retomada. Acelere com certa firmeza até a velocidade desejada e alivie o acelerador. Vai sentir que dá para manter a velocidade apenas encostando no pedal. Não acelere devagar demais achando que está economizando. O CVT fica "patinando" por muito mais tempo antes de você aliviar o pedal e economizar de verdade.
- O ruido mais constante do motor provocado pelo CVT nos induz a pensar que o carro não está desenvolvendo o suficiente fazendo-nos pisar mais fundo no acelerador. Abstraia do ruído do motor. Baseie-se no conta-giros (principalmente), velocímetro, posição do pedal do acelerador, etc.
- Não "solte" o pedal do acelerador sem precisar de verdade achando que está economizando. Realmente rolando livre o carro economiza mas ao voltar com o pé no acelerador o CVT dá um "pico" de rotação do motor que gasta bastante. O segredo é manter o pé mais estável possível no pedal.
- Tanto a posição L quanto o botão OD/OFF disponíveis na alavanca de câmbio são bastante úteis para prover força e performance mas são inimigos mortais da economia de combustível. Use quando necessário apenas.
- Os motores Nissan costumam ser bastante elásticos (respondem bem desde baixas rotações), diferentemente dos motores Honda, por exemplo, que gostam de girar mais alto. Para o CVT isto pode ser vantajoso. Procure desfrutar desta característica não acelerando em demasia desnecessariamente.
Com todas estas dicas vai economizar bastante sem atrapalhar o trânsito
Além disso seguem algumas dicas específicas sobre economia:
- De cara coloque o computador de bordo no consumo instantâneo. Vá dirigindo e observando. Com o tempo vai começar a identificar situações onde se gasta muito ou pouco e assim vai mudando seu modo de dirigir para melhor.
- Numa via rápida adquira o hábito de olhar bem adiante. O sinal (semáforo, sinaleira, etc) fechou, um carro freou ou velocidade diminuiu lá na frente solte o acelerador. O carro vai "rolar" livre um bom tempo na economia máxima. Até você chegar lá economizou pacas.
- Numa arrancada ou retomada. Acelere com certa firmeza até a velocidade desejada e alivie o acelerador. Vai sentir que dá para manter a velocidade apenas encostando no pedal. Não acelere devagar demais achando que está economizando. O CVT fica "patinando" por muito mais tempo antes de você aliviar o pedal e economizar de verdade.
- O ruido mais constante do motor provocado pelo CVT nos induz a pensar que o carro não está desenvolvendo o suficiente fazendo-nos pisar mais fundo no acelerador. Abstraia do ruído do motor. Baseie-se no conta-giros (principalmente), velocímetro, posição do pedal do acelerador, etc.
- Não "solte" o pedal do acelerador sem precisar de verdade achando que está economizando. Realmente rolando livre o carro economiza mas ao voltar com o pé no acelerador o CVT dá um "pico" de rotação do motor que gasta bastante. O segredo é manter o pé mais estável possível no pedal.
- Tanto a posição L quanto o botão OD/OFF disponíveis na alavanca de câmbio são bastante úteis para prover força e performance mas são inimigos mortais da economia de combustível. Use quando necessário apenas.
- Os motores Nissan costumam ser bastante elásticos (respondem bem desde baixas rotações), diferentemente dos motores Honda, por exemplo, que gostam de girar mais alto. Para o CVT isto pode ser vantajoso. Procure desfrutar desta característica não acelerando em demasia desnecessariamente.
Com todas estas dicas vai economizar bastante sem atrapalhar o trânsito
Última edição por PauloEduardo em Qua Nov 15, 2017 9:23 pm, editado 2 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Luciana Andrade e rodolfonr2 gostam desta mensagem
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Bom mesmo a explicação, apesar de eu já proceder assim...sei que quase 70% dos motoristas dirigem ou fazem errado....mesmo sendo automatico e não CVt como ele mesmo mencionou....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Eu já faço dessa forma, antes de pegar o automático pesquisei a forma correta de se conduzir o câmbio. Mas a explicação é boa para quem não tem nenhuma noção.
ricardoth- Mensagens : 139
Data de inscrição : 12/10/2015
Localização : Guarulhos
Dicas para cambio CVT
As dicas abaixo foram retiradas do fórum Nissan antigo. São uteis especialmente para quem não tem experiência em pilotar naves com cambio automático. Por isso as salvei para uso próprio. Espero que ainda sirvam de ajuda.
Uma dica interessante é que vc coloque em N sempre que for ficar parado por mais de meio minuto ou mesmo menos. Sempre que eu paro em semáforos coloco em N. Por que? Em N o sistema sabe que o motor "roda livre" e há menor injeção de combustível pois se vc deixa em D haverá maior injeção (mesmo parado).
Outra questão se refere ao cambio CVT: Ao arrancar, tente acelerar mais no início (até cerca de 20Km/h) e solte um pouco (alivie um pouco o pedal) dessa forma vc deixará que o conversor de torque "trave" (não fique patinando) e o consumo diminui bastante...É bem sutil mas com prática vc acostuma!
Outra dica é usar o controle de velocidade em avenidas (se necessário acelerar use o pedal sem problemas pois o controle estaria em "subordinação" ao pedal! E se vc soltar o pedal a vel. volta àquela inicial). Assim, se vc estiver a p.ex., 50km/h e acelerar para cerca de 60km/h se for momentâneo basta tirar o pé do acel. e o carro volta aquela vel. (50) agora, se vc quiser manter os 60, então pressione aquele botão para marcar a nova vel. Por incrível que pareça, usando esse controle de vel o carro fica mais econômico...mas só é possível em certos horários quando as avenidas estão livres!
trfilho- Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Gostei da explicação.. e recomendo a todos.
keydril- Mensagens : 513
Data de inscrição : 16/11/2015
Localização : Criciuma, SC
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Um pouco mas de informação do CVT
https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
keydril- Mensagens : 513
Data de inscrição : 16/11/2015
Localização : Criciuma, SC
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
Em geral, costumo colocar em "D" e deixar a alavanca do câmbio em paz.
Eventualmente, quando preciso entrar em uma curva que demanda uma redução de velocidade, uso o freio motor desabilitando o O/D (aperto o pequeno botão lateral do lado esquerdo da alavanca). O motor enche rapido, e dá uma sensação boa. Quanto mais perto da entrada da curva desligamos o O/D maior a emoção, mas convém não abusar.
Mas evito usar, acredito mais em conservar o motor, e altos giros costumam não ser bons.
Em estrada, as vezes a gente quer mais giro em ultrapassagens, é até possível desligar o O/D, mas acho que nestes casos o kick-down é mais efetivo. Basta "tuchar" o pé até o fim do curso do pedal do acelerador, em coisa de um segundo temos o torque e potência à disposição.
Eventualmente, quando preciso entrar em uma curva que demanda uma redução de velocidade, uso o freio motor desabilitando o O/D (aperto o pequeno botão lateral do lado esquerdo da alavanca). O motor enche rapido, e dá uma sensação boa. Quanto mais perto da entrada da curva desligamos o O/D maior a emoção, mas convém não abusar.
Mas evito usar, acredito mais em conservar o motor, e altos giros costumam não ser bons.
Em estrada, as vezes a gente quer mais giro em ultrapassagens, é até possível desligar o O/D, mas acho que nestes casos o kick-down é mais efetivo. Basta "tuchar" o pé até o fim do curso do pedal do acelerador, em coisa de um segundo temos o torque e potência à disposição.
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
keydril escreveu:Um pouco mas de informação do CVT
https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
Me chamou a atenção o motor 1.6 ... argh! Bom, pelo menos deve ser econômico.
Quanto ao CVT, também uso o recurso da "reduzida" via O/D Off para entrar numa curva de forma mais veloz. Ajuda muito na entrada e na saída.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
PauloEduardo escreveu:Quanto ao CVT, também uso o recurso da "reduzida" via O/D Off para entrar numa curva de forma mais veloz. Ajuda muito na entrada e na saída.keydril escreveu:Um pouco mas de informação do CVT
https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
Eu uso muito esse recurso também. Mas a impressão que tenho é que ele "segura" o carro, dando maior aderência nas curvas. Inclusive eu costumo usá-lo amiúde para frear o carro (e poupar as pastilhas, óbvio) ao se aproximar de semáforos e lombadas.
Sem falar na redução momentânea do consumo de combustível que se verifica! Inclusive já sugeri a patroa que adote o procedimento, que é bem simples e eficiente mas a cabecinha dela achou-o muito complicado!
trfilho- Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT
WilsonM escreveu:Em geral, costumo colocar em "D" e deixar a alavanca do câmbio em paz.
Eventualmente, quando preciso entrar em uma curva que demanda uma redução de velocidade, uso o freio motor desabilitando o O/D (aperto o pequeno botão lateral do lado esquerdo da alavanca). O motor enche rapido, e dá uma sensação boa. Quanto mais perto da entrada da curva desligamos o O/D maior a emoção, mas convém não abusar.
Mas evito usar, acredito mais em conservar o motor, e altos giros costumam não ser bons.
Em estrada, as vezes a gente quer mais giro em ultrapassagens, é até possível desligar o O/D, mas acho que nestes casos o kick-down é mais efetivo. Basta "tuchar" o pé até o fim do curso do pedal do acelerador, em coisa de um segundo temos o torque e potência à disposição.
Nunca usei o O/D OFF para entrar em curvas. Na próxima viagem vou experimentar.
Quanto às ultrapassagens, prefiro o recurso de desligar o O/D ao kick-down. Eu sempre me antecipo um pouquinho ao momento da ultrapassagem para desligar o O/D e ter maior controle sobre o travamento do conversor de torque. Assim eu tenho uma resposta mais rápida do carro. Com o kick-down acho que o carro reage mais lentamente, justamente por causa do tempo que leva para travar o conversor. Além disso, com o kick-down o giro do motor sempre sobe bem mais, chegando perto dos 6000 giros. Esse giro é bem acima do necessário para o carro atingir o torque máximo. Com o O/D desligado, é possível fazer ultrapassagens seguras com o rpm em torno de 4.500 a 5.000 giros. Lembrando que o B17 tem o câmbio modificado em relação ao B16. Talvez essa diferença traga comportamentos diferentes também.
Quanto à conservação do motor, não vejo muito problema. O Sentra é o meu primeiro carro com motor acima de 1.0 litro. Com motor pequeno é que se força bem, porque numa viagem trafega-se constantemente a 4000 giros (em velocidade entre 110 e 120Km/h) rsrsrsrs. No Sentra, é só de vez em quando...
Costumo usar o O/D OFF na aproximação de semáforos também.
RHSEU- Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015
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