Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyOntem à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyOntem à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyOntem à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyOntem à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyQua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyQua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyQua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Dicas para melhor aproveitamento do CVT EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Dicas para melhor aproveitamento do CVT

+3
ricardoth
andre fachini
PauloEduardo
7 participantes

Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por PauloEduardo Ter Nov 10, 2015 7:12 pm

Este vídeo tem boas dicas para um bom aproveitamento do câmbio CVT:



Além disso seguem algumas dicas específicas sobre economia:

- De cara coloque o computador de bordo no consumo instantâneo. Vá dirigindo e observando. Com o tempo vai começar a identificar situações onde se gasta muito ou pouco e assim vai mudando seu modo de dirigir para melhor.
- Numa via rápida adquira o hábito de olhar bem adiante. O sinal (semáforo, sinaleira, etc) fechou, um carro freou ou velocidade diminuiu lá na frente solte o acelerador. O carro vai "rolar" livre um bom tempo na economia máxima. Até você chegar lá economizou pacas.
- Numa arrancada ou retomada. Acelere com certa firmeza até a velocidade desejada e alivie o acelerador. Vai sentir que dá para manter a velocidade apenas encostando no pedal. Não acelere devagar demais achando que está economizando. O CVT fica "patinando" por muito mais tempo antes de você aliviar o pedal e economizar de verdade.
- O ruido mais constante do motor provocado pelo CVT nos induz a pensar que o carro não está desenvolvendo o suficiente fazendo-nos pisar mais fundo no acelerador. Abstraia do ruído do motor. Baseie-se no conta-giros (principalmente), velocímetro, posição do pedal do acelerador, etc.
- Não "solte" o pedal do acelerador sem precisar de verdade achando que está economizando. Realmente rolando livre o carro economiza mas ao voltar com o pé no acelerador o CVT dá um "pico" de rotação do motor que gasta bastante. O segredo é manter o pé mais estável possível no pedal.
- Tanto a posição L quanto o botão OD/OFF disponíveis na alavanca de câmbio são bastante úteis para prover força e performance mas são inimigos mortais da economia de combustível. Use quando necessário apenas.
- Os motores Nissan costumam ser bastante elásticos (respondem bem desde baixas rotações), diferentemente dos motores Honda, por exemplo, que gostam de girar mais alto. Para o CVT isto pode ser vantajoso. Procure desfrutar desta característica não acelerando em demasia desnecessariamente.

Com todas estas dicas vai economizar bastante sem atrapalhar o trânsito Smile


Última edição por PauloEduardo em Qua Nov 15, 2017 9:23 pm, editado 2 vez(es)
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Luciana Andrade e rodolfonr2 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por andre fachini Ter Nov 10, 2015 7:22 pm

Bom mesmo a explicação, apesar de eu já proceder assim...sei que quase 70% dos motoristas dirigem ou fazem errado....mesmo sendo automatico e não CVt como ele mesmo mencionou....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por ricardoth Ter Nov 10, 2015 8:47 pm

Eu já faço dessa forma, antes de pegar o automático pesquisei a forma correta de se conduzir o câmbio. Mas a explicação é boa para quem não tem nenhuma noção.
ricardoth
ricardoth

Mensagens : 139
Data de inscrição : 12/10/2015
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Dicas para cambio CVT

Mensagem por trfilho Dom Nov 22, 2015 4:29 pm

As dicas abaixo foram retiradas do fórum Nissan antigo. São uteis especialmente para quem não tem experiência em pilotar naves com cambio automático. Por isso as salvei para uso próprio. Espero que ainda sirvam de ajuda.  study

Uma dica interessante é que vc coloque em N sempre que for ficar parado por mais de meio minuto ou mesmo menos. Sempre que eu paro em semáforos coloco em N. Por que? Em N o sistema sabe que o motor "roda livre" e há menor injeção de combustível pois se vc deixa em D haverá maior injeção (mesmo parado).

Outra questão se refere ao cambio CVT: Ao arrancar, tente acelerar mais no início (até cerca de 20Km/h) e solte um pouco (alivie um pouco o pedal) dessa forma vc deixará que o conversor de torque "trave" (não fique patinando) e o consumo diminui bastante...É bem sutil mas com prática vc acostuma!

Outra dica é usar o controle de velocidade em avenidas (se necessário acelerar use o pedal sem problemas pois o controle estaria em "subordinação" ao pedal! E se vc soltar o pedal a vel. volta àquela inicial). Assim, se vc estiver a p.ex., 50km/h e acelerar para cerca de 60km/h se for momentâneo basta tirar o pé do acel. e o carro volta aquela vel. (50) agora, se vc quiser manter os 60, então pressione aquele botão para marcar a nova vel. Por incrível que pareça, usando esse controle de vel o carro fica mais econômico...mas só é possível em certos horários quando as avenidas estão livres!
trfilho
trfilho

Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por keydril Dom Nov 22, 2015 4:44 pm

Gostei da explicação.. e recomendo a todos.
keydril
keydril

Mensagens : 513
Data de inscrição : 16/11/2015
Localização : Criciuma, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por keydril Seg Nov 23, 2015 10:01 am

Um pouco mas de informação do CVT

https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
keydril
keydril

Mensagens : 513
Data de inscrição : 16/11/2015
Localização : Criciuma, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por WilsonM Seg Nov 23, 2015 10:03 am

Em geral, costumo colocar em "D" e deixar a alavanca do câmbio em paz.

Eventualmente, quando preciso entrar em uma curva que demanda uma redução de velocidade, uso o freio motor desabilitando o O/D (aperto o pequeno botão lateral do lado esquerdo da alavanca). O motor enche rapido, e dá uma sensação boa. Quanto mais perto da entrada da curva desligamos o O/D maior a emoção, mas convém não abusar.

Mas evito usar, acredito mais em conservar o motor, e altos giros costumam não ser bons.

Em estrada, as vezes a gente quer mais giro em ultrapassagens, é até possível desligar o O/D, mas acho que nestes casos o kick-down é mais efetivo. Basta "tuchar" o pé até o fim do curso do pedal do acelerador, em coisa de um segundo temos o torque e potência à disposição.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por PauloEduardo Seg Nov 23, 2015 11:53 am

keydril escreveu:Um pouco mas de informação do CVT

https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html

Me chamou a atenção o motor 1.6 ... argh! Bom, pelo menos deve ser econômico.

Quanto ao CVT, também uso o recurso da "reduzida" via O/D Off para entrar numa curva de forma mais veloz. Ajuda muito na entrada e na saída.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por trfilho Seg Nov 23, 2015 6:27 pm

PauloEduardo escreveu:
keydril escreveu:Um pouco mas de informação do CVT
https://www.nissan.co.za/vehicles/new/sentra/performance.html
Quanto ao CVT, também uso o recurso da "reduzida" via O/D Off para entrar numa curva de forma mais veloz. Ajuda muito na entrada e na saída.

Eu uso muito esse recurso também. Mas a impressão que tenho é que ele "segura" o carro, dando maior aderência nas curvas. Inclusive eu costumo usá-lo amiúde para frear o carro (e poupar as pastilhas, óbvio) ao se aproximar de semáforos e lombadas.
Sem falar na redução momentânea do consumo de combustível que se verifica! Inclusive já sugeri a patroa que adote o procedimento, que é bem simples e eficiente mas a cabecinha dela achou-o muito complicado!  scratch
trfilho
trfilho

Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por RHSEU Sex Dez 18, 2015 11:08 pm

WilsonM escreveu:Em geral, costumo colocar em "D" e deixar a alavanca do câmbio em paz.

Eventualmente, quando preciso entrar em uma curva que demanda uma redução de velocidade, uso o freio motor desabilitando o O/D (aperto o pequeno botão lateral do  lado esquerdo da alavanca). O motor enche rapido, e dá uma sensação boa. Quanto mais perto da entrada da curva desligamos o O/D maior a emoção, mas convém não abusar.

Mas evito usar, acredito mais em conservar o motor, e altos giros costumam não ser bons.

Em estrada, as vezes a gente quer mais giro em ultrapassagens, é até possível desligar o O/D, mas acho que nestes casos o kick-down é mais efetivo. Basta "tuchar" o pé até o fim do curso do pedal do acelerador, em coisa de um segundo temos o torque e potência à disposição.


Nunca usei o O/D OFF para entrar em curvas. Na próxima viagem vou experimentar.
Quanto às ultrapassagens, prefiro o recurso de desligar o O/D ao kick-down. Eu sempre me antecipo um pouquinho ao momento da ultrapassagem para desligar o O/D e ter maior controle sobre o travamento do conversor de torque. Assim eu tenho uma resposta mais rápida do carro. Com o kick-down acho que o carro reage mais lentamente, justamente por causa do tempo que leva para travar o conversor. Além disso, com o kick-down o giro do motor sempre sobe bem mais, chegando perto dos 6000 giros. Esse giro é bem acima do necessário para o carro atingir o torque máximo. Com o O/D desligado, é possível fazer ultrapassagens seguras com o rpm em torno de 4.500 a 5.000 giros. Lembrando que o B17 tem o câmbio modificado em relação ao B16. Talvez essa diferença traga comportamentos diferentes também.

Quanto à conservação do motor, não vejo muito problema. O Sentra é o meu primeiro carro com motor acima de 1.0 litro. Com motor pequeno é que se força bem, porque numa viagem trafega-se constantemente a 4000 giros (em velocidade entre 110 e 120Km/h) rsrsrsrs. No Sentra, é só de vez em quando...

Costumo usar o O/D OFF na aproximação de semáforos também.
RHSEU
RHSEU

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor aproveitamento do CVT Empty Re: Dicas para melhor aproveitamento do CVT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos