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E começam os comparativos com o HR-V
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
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E começam os comparativos com o HR-V
Canção de uma nota só
O modelo da Nissan começa a ser vendido em 5 de agosto. Por enquanto, o Kicks só vai ser oferecido em uma versão, a topo de linha SL. Ela custa R$ 89.990 e aposta em um bom custo-benefício.
Bem equipada, conta com ar-condicionado digital, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, bancos de couro, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, central multimídia, sensores de luz e estacionamento, e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão equivalente do HR-V é a EXL, de R$ 99,2 mil. Apesar de ser praticamente R$ 10 mil mais cara, ela tem menos itens de série. O Honda tem 2 airbags a menos, não traz acendimento automático de faróis, sensor de ré nem chave presencial. Em sua defesa, só ele tem controle de velocidade de cruzeiro e freios a disco nas rodas traseiras (o Kicks sai com tambores).
Peso pena
Entre os SUVs compactos mais vendidos, o Kicks é o menos potente. O motor 1.6 16V herdado de March e do Versa passou por uma recalibração na eletrônica, ganhou dutos de admissão maiores e agora desenvolve 114 cavalos, contra 111 cv do hatch e do sedã.
Ainda assim, são 26 cv a menos do que os 140 cv do HR-V, 18 cv a menos do que o Renegade, 8 cv a menos do que o Peugeot 2008 e 1 cv a menos do que Renault Duster e Ford EcoSport, ambos quando equipados com motor 1.6.
Mas executivos da Nissan dizem não se preocupar com uma possível falta de “fôlego”. Eles apostam em uma boa relação peso/potência, já que o Kicks é o que tem menor peso entre todos deste grupo acima.
A impressão, ao comparar os dois, é que eles se equivalem em desempenho, com ligeira vantagem para o japonês produzido em Sumaré (SP) na comparação com o mexicano vindo de Aguascalientes.
Se eles se equivalem, andar no Kicks é mais prazeroso. Ele tem suspensão mais bem ajustada, voltada para o conforto, mas sem deixar a carroceria rolar demais em curvas. Aqui, a diferença vai para o controle dinâmico de chassi, responsável por controlar o envio de força para as rodas, podendo frear uma específica se houver perda de tração.
O Nissan ainda se sai melhor, atacando com uma direção mais leve e isolamento acústico notavelmente superior. Mesmo com transmissões de concepção semelhante, do tipo CVT, a caixa do Kicks trabalha de forma mais suave e silenciosa.
Cada aceleração mais forte do HR-V vem acompanhada de um som metálico do câmbio, além de um aumento exagerado nas rotações – e nos decibéis que os passageiros deverão suportar.
Ponto para o Kicks também no consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, ele deve ser o mais econômico da categoria, com 8,1 km/l de etanol e 11,4 km/l de gasolina na cidade e 9,6 km/l de etanol 13,7 km/l de gasolina na estrada.
Os mesmos números do HR-V são de 7,1 km/l e 10,5 km/l na cidade e 8,5 km/l e 12,1 km/l na estrada, sempre na ordem etanol/gasolina.
Conclusão
O novato Kicks chega em boas condições de fazer sucesso em uma categoria que tem cada vez mais destaque no mercado brasileiro. Mas há outros candidatos que também apostam na relação custo-benefício para triunfar.
É comum que veículos lançados depois levem vantagem na comparação com seus pares já estabelecidos no mercado. Com o Kicks não é diferente. Neste primeiro confronto com o HR-V, o crossover que será o “carro oficial” da Olimpíada triunfa com certa vantagem. Isso porque a Nissan soube aproveitar os pontos fracos do SUV da Honda, oferecendo mais conteúdo e cobrando menos por isso.
Fonte: AutoEsporte
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Aqui dizem para comparara a versão Sl com a ex da honda ..kkk..os comentarios abaixo...
http://carplace.uol.com.br/teste-rapido-nissan-kicks-traz-o-apelo-emocional-que-falta-a-marca/
http://carplace.uol.com.br/teste-rapido-nissan-kicks-traz-o-apelo-emocional-que-falta-a-marca/
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: E começam os comparativos com o HR-V
comparando o preço com o EXL o Kicks é até baratinho :-))))
a última notícia que ouvi a respeito é que esta leva recebeu o D-Step, para simular um câmbio com marcas convencionais, mas só em alta, nos kick-down. Achei a idéia muito boa. Deve ter ficado bem melhor do que o atual sistema que equipa a dupla March/Versa.
a última notícia que ouvi a respeito é que esta leva recebeu o D-Step, para simular um câmbio com marcas convencionais, mas só em alta, nos kick-down. Achei a idéia muito boa. Deve ter ficado bem melhor do que o atual sistema que equipa a dupla March/Versa.
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Em relação ao "concorrente" o Kicks tem a seu favor um projeto mais moderno e eficiente, melhor interior com acabamento mais caprichado, alguns itens de tecnologia a mais e menor preço. Contra tem menor motorização, alguns itens de conforto a menos, a não disponibilização de versões mais simples e baratas no momento e a posição mais que consolidada do oponente.
Se a Nissan acertar na campanha publicitária e o carro cair nas graças do povo ótimo. Senão vai competir no segundo escalão do segmento, com EcoSport, Duster e afins.
Nos fóruns automobilísticos é só malhação devido ao motor "subdimensionado". Mas isso pouco ou nada significa pois se assim fosse o Renegade Flex não vendia uma única unidade.
Vamos ver como se sai.
Se a Nissan acertar na campanha publicitária e o carro cair nas graças do povo ótimo. Senão vai competir no segundo escalão do segmento, com EcoSport, Duster e afins.
Nos fóruns automobilísticos é só malhação devido ao motor "subdimensionado". Mas isso pouco ou nada significa pois se assim fosse o Renegade Flex não vendia uma única unidade.
Vamos ver como se sai.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
cara, eu entrei dentro do Kicks, é bem bacana, tem o banco com a tecnologia Zero Gravity que equipa o Altima, é show de bola! Vai resolver o problema de dor lombar de todos os atuais donos do B16.
De dentro, realmente é muito bom, a posição alta em relação aos outros carros vale muito a pena. Ele é bem maior que o March, mas nem tão comprido quanto o Sentra.
Nas lanternas dianteiras eu acho que já vem uma fita de led, resta saber se são luzes de posição ou DRL de verdade.
quanto ao pessoal malhar carros da Nissan, a gente até acostumou. Se tivessem colocado um motor 1.8 do Sentra americano, iam dizer que provavelmente não tinha 4x4, se pusessem o 2.0 iam dizer que é gastão.
Eu vivo um dilema parecido com relógios, devo ser um dos poucos que adora os relógios a quartzo da Citizen, todo mundo desce a lenha em mim que relógio bom é Seiko ou as estreladas européias. Até parei de frequentar o forum de relógios, kkkkkk
Um carro não tem condição de ser tudo-em-1, não dá para ser bom em estrada, na cidade, com e sem carga, andar rápido e devagar com o mesmo consumo
Se fosse para criticar, eu diria que me estranhei não ter aplicativos instalados na CM, e nem tem como espelhar o celular, que nem tem no March que eu testei.
De dentro, realmente é muito bom, a posição alta em relação aos outros carros vale muito a pena. Ele é bem maior que o March, mas nem tão comprido quanto o Sentra.
Nas lanternas dianteiras eu acho que já vem uma fita de led, resta saber se são luzes de posição ou DRL de verdade.
quanto ao pessoal malhar carros da Nissan, a gente até acostumou. Se tivessem colocado um motor 1.8 do Sentra americano, iam dizer que provavelmente não tinha 4x4, se pusessem o 2.0 iam dizer que é gastão.
Eu vivo um dilema parecido com relógios, devo ser um dos poucos que adora os relógios a quartzo da Citizen, todo mundo desce a lenha em mim que relógio bom é Seiko ou as estreladas européias. Até parei de frequentar o forum de relógios, kkkkkk
Um carro não tem condição de ser tudo-em-1, não dá para ser bom em estrada, na cidade, com e sem carga, andar rápido e devagar com o mesmo consumo
Se fosse para criticar, eu diria que me estranhei não ter aplicativos instalados na CM, e nem tem como espelhar o celular, que nem tem no March que eu testei.
Re: E começam os comparativos com o HR-V
WilsonM escreveu:
Um carro não tem condição de ser tudo-em-1, não dá para ser bom em estrada, na cidade, com e sem carga, andar rápido e devagar com o mesmo consumo
Tem sim ué. Subaru Impreza WRX SW: Espaço de sobra, desempenho fuderoso, 4WD dos Rali. Onde qualquer subcompacto disfarçado de off-roader chega, ele chega mais rápido.
O problema é: PREÇO, e convencer as pessoas a comprarem.
Meus sentimentos ao Kicks são conflitantes.
Por um lado, eu quero que a Nissan se dê bem. Por outro, odeio carros mentirosos (carros que finjem ser algo que não são). Odeio pseudo-esportivos, pseudo-sedãs, pseudo-SUVs, pseudo-off roaders (a moda "CROSS" no Brasil), etc.
Uma pena que, justamente esses carros são os mais queridos dos consumidores. Portanto, no fundo, eu entendo a razão deles existirem, embora nem tenha nem recomende um a ninguém.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Até que enfim um comparativo onde uma das mídias não torcem o nariz para a Nissan.
Abraços,
Abraços,
Nissan Kicks enfrenta Honda HR-V e Jeep Renegade
Nissan Kicks enfrenta Honda HR-V e Jeep Renegade
Novato mexicano chega por R$ 89.990 para encarar versões de topo de Renegade e HR-VPor muitos anos, houve uma questão recorrente no mercado automobilístico: qual seria o grande rival do Ford EcoSport? O Renault Duster chegou, mas não conseguiu desbancar o utilitário pioneiro em vendas. Aí, no ano passado, vieram o Honda HR-V, agora novo líder do segmento, e o Jeep Renegade, segundo colocado. Os dois passaram a ser protagonistas da categoria, e são eles que o Nissan Kicks desafia.
Modelo que parece ter sido feito sob medida para agradar ao brasileiro, o Kicks já chega mandando bem no preço de R$ 89.990 da versão SL, ante os R$ 97.490 do Renegade Limited Edition e os R$ 99.200 do HR-V EXL. Também com muita tecnologia embarcada, o Nissan estreia vencendo o comparativo e mostrando aos clientes que merece atenção.
O segmento não é caracterizado por modelos com alto desempenho – pelo menos, não entre os líderes do ranking. Prova disso é que, dos três, o que acelera mais é o HR-V, com seu motor 1.8 flexível de até 140 cv com gasolina, que não empolga. O Renegade vem atrás. Também traz um 1.8 flexível, só que com 132 cv (com etanol). O 1.6 do Kicks gera até 114 cv, também com o combustível vegetal. Trata-se do mesmo propulsor do March, com o qual o novato compartilha a plataforma.
O câmbio CVT do Honda também é mais esperto nas trocas de marchas que o do Nissan, mas ambos perdem para o ótimo trabalho do automático de seis marchas do Jeep, que faz milagre com esse 1.8 de pouco torque para o peso do carro.
As suspensões dos três compensam essa falta de pujança com um trabalho exemplar de estabilidade e absorção de impactos. Kicks e Renegade, nesse quesito, estão minimamente acima do HR-V, que tem um pouco mais de retorno de molas após passar por lombadas ou buracos mais profundos, mas nada muito significativo. Porém, os controles de chassi (que o Renegade tem em nível de atuação menor), estabilidade e tração do Nissan o deixam em outro patamar dinâmico ante os rivais.
Novato sobressai em lista de equipamentos e acabamento. O Nissan Kicks leva a vantagem de ser um projeto mais novo e se aproveita disso com um interior moderno, com acabamento de primeira, que chama muita atenção. É o melhor dos três, combinando duas cores, couro e plásticos cheios de texturas. O Renegade se destaca com algumas bossas que remetam à marca Jeep, deixando a sobriedade do HR-V para trás - embora a qualidade seja a mesma nos dois.
Mas é na disputa dos equipamentos que o Nissan mostra realmente a que veio. Além dos itens que auxiliam na estabilidade do carro, o novato tem painel digital personalizável e uma câmera de 360 graus que auxilia no estacionamento. Além disso, há faróis diurnos de LEDs. O ar-condicionado digital (no Renegade é duas zonas) e os múltiplos air bags (há um a mais no Jeep, para os joelho do motorista) também estão na lista dos rivais, mas o HR-V é inferior em equipamentos que os dois rivais.
Quanto ao espaço interno, os utilitários-esportivos se equivalem em bons índices, com uma mínima vantagem para o espaço para a cabeça do Renegade – por causa do formato mais quadrado da carroceria. Mas isso se dilui no tamanho do porta-malas, muito inferior do Jeep, com 273 litros. Kicks tem 432 l e HR-V, 437 l.
Há equivalência também na posição de dirigir e na ergonomia. O Nissan, porém, sobressai no desenho dos bancos, que contribui para que eles gerem menos cansaço em viagens. Na manutenção, o HR-V vai mal. Seu pacote é R$ 1 mil mais caro que os dos rivais (confira no quadro abaixo).
Opinião: Conjunto de muito respeito. Renegade e HR-V são sucessos inegáveis. Mas, agora, eles terão de dividir os holofotes com o Kicks. Como é interessante o modelo da Nissan! Ele é composto por um conjunto praticamente imbatível pelo preço que tem. Só não merecia mesmo esse motor, que sobra no March manual, mas fica devendo no Kicks CVT. Não sou fã dos câmbios continuamente variáveis; acho eles uma forma certeira de deixar um carro confortável e chato.
Mas as japonesas estão indo por esse caminho e o consumidor parece não se importar. Porém, se fosse para escolher um mundo perfeito no segmento, a melhor opção seria o Kicks com o motor do HR-V e o câmbio do Renegade.
O Nissan Kicks chega, por enquanto, na versão de topo SL a R$ 89.990 com motor 1.6 de 114 cv e câmbio automático CVT, enquanto o Honda HR-V de topo custa R$ 99.200 e tem motor 1.8 de até 140 cv e câmbio automático CVT; o Jeep Renegade sai a R$ 97.490 com motor 1.8 de até 132 cv e tem câmbio automático de seis marchas.
Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,nissan-kicks-enfrenta-honda-hr-v-e-jeep-renegade,29187,0.htm
Abraços,
Re: E começam os comparativos com o HR-V
dtyonline escreveu:Até que enfim um comparativo onde uma das mídias não torcem o nariz para a Nissan.
Abraços,
Dani, TODA a mídia está rasgando elogios ao Kicks.
Ou o carro, apesar do motor pequeno, agradou mesmo ou ... sei lá, dá até para desconfiar.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Mas sem bairrismos agora. Se um dia a Nissan resolver colocar o 1.8 do Sentra americano no carro, freio a discos atrás, descansa braços e o cruise control, pode cobrar os 10k de diferença que tecnicamente o Kicks vai engolir o HR-V.
E algo me diz que isso é só uma questão de tempo. Acho bom a Honda começar a se mexer.
E algo me diz que isso é só uma questão de tempo. Acho bom a Honda começar a se mexer.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Hj meu sogro foi fazer 1º revisão do HRV dele e lá o tecnico mencionou que o projeto é coocar o motor 1.5 turbo do civic nela na versão top assim que já o mudarem para ser flex pois hj é só monofuel....isso segunda metade ano que vem....ai ficará com 173..ou 175 cvs...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Imagina o preço. Aqui o Civic top turbo virá para mais de R$120k. A Honda tinha que trazer o HR-V 4x4 americano. Seria um bom diferencial também.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
todo mundo usando motores pequenos, a nova tendência.
Meu Sentra está virando uma relíquia ou então um autêntico dinossauro
Meu Sentra está virando uma relíquia ou então um autêntico dinossauro
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Paulo ele mencionou algo não muito diferente do preço de hj mas só pra versão top..uma acima da EXL que iriam trazer tipo como no Civic..perto dos 110.000,00
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: E começam os comparativos com o HR-V
PauloEduardo escreveu:dtyonline escreveu:Até que enfim um comparativo onde uma das mídias não torcem o nariz para a Nissan.
Abraços,
Dani, TODA a mídia está rasgando elogios ao Kicks.
Ou o carro, apesar do motor pequeno, agradou mesmo ou ... sei lá, dá até para desconfiar.
Verdade Paulo tem razão.
Abraços,
Re: E começam os comparativos com o HR-V
dtyonline escreveu:PauloEduardo escreveu:dtyonline escreveu:Até que enfim um comparativo onde uma das mídias não torcem o nariz para a Nissan.
Abraços,
Dani, TODA a mídia está rasgando elogios ao Kicks.
Ou o carro, apesar do motor pequeno, agradou mesmo ou ... sei lá, dá até para desconfiar.
Verdade Paulo tem razão.
Abraços,
Paulo,
Nunca dirigi o Renegade para formar um opnião mas por tudo que li, ele perde feio para Kicks e HRV.
Bom voltando a esses últimos 2, fiz teste drive e optei pelo Kicks sem dúvidas. Estou dirigindo desde sexta quando entregaram o meu e posso dizer que me apaixonei pelo carro. Possui conforto ímpar na cidade, até o momento marca 9,5 Km/L em BH, e a câmera 360 é um show a parte. Confesso que faltou um espelhamento de tela, mas relevei.
Sexta agora farei minha primeira viagem nele e postarei aqui minhas considerações finais.
gthiago- Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/08/2016
Re: E começam os comparativos com o HR-V
que legal, cara!
já estão entregando os Kicks da pré-venda?
maravilha, e curte o carro, show de tecnologia a bordo.
já estão entregando os Kicks da pré-venda?
maravilha, e curte o carro, show de tecnologia a bordo.
Re: E começam os comparativos com o HR-V
WilsonM escreveu:que legal, cara!
já estão entregando os Kicks da pré-venda?
maravilha, e curte o carro, show de tecnologia a bordo.
Wilson,
Estão sim. pelo menos em BH..rsrsrs
Posso dizer que tecnologia não falta.
Conforto e segurança também.
gthiago- Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/08/2016
Re: E começam os comparativos com o HR-V
gthiago, o carro é show de bola mesmo, eu fui ver na concessionária, fui por causa do March CVT, mas tinha um Kicks lá, imagina se eu quis olhar o March,, nem dei pelota pro coitadinho do March kkkk
também estou encantado com o tal de Kicks, e olha que eu nem curtia muito mini SUV.
também estou encantado com o tal de Kicks, e olha que eu nem curtia muito mini SUV.
Re: E começam os comparativos com o HR-V
gthiago, apresente-se no tópico de apresentações se ainda não o fez.
Sobre o Renegade é interessante dentre os três por ser o único com opção de versões 4x4, agrada quem gosta ou precisa para fora de estrada e uma trilha leve.
Abraços,
Sobre o Renegade é interessante dentre os três por ser o único com opção de versões 4x4, agrada quem gosta ou precisa para fora de estrada e uma trilha leve.
Abraços,
Re: E começam os comparativos com o HR-V
O a disel(renegade) eu dirigi, é muito bom, um canhãozinho...e muito economico, muito mesmo quase 11 em transito urbano ...e comigotava marcando 14,3 em rodovia a 110 km/h com umas esticadas de vez em qdo...mas o preço dele e seu porta-mals não me agradaram...qto ao flex...sei lá..achei fraco,mas levei em comparação meu sentra e o hrv ...e achei beberrão tbm...menos de 6 alcool cidade ,aqui na minha, em rodovia não o dirigi...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Na minha visão o Renegade é um caso de extremos. O flex acho péssimo e sequer cogitaria ter um. Nem pensar. Já o turbodiesel 4x4 acho excelente. Pensaria seriamente num desses para uso em alguma aventura.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
É com certeza pra mim comprar se um dia o fosse, somente o a diesel...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Gthiago
Parabéns pela compra. E pelo jeito você "inaugurou" o Clube do Kicks como primeiro proprietário. Fantástico!
Apesar do carro estar sofrendo forte crítica em comentários de leitores em sites e fóruns de Internet principalmente pela motorização (onde a maioria considera insuficiente). Acredito que este carro tem tudo para ser um sucesso. Uma coisa é opinião de palpiteiro que sequer viu o carro e outra é a do dono que o dirige no dia a dia.
Eu mesmo desde o início, quando soube do peso dele disse que ia andar bem. E a coisa se concretiza. Pode não acompanhar o HR-V bem mais forte mas está longe da lentidão do Renegade flex.
E como é enorme a curiosidade sobre ele, principalmente no quesito desempenho (e nos demais itens também), mantenha-nos informados sobre qualquer coisa que queira compartilhar. Estamos todos muito curiosos.
Coloque fotos lá na seção garagem!
Parabéns pela compra. E pelo jeito você "inaugurou" o Clube do Kicks como primeiro proprietário. Fantástico!
Apesar do carro estar sofrendo forte crítica em comentários de leitores em sites e fóruns de Internet principalmente pela motorização (onde a maioria considera insuficiente). Acredito que este carro tem tudo para ser um sucesso. Uma coisa é opinião de palpiteiro que sequer viu o carro e outra é a do dono que o dirige no dia a dia.
Eu mesmo desde o início, quando soube do peso dele disse que ia andar bem. E a coisa se concretiza. Pode não acompanhar o HR-V bem mais forte mas está longe da lentidão do Renegade flex.
E como é enorme a curiosidade sobre ele, principalmente no quesito desempenho (e nos demais itens também), mantenha-nos informados sobre qualquer coisa que queira compartilhar. Estamos todos muito curiosos.
Coloque fotos lá na seção garagem!
Última edição por PauloEduardo em Ter Ago 02, 2016 12:41 pm, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: E começam os comparativos com o HR-V
Já o HR-V é uma ótima opção mas também tem seus percalços (e não são poucos). Vejo muita reclamação de suspensão batendo, barulhos internos, certa falta de qualidade em acabamento e materiais. Dizem ter uma moldura interna no porta-malas que sai na mão ao puxar mesmo sem muita força. Falam até de lataria e pintura um tanto frágil, que amassa e risca à toa.
Mas com defeitos ou não é inegável o fato de tanto ele quanto o Renegade são um absoluto sucesso em vendas no país. A missão do Kicks é duríssima mas acredito que também será bem sucedida.
Mas com defeitos ou não é inegável o fato de tanto ele quanto o Renegade são um absoluto sucesso em vendas no país. A missão do Kicks é duríssima mas acredito que também será bem sucedida.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
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